Pular para o conteúdo

Se nesta noite Deus pedir tua alma – Lucas 12:19-20


ã100 Esboços de Pregaç~o em Salmos

Se nesta noite Deus pedir tua alma – Pregação

Esboço de Pregação em Lucas 12:19-20 – e direi à minha alma: alma, tens em depósito muitos bens, para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão atua alma, e o que tens preparado para quem será?

INTRODUÇÃO

Jesus propôs uma parábola para dizer ao homem que não há nada nessa vida que pode satisfazer sua alma. A nossa alma só se satisfaz com a presença do seu criador.

Nós vemos aqui um homem rico materialmente, mas pobre espiritualmente. É importante dizer que não há nada de errado em possuir bens e riquezas. Então por que Jesus chama este homem de louco? Sua loucura estava no fato dele se ancorar em suas riquezas, pensando estar seguro.

DESENVOLVIMENTO de Lucas 12:19-20

Em sua soberba e presunção ele diz: “alma, tens em depósito muitos bens, para muitos anos; descansa, come, bebe e folga?”. Primeiro: Deus tem um projeto não para muitos anos, mas para uma vida eterna. Segundo: a alma não pode descansar nos bens, ela só descansa em Deus.

“Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado para quem será?”

A pergunta que não quer calar: para quem será? Quem se refere a uma pessoa. Deus está perguntando para quem você está preparando a sua alma. Como assim? A alma pode ter dois destinos: o descanso eterno (para o Senhor) e a tormenta eterna (para o adversário). É um grande engano pensar que todos irão para o mesmo lugar.

Bens e riquezas podem resolver muitos problemas, mas não podem salvá-la, nem mesmo lhe trazer algum descanso ou alimento. A loucura do homem é não preparar sua alma para se encontrar com seu criador.

Nesta parábola vemos o homem preso a essa terra pelo poder econômico. Mas pela bíblia sabemos que há cinco poderes que prendem o homem a esta terra: econômico, político, social, cultural e religioso. Qualquer um dos 5 poderes (juntas de boi) que prendem o homem a esta terra, levando-o a recusar o convite do Senhor, torna o homem “louco” diante dos olhos de Deus.

Qual a preocupação de Deus nisso? No livro de Apocalipse nós vemos uma igreja que viveu baseada nas riquezas ao invés da fé. Ela diz: “Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; Mas Deus diz: e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;” (Apocalipse 3:17)

“Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam. Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça, nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam, nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração” (Mateus 6:19-21).

“Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens” (1 Coríntios 15:19).

Deus confronta o homem iludido com essa vida quando ele diz: “esta noite pedirão a tua alma”. A noite aponta para o momento que vivemos: o tempo do breve, o tempo que se aproxima da volta de Jesus.

CONCLUSÃO de Lucas 12:19-20

A pergunta que Deus te faz hoje é esta: Se nesta noite Deus pedir tua alma para onde ela vai?

Há dois eventos que encerram ao homem a possibilidade de escolher o destino de sua alma: a morte e o arrebatamento da igreja. Quando o homem morre o destina da sua alma está definido, não há mais o que se fazer. O arrebatamento da igreja, que acontecerá num abrir e fechar de olhos, também definirá o destino da alma.

Hoje você tem a escolha de preparar sua alma para o destino que você almeja. Vida ou morte. Amanhã pode ser tarde. Hoje Cristo te quer libertar.


botaodownload

Mais Esboço de Pregação

PARÁBOLA DO RICO INSENSATO – LUCAS 12:18-20

Louco! Esta noite te pedirão a tua alma – Lucas 12:20

Zacarias 13:8-9 – Esboço Bíblico

Lucas 12:16-20 – O Rico Insensato



Alguma dúvida?