Se nesta noite Deus pedir tua alma
Lucas 12:19-20
INTRODUÇÃO
Jesus propôs uma parábola para dizer ao homem que não há nada nessa vida que pode satisfazer sua alma. A nossa alma só se satisfaz com a presença do seu criador.
Nós vemos aqui um homem rico materialmente, mas pobre espiritualmente. É importante dizer que não há nada de errado em possuir bens e riquezas. Então por que Jesus chama este homem de louco? Sua loucura estava no fato dele se ancorar em suas riquezas, pensando estar seguro.
DESENVOLVIMENTO
Em sua soberba e presunção ele diz: “alma, tens em depósito muitos bens, para muitos anos; descansa, come, bebe e folga?”. Primeiro: Deus tem um projeto não para muitos anos, mas para uma vida eterna. Segundo: a alma não pode descansar nos bens, ela só descansa em Deus.
“Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado para quem será? ”
A pergunta que não quer calar: para quem será? Quem se refere a uma pessoa. Deus está perguntando para quem você está preparando a sua alma. Como assim? A alma pode ter dois destinos: o descanso eterno (para o Senhor) e a tormenta eterna (para o adversário). É um grande engano pensar que todos irão para o mesmo lugar.
Bens e riquezas podem resolver muitos problemas, mas não podem salvá-la, nem mesmo lhe trazer algum descanso ou alimento. A loucura do homem é não preparar sua alma para se encontrar com seu criador.
Nesta parábola vemos o homem preso a essa terra pelo poder econômico. Mas pela bíblia sabemos que há cinco poderes que prendem o homem a esta terra: econômico, político, social, cultural e religioso. Qualquer um dos 5 poderes (juntas de boi) que prendem o homem a esta terra, levando-o a recusar o convite do Senhor, torna o homem “louco” diante dos olhos de Deus.
Qual a preocupação de Deus nisso? No livro de Apocalipse nós vemos uma igreja que viveu baseada nas riquezas ao invés da fé. Ela diz: “Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; Mas Deus diz: e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;” (Apocalipse 3:17)
“Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam. Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça, nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam, nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração” (Mateus 6:19-21).
“Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens” (1 Coríntios 15:19).
Deus confronta o homem iludido com essa vida quando ele diz: “esta noite pedirão a tua alma”. A noite aponta para o momento que vivemos: o tempo do breve, o tempo que se aproxima da volta de Jesus.
CONCLUSÃO
A pergunta que Deus te faz hoje é esta: Se nesta noite Deus pedir tua alma para onde ela vai?
Há dois eventos que encerram ao homem a possibilidade de escolher o destino de sua alma: a morte e o arrebatamento da igreja. Quando o homem morre o destina da sua alma está definido, não há mais o que se fazer. O arrebatamento da igreja, que acontecerá num abrir e fechar de olhos, também definirá o destino da alma.
Hoje você tem a escolha de preparar sua alma para o destino que você almeja. Vida ou morte. Amanhã pode ser tarde. Hoje Cristo te quer libertar.

Faça login!
Mais conteúdo
Isaías 58:11 – Quem está te guiando?
A certeza do descanso – Culto das Senhoras
A que você está apegado? – Jó 27:6
Ainda há Esperança – 1 Tessalonicenses 4:13
Escolha de LÓ | Escolha do homem – Gênesis 13:10
A vigilância – Parábola das dez virgens
Templo do Espírito Santo – Ageu 2:6-9
De noite busquei em minha cama … (Cantares 3: 1-4)