Pular para o conteúdo

A restauração do Altar – I Reis 18:21, 30-39

A RESTAURAÇÃO DO ALTAR

I Reis 18:21, 30 – 39

I – O culto a Baal (senhor da vida – deus cananeu) teve sua maior difusão em Israel durante o reinado de Acabe, através de sua mulher Jezabel, que empreendeu dura perseguição aos profetas do Senhor, matando-os e estabelecendo 450 profetas que promoveram em todo o Israel a adoração a Baal, que era representado por diversas formas e nomes. O único profeta do Senhor que conseguiu escapar da perseguição foi Elias, o tesbita.

A situação espiritual de Israel naquele tempo é a mesma do mundo de hoje.

O culto a toda sorte de ídolos é comum na vida de muitos. Cada pessoa adota um deus segundo a sua conveniência, e há aqueles que querem servir ao Senhor de forma mista – como Israel fazia naquela ocasião. (Mt 16:13).

II – Elias se apresentou ao rei Acabe e mandou que ele convocasse todo o povo e os profetas de Baal para que subissem ao monte Carmelo, a fim de fazerem uma prova para saberem quem era verdadeiramente Deus, se Baal ou o Senhor. A prova consistia em preparar dois bezerros em holocausto, um a Baal e outro ao Senhor. Aquele que respondesse com fogo, aceitando o holocausto, era o Deus verdadeiro. Todo o povo concordou unanimemente com o desafio e se ajuntou no monte Carmelo.

Os profetas de Baal prepararam seu sacrifício e invocaram seu nome até o meio-dia, mas nenhuma resposta veio. Então Elias chamou o povo para que se chegasse a ele, e o povo se chegou. Depois Elias começou a preparar a “restauração do altar do Senhor que estava quebrado”…

O altar (lugar alto) representa o lugar de adoração ao Senhor. Ele aponta para nossa vida, para nosso coração, que foi criado para o louvor do Senhor, mas que está quebrado por causa do pecado e da desobediência. Outros deuses têm se estabelecido quando o altar do Senhor está em ruínas. O Senhor Jesus se manifestou na forma humana para restaurar a nossa vida (o altar de Deus) e depois disso Ele lançou o convite: “Vinde a mim vós que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei…” (Mt 11:28).

O procedimento de Elias ao restaurar o altar do Senhor, mostrou aos israelitas a sua própria necessidade de restauração diante do Senhor, sua volta à verdadeira adoração e a destruição dos ídolos. Também aponta em todos os seus detalhes, para a obra que o Senhor Jesus realizou por nós, para nos restaurar espiritualmente e nos conduzir à verdadeira adoração ao Pai ( Jo 4:23 e 24 ).

1-  DOZE PEDRAS

Representam as doze tribos de Israel, o povo de propriedade do Senhor  no Velho Testamento (Josué 4: 4 – 7) e a Igreja do Senhor Jesus no Novo Testamento ( I Pedro 2 : 5 e Apocalipse 21: 14 ). Elias construiu o altar com doze pedras para mostrar ao povo de Israel a sua propriedade e o direito que o Senhor tinha sobre o seu povo, elas eram o memorial que o Senhor tinha estabelecido para lembrar a sua Aliança e a sua fidelidade com Israel. Em relação à igreja o Senhor tem o mesmo propósito e a mesma aliança  ( Jo 15: 16).

2-  O REGO

Aponta para a separação do mundo, para a santificação e consagração ao Senhor. Deus requer do seu povo exclusividade (Apoc 18: 4). Ele não aceita duplicidade no servir (Lucas 16: 13). O limite é a comunhão com sua Palavra (duas medidas de semente).

3-  A LENHA

Tipifica a natureza do homem que precisa ser consumida pelo fogo do   Espírito no altar, isto é, no serviço ao Senhor. Quando o homem se consagra e se entrega no serviço do Senhor, ele é como lenha que queima o sacrifício em adoração ao Pai (Levítico 6: 12 e 13). O Senhor requer a entrega total do nosso ser na realização da sua Obra (Rom 6: 19).

4-   O NOVILHO

É o Senhor Jesus, que foi sacrificado por nós para que pudéssemos ser restaurados e aceitos pelo Pai. Ele tomou o nosso lugar sobre o madeiro (Gên 22 :8) e se tornou a propiciação pelos nosso pecados (I Jo 2: 2).

5-  QUATRO CÂNTAROS D’ÁGUA

Representam os quatro Evangelhos, mostrando o cumprimento das profecias e da Lei na vida do Senhor Jesus. São a base da doutrina sobre a qual a igreja seria edificada (Mt 16: 18). A água representa a Palavra que purifica e refrigera o homem dos seus males e pecados (Jo 15: 3).

6-  TRÊS VEZES

Presença da Trindade para confirmar a Palavra (I Jo 5: 7 e 8). Ver também Mt 3: 16 e 17.

7-  A RESPOSTA COM FOGO

Aponta para o Batismo com o Espírito Santo, para transformar o homem e selar a Obra em sua vida. Ele é o sinal e o penhor da herança de Deus para o servo (Ef 1: 13 e 14), indicando que o Senhor o aceita como filho. Também aponta para o arrebatamento da igreja, que acontecerá quando ela cumprir toda a vontade do Senhor.

OBSERVAÇÃO

O sangue do novilho, apesar de não ser mencionado, não pode ser esquecido, pois foi derramado sobre a lenha, o altar de pedras, e escorreu até o rego, misturando-se com a água, mostrando que o clamor pelo sangue de Jesus está em tudo na Obra de Deus na vida do homem.


botaodownload
Link de Download para Usuários Premium
Faça login!

Mais Esboço de Pregação

Escolha de LÓ | Escolha do homem – Gênesis 13:10

O QUERITE NA VIDA DE ELIAS – 1 Reis 17:2

A que você está apegado? – Jó 27:6

RECOMEÇAR? – Gênesis 8:20-21

A volta da Sulamita – Cantares 6:12-13

Se nesta noite Deus pedir tua alma – Lucas 12:19-20

O cedro simboliza o servo da Igreja fiel – II Crônicas 9:20 e 27

Louco! Esta noite te pedirão a tua alma – Lucas 12:20

Tocai a Trombeta na festa da lua nova

Ainda há Esperança – 1 Tessalonicenses 4:13

O Vinho e o Espírito Santo – João 3:5

Trigo no Lagar – Mensagem para Jovens


Vale um click!

Comprei na internet e não recebi o produto

Ganhe dinheiro vendendo objetos que não utiliza mais

Cartão de crédito Digio

Ganhe dinheiro com produtos digitais e afiliados

Cartão de crédito zero anuidade Will Bank

Cartão de crédito mesmo negativado?

Zippi – LIMITE PIX NO APP PARA AUTÔNOMOS


Alguma dúvida?