Pular para o conteúdo

A Casa de Onesíforo – II Timóteo 1:16-18


A Casa de Onesíforo

“O SENHOR conceda misericórdia à casa de Onesíforo, porque muitas vezes me recreou, e não se envergonhou das minhas cadeias. Antes, vindo ele a Roma, com muito cuidado me procurou e me achou. O Senhor lhe conceda que naquele dia ache misericórdia diante do SENHOR. E, quanto me ajudou em Éfeso, melhor o sabes tu.”

II Timóteo 1:16-18

INTRODUÇÃO

Paulo dá aqui um testemunho sobre Onesíforo, sobre como o recebeu, ele e sua casa. Onesíforo o buscou e o achou, segundo as palavras do próprio Paulo.

DESENVOLVIMENTO

Há aqui um paralelo profético sobre como deve ser o nosso lar. Exatamente como a casa de Onesíforo. Precisamos receber o Senhor Jesus na nossa casa. Precisamos deixar Ele entrar, a sua Palavra direcionar o relacionamento conjugal, a educação e criação dos filhos. Receba o Senhor na sua casa todos os dias.

Não se envergonhou das minhas cadeias

Você tem se envergonhado do Evangelho? Você tem se envergonhado de ser diferente? Você tem se envergonhado de não ver essas novelas mundanas e oprimidas? Você tem se envergonhado de não permitir que seus filhos vejam ou façam aquilo que a maioria das crianças da idade dele fazem? A igreja fiel não se envergonha do Evangelho. Ela ama ao Senhor. Ela é diferente. Ela recebeu o Senhor em sua casa. Ela não se envergonha de dizer “não” a ordem do rei deste mundo.

Antes vindo ele a Roma…

Olha onde Paulo estava: Roma. Se Onesíforo raciocinasse diria: “Deus me livre ir naquele lugar terrível, onde os servos são perseguidos. Gosto muito de Paulo mas ali eu não vou.”. Mas ele amava muito a presença de Paulo. Ele foi a Roma.

Muitas vezes temos que ir a Roma para achar o Senhor. Roma é a renúncia, as provas. É em Roma que a fé é provada. Você tem que ir em Roma. O Senhor, meus irmãos, se revela nas provas. O Senhor abençoa o lar no choro, quando você leva seus filhos a madrugada, quando você renuncia o lazer da sexta pelo culto do lar. A bênção do Senhor está nas provas, na renúncia.

Com muito cuidado, me procurou e me achou

Onesíforo sabia que não seria fácil achar Paulo. Mas o buscou. O buscou com cuidado e o trouxe para sua casa. Nós precisamos buscar o Senhor. Só se acha se buscar com cuidado, ou seja, com obediência, com santificação. Precisamos buscar ao Senhor para que sua presença esteja no nosso lar, para que as pessoas ao entrarem o vejam em nossa casa, em nossa família.

CONCLUSÃO

Nosso lar precisa ter as características proféticas da casa de Onesíforo. O lar que recebe o Senhor em sua casa, achará misericórdia naquele dia. Que dia? No tempo do breve que vivemos. No tempo onde as famílias se desfazem, no tempo onde o anjo irá passar para ferir os primogênitos, mas o lar que tem o sangue nas ombreiras, ou seja, o lar que recebe o Senhor e não se envergonha do seu Evangelho, o lar que consagrou-se ao Senhor, esse lar achará graça diante do Senhor e estará nas bodas do Cordeiro.

Bruno Rocha

Maceió/AL


botaodownload
Link d DOWNLOAD para Usuários Premium


Mais Esboço de Pregação

A libertação de PEDRO – Atos 12: 5–12

O QUE AJUNTA NO VERÃO – Provérbios 10:5

A mulher do fluxo de sangue – Marcos 5:34

Mensagem para Família – I Samuel 17:17-18

E RESPLANDECEU UMA LUZ NA PRISÃO – Atos 12: 5-12



Alguma dúvida?