A Chave de Davi – Apocalipse 3:7-9

Tema: A Chave de Davi

Texto:Apocalipse 03:07-09

“… E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre…”

Introdução

Entre as sete cartas às igrejas, encontramos duas que não contêm nenhuma crítica das igrejas: A carta à igreja em Esmirna, uma congregação pobre que enfrentava perseguição, e a carta à igreja em Filadélfia, uma congregação fraca e limitada, mas que dependia de Deus.

A igreja em Filadélfia

A Igreja de Filadélfia gozava uma localização estratégica de acesso entre os países antigos de Frígia, Lídia e Mísia. Foi fundada pelo rei de Pérgamo, Atalo, sendo conhecido por sua lealdade ao seu irmão, assim dando origem ao nome da cidade (Filadélfia significa amor fraternal).

Estas coisas diz o santo, o verdadeiro

Nesta carta, ele afirma que o Senhor é o santo e o verdadeiro. São características divinas. A santidade é uma das qualidades principais de Deus.

A palavra “verdadeiro” é usada frequentemente no Novo Testamento, e especialmente nos livros de João, enfatiza o Projeto.

Aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá.

Na época dos reis de Israel era escolhido um homem para cuidar das finanças do reinado, a este homem escolhido era dado uma figura simbólica que representava a sua posição, era uma enorme chave que era colocada sobre seu ombro chamada de “Chave de Davi” Esta chave de Davi Era o sinal de autoridade e confiança que o rei tinha pelo seu tesoureiro mor

Conheço as tuas obras

O Senhor conhece as obras dos seus servos.

Tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar

Diante de nós irmãos, existe uma única PORTA ABERTA, A nossa Salvação esta a nossa disposição, porque nessa Porta ficam para trás as coisas terrenas, os cuidados do mundo e as dificuldades.

Portas abertas representam acesso e oportunidades. Deus abre a porta da fé quando oferece o evangelho aos homens (Atos 14:27), assim lhes dando acesso à comunhão com ele. Abre portas de trabalho para seus servos divulgarem a palavra (1 Coríntios 16:9; 2 Coríntios 2:12; Colossenses 4:3).

Aqui ele não fala especificamente da natureza das oportunidades dadas aos discípulos em Filadélfia, mas garante que as porta ficariam abertas Salvação.

Que tens pouca força

Fraqueza nem sempre sugere derrota. O Senhor Jesus não condena esta igreja por nenhum erro, mas diz que ela tinha pouca força. Quando reconhecemos as nossas próprias limitações e fraquezas, devemos confiar mais em Deus e depender de sua força (2 Coríntios 12:9-10). Como Eliseu venceu os siros pelo poder de Deus (2 Reis 6:16-17), os fiéis em Filadélfia teriam sua vitória pela força de Senhor.

Entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome

Apesar de suas limitações, a igreja em Filadélfia se mantinha fiel. Guardava a palavra de Senhor. O salmista Davi mencionou: Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. Salmos 119:11 , única coisa que nos separa de Deus é pecado.

Eis que os farei vir e prostrar-se aos teus pés e conhecer que eu te amei

Apesar de serem fracos, os discípulos em Filadélfia ficariam do lado do vencedor. Mas o Senhor tem nos feito vir, não podemos negar chamado. Prostrar aos pés, é reconhecer que o Senhor é nosso Deus Para os moradores de Jerusalém, e para a casa de Judá. 22 E porei a chave da casa de Davi  sobre o seu ombro, e abrirá, e ninguém fechará; e fechará, e ninguém abrirá.

Conclusão

Quando Jesus disse que tinha a chave de Davi ele estava usando uma linguagem figurada. Assim como o tesoureiro tinha toda confiança e
a autoridade do Rei Jesus também tem toda autoridade e confiança do Pai Eterno para exercer a sua vontade (Mt. 28:18)


botaodownload


Link de download para Usuários Premium
Faça login !

A quarta trombeta – Apocalipse 8:12-13

Amós 8:11 – Eu tenho fome!

A porta aberta – Isaías 22:22

Carta à Igreja de Filadélfia – Apocalipse 3:7-13

Reconstrução dos Muros e Portas de Jerusalém

Autoridade espiritual – Romanos 13:1-2

A rejeição de ELIASIBE – Neemias 13:29

O Senhor é nossa Fortaleza – Salmos 46:1

Convite ao arrependimento – Jeremias 7:1-4

O Louvor da Igreja Fiel – Apocalipse 15:3-4

Porta do Vale e do Monturo

“Pequei…” – II Samuel 13:13

Bagagem espiritual – I Samuel 30

Carta à Igreja de Esmirna – Apocalipse 2:8-11

Eliasibe e a mobília de Tobias – Neemias 13:7-9

Profeta Jonas – Mateus 16:17

Alivia o nosso jugo e nós te serviremos – I Reis 12:4

Guardaste a minha Palavra – Apocalipse 3:8-10

O enigma de Sansão – Juízes 14:12-14


Gostou? Então compartilhe

Deixe um comentário