Pular para o conteúdo

Os 12 Filhos de Jacó – Gênesis 49:1


Os 12 Filhos de Jacó

Gênesis 49:1 – “Depois chamou Jacó a seus filhos, e disse: Ajuntai-vos, e anunciar-vos-ei o que vos há de acontecer nos dias vindouros.”

Comentário

A Palavra aqui nos mostra as características e mentalidades que estariam atuando nos últimos dias. É uma oportunidade que temos que nos vacinarmos contra este mau e descobrimos as características dos servos que estão agradando ao Senhor nesta última hora.

O Objetivo desta palavra é o nosso amadurecimento com servos.

Ruben – Servo inconstante

“Rúben, tu és meu primogênito, minha força e o princípio de meu vigor, o mais excelente em alteza e o mais excelente em poder. Impetuoso como a água, não serás o mais excelente, porquanto subiste ao leito de teu pai. Então o contaminaste; subiu à minha cama.” Gênesis 49:3-4

Sua vida é inconstante, uma hora ta na benção, outra hora está em pecado. È o servo que sabe o valor da Obra mas não vigia. Rúben não queria ferir a José, mas o abandonou no poço e seus irmãos então o venderam.

Simeão e Levi – Violentos

“Simeão e Levi são irmãos; as suas espadas são instrumentos de violência. No seu secreto conselho não entre minha alma, com a sua congregação minha glória não se ajunte; porque no seu furor mataram homens, e na sua teima arrebataram bois. Maldito seja o seu furor, pois era forte, e a sua ira, pois era dura; eu os dividirei em Jacó, e os espalharei em Israel”. Gênesis 49:5-7

É uma pessoa nervosa, que perde o controle com facilidade. Vive muitas experiências (é forte), mas seu temperamento anula aquilo que o Espírito Santo está realizando através de sua vida. Não consegue evangelizar pois seu testemunho escandaliza o visitante.

Judá – Cheio do Espírito Santo

“Judá, a ti te louvarão os teus irmãos; a tua mão será sobre o pescoço de teus inimigos; os filhos de teu pai a ti se inclinarão. Judá é um leãozinho, da presa subiste, filho meu; encurva-se, e deita-se como um leão, e como um leão velho; quem o despertará. O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos. Ele amarrará o seu jumentinho à vide, e o filho da sua jumenta à cepa mais excelente; ele lavará a sua roupa no vinho, e a sua capa em sangue de uvas. Os olhos serão vermelhos de vinho, e os dentes brancos de leite”. Gênesis 49:8-12

O homem que se converteu, passou por muitas e hoje é um servo maduro.

Cetro: nunca perdeu a direção do Espírito Santo em sua vida.

O Legislador: vive segundo as leis estabelecidas pelo Senhor.

Olhos e Dentes: discerne tudo espiritualmente e seu testemunho é em santificação

Leãozinho – Leão – Leão Velho: desde sua conversão sempre existiu uma profunda identificação com Jesus. Sempre foi e lutará para continuar a ser fiel. È o servo constante

Jumentinho à Vide: dedica todo o seu trabalho e força para a Obra que o Espírito Santo realiza da Igreja.

Roupa no Vinho: sua salvação é resultado de suas muitas experiências com os dons espirituais.

Capa: a sua proteção está no poder do sangue de Jesus.

Zebulon – Costumes Mundanos

“Zebulom habitará no porto dos mares, e será como porto dos navios, e o seu termo será para Sidom”. Gênesis 49:13

Está na Igreja, mas constrói sua casa a beira mar. É o crente cheio gírias, maus costumes e modismos. Tem grande dificuldade entender a Obra, mas uma grande facilidade de absorver (porto) o mundanismo. Vive na Igreja mas não tira os olhos do mundo.

Issacar – Acomodado

“Issacar é jumento de fortes ossos, deitado entre dois fardos. E viu ele que o descanso era bom, e que a terra era deliciosa e abaixou seu ombro para acarretar, e serviu debaixo de tributo”. Gênesis 49:14-15

É o servo que tem discernimento, dons, seminário, ou seja, tem tudo para realizar a Obra mas está sempre indisponível. Ele nunca aceita ter alguém trabalhando menos do que ele.

