Pular para o conteúdo

O vinho novo em odres velhos – Mateus 9:14-17


Livros Digitais por R$15,00 - Loja do Portal Revelação

O vinho novo em odres velhos – Pregação

Esboço de Pregação em Mateus 9:14-17 – Então vieram ter com ele os discípulos de João, perguntando: Por que é que nós e os fariseus jejuamos, mas os teus discípulos não jejuam? Respondeu-lhes Jesus: Podem porventura ficar tristes os convidados às núpcias, enquanto o noivo está com eles? Dias virão, porém, em que lhes será tirado o noivo, e então hão de jejuar. Ninguém põe remendo de pano novo em vestido velho; porque semelhante remendo tira parte do vestido, e faz-se maior a rotura. Nem se deita vinho novo em odres velhos; do contrário se rebentam, derrama-se o vinho, e os odres se perdem; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam.

Introdução de Mateus 9:14-17

Os discípulos de João perguntaram a Jesus, certo dia, porque eles e os fariseus jejuavam muitas vezes, mas os seus discípulos não jejuavam. A pergunta deles refletia a mentalidade tradicional e religiosa que reinava em sua vidas e nas vidas dos fariseus, naquele tempo. Eles se esforçavam no cumprimento de rituais e liturgias cansativas e sacrificantes, na tentativa de agradar a Deus, não percebendo que agiam sem discernimento e sem a orientação do Senhor para aquilo.

Desenvolvimento

O Senhor Jesus, então, lhes explicou que os filhos das bodas (seus discípulos = a igreja) não precisam jejuar quando o noivo (O Senhor Jesus) está presente. Isso quer dizer que quando o Senhor está presente e estamos em comunhão com Ele, não precisamos jejuar; precisamos é nos alegrar e nos regozijar com a festa das bodas.

Mas quando o noivo for tirado, então os discípulos jejuarão. O jejum é um meio de Graça que usamos quando sentimos falta de comunhão com o Senhor, quando percebemos que Ele está “longe” por causa de alguma dificuldade ou necessidade na nossa vida.

Em seguida, Jesus falou sobre coisas relacionadas ao modo de vida religiosa vivida por eles e pelos fariseus, mostrando a necessidade de uma mudança total nas suas vidas, a fim de entenderem e absorverem as Boas Novas que o Senhor tinha para eles:

Ninguém deita remendo de pano novo em vestido velho...

O vestido fala da nossa vida e do nosso testemunho. Existem pessoas que vivem na religião e na tradição, e quando conhecem o projeto do Espírito, muitas vezes ao invés de se definirem na direção do Espírito Santo, querem aplicá-la na sua religião ou tradição. Essas pessoas são chamadas pelo Senhor para uma vida nova na revelação, mas preferem permanecer na sua religião e aplicar o que aprenderam na sua igreja, tentando renovar o que é velho. Isso não funciona, pois é preciso uma mudança interior para se entender e viver a direção do Espírito Santo. A tentativa de mudança meramente exterior, termina por abrir uma rotura maior no vestido.

Nem se deita vinho novo em odres velhos

O vinho novo é a bênção do Espírito Santo na nossa vida, o Odre é a nossa vida. Quando se coloca um vinho novo em um odre, é preciso que este seja novo também, para poder suportar a expansão provocada pela fermentação natural do vinho. Se o odre for velho, ele não suporta esse processo e se rompe, derramando o vinho.

Para conservar a bênção do Espírito no nosso coração, é preciso uma mudança na nossa vida, na nossa mentalidade e no nosso coração. As coisas da tradição, da religião e do mundo de pecados, precisam ser deixadas para trás, pois a conservação destas coisas podem provocar a perda da bênção (o derramar do vinho).

Conclusão de Mateus 9:14-17

O homem que foi chamado pelo Senhor, precisa ser renovado no espírito cada dia, para que possa absorver e viver as orientações que o Senhor tem dado pelo seu Espírito, pois o projeto de Deus é dinâmico e sempre está se expandindo em nosso coração.

A Palavra diz: “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento” (Romanos 12: 1).

Esboço de Pregação em Mateus 9:14-17 – Então vieram ter com ele os discípulos de João, perguntando: Por que é que nós e os fariseus jejuamos, mas os teus discípulos não jejuam? Respondeu-lhes Jesus: Podem porventura ficar tristes os convidados às núpcias, enquanto o noivo está com eles? Dias virão, porém, em que lhes será tirado o noivo, e então hão de jejuar. Ninguém põe remendo de pano novo em vestido velho; porque semelhante remendo tira parte do vestido, e faz-se maior a rotura. Nem se deita vinho novo em odres velhos; do contrário se rebentam, derrama-se o vinho, e os odres se perdem; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam.


botaodownload

Mais Esboço de Pregação

O Vinho novo – Marcos 2:18-22

Os diálogos de Jesus – Marcos 2:18-21

Odre na fumaça – Salmo 119:83

A DESPEDIDA DE AGAR – Gênesis 21:14-19

Quem falava comigo – Culto das Senhoras



Alguma dúvida?