Pular para o conteúdo

Odre na fumaça – Salmo 119:83


ã100 Esboços de Pregaç~o em Salmos

ODRE NA FUMAÇA

Salmo 119:83  “Pois estou como odre na fumaça; contudo não me esqueço dos teus estatutos.”

INTRODUÇÃO

Odre na fumaça’, é uma  figura tipicamente oriental”.  Odres são vasilhas feitas de couro  de animal, pele de cabrito ou cabra. Camponeses asiáticos utilizam odres para guardar substâncias tanto sólidas quanto líquidas. Por segurança, os odres são pendurados no telhado ou nas paredes de suas humildes habitações. Quando o fogo é aceso nessas casas, por falta de chaminés, o ambiente se enche de negra fumaça, que envolve os odres, tornando-os escuros, encolhidos e mais firmes em sua resistência.

“Odre na fumaça” é uma maneira de melhorar o odre, dar segurança, ao conteúdo que está em seu interior. Assim, cada vez que um humilde camponês acende fogo em sua casa, os odres se aquecem.

DESENVOLVIMENTO

Davi estava passando por um momento de angústia. Sentia o “vapor ”, em seu corpo, em sua alma. Encolhia-se de aflição por causa da perseguição dos muitos inimigos. Imagino que Davi, se encolhia literalmente na presença do Senhor, em pranto, em oração com lágrimas e gemidos. Ele estava como um “odre na fumaça”.

Quantos de nós nos identificamos com Davi nessa comparação? Creio que muitos. Inúmeras vezes “o vapor de fumo” invadiu nossa habitação. Quando a fumaça escapou pelas brechas das portas, do telhado ou das janelas, lá estávamos; odre mais forte, com os estatutos guardados firmemente em nosso coração.

Se queremos crescer na vida espiritual, experimentar da glória destinada aos santos, certamente seremos aquecidos como “odres na fumaça”. Os heróis da fé, todos eles, em algum momento  de suas vidas, estiveram como Davi, encolhidos pelo “vapor de fumaça”. O profeta Jeremias certa vez declarou: “Eu sou aquele homem que viu a aflição pela vara do seu furor. “Ele me guiou e me fez andar em trevas e não em luz” Lamentações 3:1, 2.

Jesus sentiu “o vapor da fumaça” no Getsêmani:

“E posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se grandes gotas de sangue, que corriam até o chão” Lucas 22:44. E o fraco, se fez forte. Enquanto o corpo sofria, o espírito se fortalecia. Jesus enfrentou a crucificação de forma digna, tornando-se o Perfeito sacrifício. Motivo da minha e da sua salvação.

Há uma primícia divina nessa analogia do “odre na fumaça”. É que só há fumaça, onde há fogo, aleluia!!  “E clamavam uns aos outros dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. E os umbrais das portas se moveram á voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça” Isaías 6:3, 4.

E nessa manifestação da glória de Deus, descrita pelo profeta Isaías, a fumaça aqueceu um odre, para torná-lo melhor, mais perfeito e resistente, o próprio profeta, que se encolheu de temor: “Ai de mim! Pois estou perdido, pois sou um homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei o Senhor dos Exércitos! Is 6:5.

Isaías foi tocado nos lábios com uma brasa viva, retirada do altar que o purificou da iniquidade , expiou seus pecados! Isaías 6:7. Sem fumaça, não há purificação, os odres elastecem-se, rasgam- se e ficam incapacitados de guardar os estatutos de Deus. Ele tem sempre propósitos para seus filhos, nunca os desampara. “Nada grita mais alto que o silêncio”, e no si lêncio de Deus, está o seu agir. Precisamos de olhos para ver e ouvidos para ouvir o que a fumaça muitas vezes, torna nebuloso.

Assim é importante lembrar que Davi se sentiu angustiado, porém não estava vazio, sem fé, esperança e comunhão. Odres foram destinados à utilidade, a condicionar elementos. Nós precisamos nos encher  de Deus, de  sua Palavra para  não  desanimarmos diante da “fumaça”.

Precisamos nos encolher diante do Senhor como um filho no ventre de sua mãe. Ele é a Vida e através da “odre na fumaça ”, nos gerará de novo para um caminho mais firme, rico e feliz.

CONCLUSÃO

Então, aos primeiros sinais de ‘fumaça” em nossa habitação, lembremos da lição de um dos mais belos Salmos da Bíblia: “estou como odre na fumaça, mas não esqueço os teus estatutos”.  Através de Sua Palavra, o Senhor fortalecerá o “odre” e o tornará mais perfeito.


botaodownload
Link de DOWNLOAD para Usuários Premium
Faça login!

Mais Esboço de Pregação

A reverência na casa do Senhor – Isaías 6:2 a 4

O Senhor é nossa Fortaleza – Salmos 46:1

A terra e os céus envelhecerão como roupas – Hebreus 1:10-12

Guarda tu a fortaleza… Naum 2:1

A Parábola da Panela – Ezequiel 24:10

O trabalho dos servos de Hirão – I Reis 5:8-9

Vai, come com alegria o teu pão… – Eclesiastes 9:7-9

O Vinho novo – Marcos 2:18-22

O ofício do Profeta – Ezequiel 33:1-6

Levanta-te, resplandece – Isaías 60:1

Templo do Espírito Santo – Ageu 2:6-9

Esconda a profecia no teu coração – I Reis 18:4

Porque dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas – Romanos 11:36

Só Jesus acenda a candeia – Salmo 18:28



Alguma dúvida?