Pular para o conteúdo

O Vinho novo – Marcos 2:18-22


O VINHO NOVO

Marcos 2:18-22 – Ora, os discípulos de João e os fariseus jejuavam, e foram e disseram-lhe: Por que jejuam os discípulos de João e os dos fariseus, e não jejuam os teus discípulos?  E Jesus disse-lhes: Podem porventura os filhos das bodas jejuar enquanto está com eles o esposo? enquanto têm consigo o esposo, não podem jejuar, mas dias virão em que lhes será tirado o esposo, e então jejuarão naqueles dias.  Ninguém deita remendo de pano novo em roupa velha, doutra sorte o mesmo remendo novo rompe o velho, e a rotura fica maior.  E ninguém deita vinho novo em odres velhos, doutra sorte, o vinho novo rompe os odres e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se, o vinho novo deve ser deitado em odres novos.

Introdução

O cristianismo hoje se tomou em algo tradicional, que se faz por costume ou por conveniência social.  Uma situação semelhante ocorria em Israel, quando vivia sob o Império Romano.  A vida espiritual era dominada por diversos partidos religiosos, como os saduceus e os fariseus, pois estavam sem profetas há cerca de 400 anos.

O sentido da Obra profética de Deus tinha sido perdido. Israel experimentava o envelhecimento espiritual. substituindo a presença e a direção de Deus pela razão humana e uma tradição religiosa.  Algo sem vida e incapaz de trazer bênçãos para a nação.

O aspecto exterior da vida espiritual de Israel era como uma “roupa velha.” O desgaste era visível a todos, nas práticas e costumes do povo.  Isto refletia o aspecto interior, que era como “odres velhos.” No coração do homem havia apenas a tradição e lembranças da operação de Deus no passado – um “vinho” que há 400 anos não era renovado.

Desenvolvimento

Mas quando os sinais do envelhecimento estava bem visíveis e a situação muito difícil, o Senhor Deus providenciou um renovo para o seu povo, revelando uma nova etapa de um Projeto estabelecido antes do mundo ser criado, desde a eternidade. É dado a conhecer o que estava oculto no Velho Testamento e agora está revelado no Novo Testamento – o Senhor Jesus.  Ele é a revelação de Deus e a resposta para toda necessidade humana.

Hoje também o Senhor renova a sua Igreja, preparando-a para uma nova etapa da sua Obra.  Podemos testemunhar um derramar do Espírito Santo muito especial – um “vinho novo”, preparando a igreja para um grande acontecimento profético: o arrebatamento.

A igreja, como uma noiva, é formada pelos “filhos das bodas” que se preparam para ir ao encontro do seu Senhor.  Vem chegando o dia perfeito; as bodas do cordeiro de Deus.

Como aconteceu naquela época em Israel, hoje também muitas pessoas têm dificuldade de entender e aceitar a Obra de Deus através do Senhor Jesus.  Havia um contraste entre os discípulos de Jesus e os discípulos de João e dos Fariseus.  Por isso as dúvidas, os questionamentos e as comparações ” … não jejuam os teus discípulos?” A dificuldade residia na mentalidade reinante na época, que é a mesma de hoje. 

O senhor Jesus resgata o homem dessa condição, preso a costumes e tradições religiosas, revelando com toda clareza o projeto de Deus, onde tudo tem um tempo e um modo determinado por Deus Pai.  O Senhor está no controle e todas as coisas contribuem para o bem do seu povo.  O homem é chamado a experimentar uma nova forma de vida, sob a direção do Espírito Santo no seu interior.  Uma Obra realizada por revelação.

Não é uma questão de fazer jejuns, orações, ofertas…

Não existem substitutos para a revelação.  Hoje, como naquela época, a questão é conhecer Jesus por revelação, Jesus vivo.  Enquanto tiver Jesus revelado (o esposo) o homem não precisa utilizar meios (jejum) de alcançar a graça de Deus, pois ela está presente na direção do Espírito Santo – “enquanto têm consigo o esposo, não podem jejuar.”

Apenas quando o homem perde a revelação, ficando somente com a razão ou os costumes, então deve utilizar os meios de graça e buscar o Senhor – “tirado o esposo, e então jejuarão.” Não se trata de ter boas idéias e seguir costumes religiosos, por melhores que sejam, mas de ser capaz de ouvir a voz de Jesus e realizar o projeto de Deus para as nossas vidas.

A Obra de Deus requer uma mudança completa de estilo de vida, uma nova mentalidade. 

Muitas vezes queremos entregar a Deus apenas o aspecto exterior, que nos traz dificuldade e que não conseguimos resolver , colocar “remendo de pano novo em roupa velha”, para continuarmos com o interior igual ao que era antes – com o “odre velho.” Mas não importa o quanto tentemos, este procedimento não vai trazer a solução. 

O problema interior e os seus aspectos externos irão aumentando a cada tentativa frustrada.  Muitos hoje se encontram assim, diante de dificuldades que parece insuperáveis – “… a rotura fica maior .. os odres estragam-se.” A Obra de Deus não pode ser alcançada dessa maneira ¬entorna-se o vinho.”

A benção para as nossas vidas, a Obra que o Senhor tem preparado para nós, requer unia mudança completa, uma renovação da mente e da maneira de ser.  Uma mudança tanto exterior (conduta) quanto interior (coração) – “vinho novo em odres novos.” O Senhor nos deu o Espírito Santo para nos guiar -, não há mais lugar para os nossos costumes e tradições.  Tudo já está preparado para as bodas, temos apenas que receber o presente de Deus – Cristo em nós, esperança da glória.  O dia perfeito vem chegando.

Conclusão

Quando aprendemos a caminhar com Jesus, sendo seus discípulos, recebemos através do Espírito Santo aquilo que Deus Pai já tem preparado para cada um de nós.  Uma Obra profética onde Deus vai revelando a sua vontade a cada dia, indicando o, tempo e o modo de cada coisa, nos fazendo experimentar a sua graça maravilhosa.  Preparando a sua igreja.


botaodownload

Mais Esboço de Pregação

O vinho novo em odres velhos – Mateus 9:14-17

Aí vem o esposo – Culto das Senhoras

Ainda hoje estou tão forte… – Josué 14:11

A DIREÇÃO DO ESPIRITO SANTO NA VIDA DA IGREJA – Efésios



Alguma dúvida?