Pular para o conteúdo

Onde está o seu tesouro? – Mateus: 13:44


ONDE ESTÁ O SEU TESOURO?

CULTO DAS SENHORAS

MATEUS 13:44

“Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai vende tudo o quanto tem e compra aquele campo”. Mateus: 13:44

Introdução

A palavra tesouro significa Manancial, fonte de bens, de graças, virtudes, e para nós que somos servos de Deus, sacerdotes, ela é luz e direção para a eternidade. A palavra é um tesouro escondido que Deus pela sua infinita misericórdia nos revelou de uma forma maravilhosa. Um tesouro é algo precioso e precisa ser guardado!

Desenvolvimento

Há um estreito relacionamento entre a reforma religiosa do século XVI e a carta que o Senhor Jesus mandou João escrever e dirigi-la a igreja de Sardes, porque a igreja de Sardes, é o período profético de uma igreja que saiu dos escombros, poucos sobreviveram espiritualmente e guardaram os ensinamentos de Deus.

A igreja de Sardes no período citado em Apocalipse 3:1 “E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas: Eu sei as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto”.

Se apresenta como uma igreja aparente, parece ter vida mas está morta, havia perdido a direção espiritual e trocado por valores sociais e religiosos, os poucos que sobraram só não morreram porque ali os 7 espíritos de Deus operava de uma forma extraordinária para dar à igreja uma retomada naquilo que é a Palavra.

Ao estudarmos sobre a igreja do século XVI antes da reforma, podemos destacar várias semelhanças com a igreja de Sardes, como por exemplo: Viviam das coisas aparentes, parecia estar bem, estar viva, mais estava enferma, morrendo, os valores sociais prevaleciam, enquanto os bens espirituais (a Palavra), estavam escondidos do povo.

Podemos associar a reforma com a palavra que lemos no início do culto em Mateus 13:44, que nos fala de uma parábola, onde o Senhor Jesus compara a palavra, a bíblia, como um tesouro escondido que foi encontrado por um homem, em um campo, ele vai vende tudo o que tem e compra-o.  

PERGUNTA DA SEMANA

Em Mateus 13:44 o SENHOR Jesus se refere à 5ª parábola do reino. Busque fazer uma associação histórica e profética da parábola com a carta de Sardes (capítulo 3, verso 1).

Respondendo:

UM HOMEM – QUEM?

Histórico = Martinho Lutero, um homem que teve um encontro com a Palavra revelada.

Profético = fala daquele que conhece a palavra e tem sua vida transformada por ela.

UM TESOURO ESCONDIDO NO CAMPO – QUAL TESOURO?

Histórico = A Bíblia Sagrada.

Profético = A Palavra viva é um grande tesouro, porque ela revela o Salvador, a vida eterna “O qual nos fez capaz de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do Espírito, porque a letra mata mas o Espírito vivifica”. II Coríntios 3 ;6

E EM QUE CAMPO?

Histórico = A palavra de Deus escondida no campo dos interesses religiosos da época.

Profético = Hoje a palavra está esquecida, prevalece o interesse das instituições, a pregação da auto – ajuda, a filosofias, a tradição e os costumes, coisas que não transforma a vida do homem, não alimenta a alma. “…fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais” 1 Pd 1:18

ACHOU E ESCONDEU – EM QUAL LUGAR? 

Histórico = Lutero se escondeu em um castelo e traduziu a bíblia para o Alemão.

Profético = Nosso bem mais valioso é guardado no coração para não perdê-lo “Escondi a tua palavra em meu coração, para eu não pecar contra ti”. Sl 119: 11 Nosso coração tem que ser cheio de Jesus (que é a palavra viva) “A minha alma tem sede, do Deus vivo… só a palavra viva pode saciar a nossa alma. Salmos 42: 2

COMPROU O CAMPO – COM QUAL RECURSO?

Histórico = A sua renúncia.

Profético = A salvação gera mudança de vida, negamos a nós mesmos, muda os valores, e o espiritual passa a governar o material. “Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração” Mateus 6:21

Hoje a porta da graça continua aberta a todos que desejam ter sua vida transformada. Essa pergunta abre para nós um caminho maravilhoso de entendimento e aplicação profética.

Lutero o grande reformador do século XVI, descobriu esse tesouro, o testemunho da palavra é viver o mistério que está nela, e o mistério que está na palavra não está na letra, mas sim no espírito, a grande luta da igreja ao longo dos anos de sua existência foi para manter a palavra e o testemunho de Jesus.

O perigo que a igreja fiel enfrenta é o desafio de um cristianismo que está conformado em viver só pela letra da palavra, e que não se alimenta da revelação da palavra, a letra não alimenta a alma e também não tira o pecador do seu caminho de morte. A palavra nos fala em II Coríntios 3 ;6 “O qual nos fez capaz de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do Espírito, porque a letra mata mas o Espírito vivifica”.

Conclusão

Assim como antes de termos Jesus como nosso mediador não tínhamos acesso ao santo dos santos, não podíamos exercer o sacerdócio universal do crente. Antes da reforma do século XVI, não tínhamos livre acesso à palavra ela era escondida pelos religiosos mais aprouve a Deus providenciar o acesso à bíblia ou seja após a reforma todos podiam ter acesso à palavra e a sua revelação fazendo uso da mesma na prática do sacerdócio universal do crente.

E eles o venceram pelo sangue e pela palavra …

O sangue de Jesus abriu um novo e vivo caminho…

A reforma do século XVI nos mostrou um tesouro que estava escondido e hoje podemos ter esse tesouro em nossos corações. Que é a palavra de Deus. Hoje eu e você podemos adquirir esse tesouro, em Isaías capítulo 55 versículo 1 diz assim: “a vós todos os que tendes sede, vinde as águas e os que não tendes dinheiro vindes comprai e comei, sim, vinde e comprai sem dinheiro, sem preço, vinho e leite.”


botaodownload
Link de DOWNLOAD para Usuários Premium
Faça login!

Mais Esboço de Pregação

O jugo da juventude – Lamentações 3:27

Chegai-vos a mim… – Isaías 48:16

A mesa de Deus – Lucas 14:15

A madeira símbolo do homem – I Reis 5:18

Jesus o conselheiro – João 14:26

Está consumado – Lucas 23:46

O culto no Novo Testamento – Hebreus 10:19-23

Jeremias 9:17-20 – O choro das Carpideiras

Zacarias 13:7 – Ó espada ergue-te contra o meu Pastor

O sacerdócio universal do crente – Efésios 2:18-21

Somos templo de Deus – I Coríntios 3:16

Será também como o faminto que sonha – Isaías 29:8-14



Alguma dúvida?