Dã – Julga -Tem Opinião sobre Tudo

“Dã julgará o seu povo, como uma das tribos de Israel. Dã será serpente junto ao caminho, uma víbora junto à vereda, que morde os calcanhares do cavalo, e faz cair o seu cavaleiro por detrás. A tua salvação espero, ó Senhor”.       Gênesis 49:16-18

Julga a todos segundo sua opinião. Vive falando mal dos outros pelas costas, adora uma fofoca. Não consegue falar nada de construtivo sobre os irmãos. O Senhor espera a sua transformação (salvação) para ajustá-lo ao Projeto de Deus para ele.

Gade – Provado e Vitorioso

“Quanto a Gade, uma tropa o acometerá; mas ele a acometerá por fim”. Gênesis 49:19

São aqueles que passam por grandes lutas, mas vencem no Senhor. São os servos provados, sabem o que é pagar por amor ao Senhor.

Aser – Tem a Palavra Revelada

“De Aser, o seu pão será gordo, e ele dará delícias reais”. Gênesis 49:20

Cheio de grandes experiências com o Espírito Santo. Muito usado nos dons e na Palavra.

Naftali – Compromisso com a Obra

“Naftali é uma gazela solta; ele dá palavras formosas”. Gênesis 49:21

Totalmente desprendido para a Obra. A Obra é sua principal prioridade. Trabalha com amor e por gratidão ao Senhor. Mostrar no seu testemunho o seu amor pela Obra. A palavra dele é sobre as coisas da eternidade.

José – Fiel

“José é um ramo frutífero, ramo frutífero junto à fonte; seus ramos correm sobre o muro. Os flecheiros lhe deram amargura, e o flecharam e odiaram. O seu arco, porém, susteve-se no forte, e os braços de suas mãos foram fortalecidos pelas mãos do Valente de Jacó (de onde é o pastor e a pedra de Israel). Pelo Deus de teu pai, o qual te ajudará, e pelo Todo-Poderoso, o qual te abençoará com bênçãos dos altos céus, com bênçãos do abismo que está embaixo, com bênçãos dos seios e da madre.

As bênçãos de teu pai excederão as bênçãos de meus pais, até à extremidade dos outeiros eternos; elas estarão sobre a cabeça de José, e sobre o alto da cabeça do que foi separado de seus irmãos”. Gênesis 49:22-26

Servo que passa pelas dificuldades e mudanças em sua vida mas seu trabalho fica inalterado. Trabalha na Obra sempre da mesma forma, mesmo quando tudo está mal (na prisão) ou muito bem (governador do Egito).

José era um homem de trabalho, em momento algum ele ficou lamentando as dificuldades de seu crescimento no Egito.

Ramo frutífero junto à fonte: nada o afasta da presença do Senhor, por isto há sempre frutos em sua vida, mesmo nas lutas.

Correm sobre o muro: os limites do Espírito não são dificuldades para ele. Sua vida prospera sem precisar sair destes limites.

Amargura: provado nas lutas

Seu arco- forte: conhece o ensino do arco e sabe que na Igreja (Corpo) é que está a sua proteção.

Valente de Jacó: Jesus é a sua força, mediante as experiências vividas no Espírito.

Bênçãos: vive bênçãos espirituais e livramentos materiais.

Separado de seus Irmãos: definido na Obra e separado do mundo.

Benjamin – Carnal

“Benjamim é lobo que despedaça; pela manhã comerá a presa, e à tarde repartirá o despojo”. Gênesis 49:27

Crente carnal. Não consegue vencer a carne e vive pecando. Sua mente ainda não foi liberta.


botaodownload

Mais Esboço de Pregação

A obra no Egito – Isaías 19:19-22

O naufrágio de Paulo – Atos 27: 41-44

A rejeição de ELIASIBE – Neemias 13:29

A Obra do Coração – Atos 9:24-25

Eliasibe e a mobília de Tobias – Neemias 13:7-9

Evangelização – 1º Período

O Senhor é nossa Fortaleza – Salmos 46:1

A obediência dos filhos para com os pais – Grupo de Senhoras

A Chave de Davi – Apocalipse 3:7-9

Bagagem espiritual – I Samuel 30



Don`t copy text!
Alguma dúvida?