Pular para o conteúdo

E resplandeceu uma luz na prisão – Atos 12:5-12


ã100 Esboços de Pregaç~o em Salmos

E resplandeceu uma luz na prisão – Pregação

Esboço de Pregação em Atos 12:5-12 – Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus.

Introdução de Atos 12:5-12

O livro de Atos dos Apóstolos mostra como os primeiros passos da igreja e foi escrito por Lucas. O texto mostra a forma milagrosa como Pedro foi liberto após ter sido preso pelo rei Herodes, e preservado da morte, através da oração da igreja.

Desenvolvimento

A situação em que Pedro se encontrava é a mesma de muitos que, hoje em dia, estão aprisionados pelo príncipe deste século, completamente cercados por um sistema do qual não podem se libertar sozinhos.

Ao atentarmos, no entanto, para a forma como Pedro foi liberto, podemos verificar como Deus opera mediante a intercessão do seu povo, para libertar aqueles que são alvos das orações da igreja.

Se fossemos observar a forma de agir de alguém que quisesse libertar Pedro, iríamos perceber que a sua ação seria de fora para dentro, isto é, a pessoa teria que vencer o grande portão de ferro do lado de fora da prisão, depois teria que passar pela segunda e primeira guardas, para só então quebrar as cadeias do prisioneiro.

E desta forma que a religião trabalha para tentar libertar aquele que se encontra preso neste mundo; ela trabalha de fora para dentro, procurando vencer as barreiras exteriores, e mudar a aparência das pessoas (usos e costumes). A religião procura desenvolver o processo da caminhada pela razão, sem revelação.

Mas a maneira como o anjo do Senhor operou foi de dentro para fora

A sequência foi a seguinte:

E eis que sobreveio o Anjo do Senhor – Quando o Senhor opera, ele se faz presente para libertar o necessitado;

E resplandeceu uma luz na prisão – Quando o Senhor se faz presente, a revelação flui, iluminando o ambiente e dissipando as trevas;

E tocando a Pedro na ilharga, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa – A primeira providência de Deus é levantar o homem caído; nesta hora as suas cadeias caem por terra, e a libertação se inicia;

E disse o anjo: Cinge-te, e ata as tuas alparcas – Em seguida o Senhor reveste o homem que estava desnudo (com o seu pecado exposto) e providência também o revestimento dos seus pés na sua Palavra, para que possa seguir pelo caminho;

Disse-lhe mais: Lança às costas a tua capa, e segue-me – A capa era usada como abrigo, e representa as coisas do passado, em que o homem se abrigava. O Senhor ordena que esqueça tudo que ficou para trás, que se lance às costas (no esquecimento) e depois o siga, para uma vida nova na revelação do Espírito.

A partir daí todos os obstáculos foram um a um sendo superados. As duas guardas foram vencidas e o portão de ferro se abriu facilmente pelo poder do Anjo do Senhor. Tudo isso mostra que a pessoa não deve temer os obstáculos que surgem no processo de libertação, mas deve confiar no Senhor, que é poderoso para lançar por terra todas as dificuldades e cuidar de tudo para nós.

Conclusão de Atos 12:5-12

Depois de todo o trabalho do Anjo do Senhor, Pedro correu direto para onde a igreja estava reunida, para receber a assistência e o calor do corpo de Cristo, e prosseguir seguro na caminhada que começou com uma ação no interior e se estendeu para o exterior, dando prosseguimento à obra de libertação.

Esboço de Pregação em Atos 12:5-12 – Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus.


botaodownload

Mais Esboço de Pregação

A libertação de PEDRO – Atos 12: 5–12

A parábola do servo inútil – Lucas 17: 5-10

Eles estão no Templo – Atos 5:25

“É já hoje o terceiro dia” – Lucas 24:21

O JUMENTINHO ENTRE DOIS CAMINHOS Marcos 11: 1-4



Alguma dúvida?