Pular para o conteúdo

FAMILIARES – I Samuel 17:17-18


FAMILIARES

I Samuel 17:17-18

E disse Jessé a Davi, seu filho: Toma, peço-te, para teus irmãos um efa deste grão tostado e estes dez pães, e corre a levá-los ao arraial, a teus irmãos. Porém estes dez queijos de leite leva ao capitão de mil; e visitarás a teus irmãos, a ver se vão bem; e tomarás o seu penhor.

Introdução

A família sempre tem sido parte do projeto de Deus para o homem. Ele uniu o primeiro casal, Jesus em um casamento realizou o seu primeiro milagre, e o Espírito Santo prepara uma igreja para realizar as Bodas do Cordeiro na eternidade.

O Senhor sempre contempla e procura suprir a necessidade do homem. Ele não ignora a fragilidade humana, pelo contrário ele se antecipa, provê, abençoa etc…

Desenvolvimento

A conversa de Jessé e Davi é exatamente a manifestação desse cuidado.

“E disse Jessé a Davi seu filho…”

O diálogo do pai com o filho era a preocupação com os irmãos (família) – retrata o diálogo entre Deus e Jesus na eternidade

Jessé envia Davi para levar os recursos, o que era necessário para eles (alimento) grãos tostados: a revelação (tomariam conhecimento do cuidado, do projeto de Deus) e também envia dez pães: a palavra revelada. Israel recebeu os dez mandamentos, mas a igreja tem recebido dez talentos para com a capacitação do Espírito Santo anunciar a eternidade em Cristo Jesus.

“…e visitarás a teus irmãos…”

O propósito de Deus é visitar a família: o cuidado, carinho, amor. Quando a igreja ora, jejua, o pedido é para que Deus, possa tocar no coração de cada um. É um privilégio para o homem Deus visitar o seu coração. Um preço foi pago, para que Deus abençoe você. Jesus, como filho de Deus, foi enviado para alcançar o homem e a sua família, o seu lar. “Crê no Senhor Jesus e serás salvo tu e a tua casa… “

“…a ver se eles vão bem…”

Deus quer saber como o homem está. O mundo não está preocupado com a família. Deus está. Ele quer o melhor para o homem. A família é uma base para a comunhão. No lar e na igreja. Deus sempre quer que o homem esteja bem.

“…e tomarás o seu penhor…”

Penhor é garantia. A garantia da preservação da família é o Senhor Jesus. No seu sacrifício ele pagou o preço para reunir famílias, um corpo, uma igreja. Ao ressuscitar ele leva ao Pai todo o pecado do homem e resgata a nossa dívida. Por isso o apóstolo Paulo afirma: “nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.”

Hoje você pode receber Jesus no seu coração. Deus quer abençoar você e o seu lar. Ele vai suprir as necessidades alimentando a sua alma. Resgatando a sua vida para a salvação eterna.

O nome Jessé (tipo do Pai) significa “dádiva” e o de Davi (tipo do Senhor Jesus), “amado”.

Conclusão

Os três irmãos de Davi estavam diante de uma luta que não tinham como vencer. Sem a presença de Jesus, a família não tem como alcançar vitória no embate contra os valores impostos pelo mundo (Golias).

Com a chegada de Davi, a luta passou a ser dele. O Senhor Jesus é a certeza da nossa vitória. Ele está conosco e somos vitoriosos, firmes e não abalados.

Você pode voltar para sua casa nesta noite, mas voltar com Jesus, voltar com a vitória, a paz, a saúde, a salvação…


botaodownload
Link de DOWNLOAD para Usuários Premium

Mais Esboço de Pregação

Ninho pelo caminho – Deuteronômio 22:6-7

A certeza do descanso – Culto das Senhoras

Mensagem para Família – I Samuel 17:17-18

Ilustrações bíblicas – Rã

O encontro com o Senhor Jesus – Salmo 39:6-7



Alguma dúvida?