Pular para o conteúdo

A quarta trombeta – Apocalipse 8:12-13

Apocalipse 8:12-13 – A QUARTA TROMBETA

“O quarto anjo tocou a trombeta, e foi ferida a terça parte do sol, da lua e das estrelas, para que a terça parte deles escurecesse e, na sua terça parte, não brilhasse, assim o dia como também a noite. Então vi, e ouvi uma águia que voando pelo meio do céu, dizendo em grande voz: Ai, ai, ai dos que moram na terra, por causa das restantes vozes da trombeta dos três anjos que ainda têm de tocar.”

Introdução

O entendimento desse texto é extremamente importante para o servo de Deus.

O texto de I Coríntios 15:52 diz: “Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta, porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados”.

Então o texto está se referindo ao arrebatamento da igreja, que se dará quando soar a última trombeta.

Desenvolvimento

Agora vejamos o texto de Mateus 24:27 e 28-31: “Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem. E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas.“

O texto de Coríntios diz que o arrebatamento da igreja se dará quanto tocar a última trombeta e o de Mateus diz que após o arrebatamento o sol escurecerá, a lua não dará sua luz e as estrelas cairão do céu – o que está profetizado no Apocalipse como sendo os efeitos do soar da quarta trombeta.

O que concluímos é que são sete as trombetas, as três primeiras já tocaram e são sinais que apontam para o momento da vinda de Jesus e prepara a igreja para o arrebatamento.

A quarta trombeta é a última para a igreja

A quarta trombeta é a última para a igreja, pois ela será arrebatada e não passará pela grande tribulação que se abaterá sobre o mundo – os três ais que fazem parte da profecia.

As outras três trombetas trarão juízos sobre o mundo, porém a igreja não sofrerá, ela será guardada de passar por essa aflição, conforme prometido em Apocalipse 3:10.

Sabemos que as três primeiras trombetas foram tocadas porque os sinais foram visíveis e confirmados cientificamente, restando, agora, o toque da quarta trombeta.

Os discípulos perguntaram a Jesus quando seriam estas coisas e que sinais haveria da sua vinda: Jesus responde com o texto que lemos em Mateus 24:29 – Literalmente isto não aconteceu e por certo acontecerá num momento especial, quando se encerrará mais uma dispensação, porque não se sabe o dia nem hora desses acontecimentos, sendo que o preparo da parte do Senhor já está providenciado através do derramamento do Espírito Santo (O fogo do Altar).

Cada uma das três primeiras trombetas ao ser tocada foi lançado um elemento sobre a terra, juntamente com fogo.

  • Saraiva e fogo
  • Montanha e fogo
  • Estrela e fogo
    Os elementos trazem o juízo que estão se cumprindo sobre a Terra, o fogo significa que em cada um desses momentos o Espírito Santo foi derramado preparando a igreja para o momento da saída.

Nas outras três trombetas não haverá mais derramamento do Espírito Santo porque a igreja já estará na glória com O Senhor.

Não queremos com este assunto molestar as consciências, nem temos a intenção de nos colocar na posição de profeta das catástrofes, porque bem sabemos que tudo está sob o controle de Deus, O Todo Poderoso que, antes de agir ou condenar, providencia um Salvador, porque Ele ama todo homem, objeto e coroa da criação.

A certeza do toque das trombetas foi assunto dos escritos de Paulo, apóstolo do Senhor Jesus, em sua primeira carta dirigida aos Coríntios, conforme lemos em I Coríntios 15:52.

A questão do desmatamento, desaparecimento de vida marinha e escassez de água são assuntos que preocupa a igreja tanto quanto às pessoas inteiradas desse assunto, porém a igreja que conhece a profecia e entende dos tempos sabe que vive um momento especial do Projeto de Deus.

Em breve, muito em breve, a quarta trombeta (última para a igreja) soará e ela, num piscar de olhos estará com O Senhor na eternidade.

Muitos são os sinais nos céus a cada instante nos alertando sobre a vinda de Jesus.

1 – Lembramos que em julho de 1994, o cometa Shoemaker-Levy 9 passou muito próximo ao planeta Terra e chocou-se com o planeta Júpiter. O cometa se fragmentou antes do impacto, porém em pedaços de até 2 km, colidindo com uma velocidade de 60km por segundo; o que abriu uma cratera do diâmetro de dois planetas Terra.

2 – Os Estados Unidos mantém um observatório exclusivamente para estudar os filamentos no sol.

3 – O Meteoro de Chellabinsk caiu na Rússia em 15 de fevereiro de 2013 provocando muitos danos materiais e assustando moradores locais.

Conclusão

Eventos como esses três que citamos estão se tornando cada vez mais comuns, alertando a cada instante que o anjo já vai tocar a trombeta.

Nota: Com relação às outras três trombetas que soarão após o arrebatamento, não é de nosso interesse nos ocupar desse assunto, pois como igreja, cremos não estar sujeitos a seus efeitos.


botaodownload
Link de DOWNLOAD para Usuários Premium
Faça login!

Mais Esboço de Pregação

As seis Marias no Novo Testamento

A terceira trombeta – Apocalipse 8:10-11

A última trombeta para a Igreja – Culto das Senhoras

À quarta vigília da noite – Mateus 14:26-27

Tocai a Trombeta na festa da lua nova

Onde está, ó morte, o teu aguilhão? – I Coríntios 15:55

Carta à Igreja de Pérgamo – Apocalipse 2:12-17

O grande dia do SENHOR está perto – Sofonias 1:14-16

Carta à Igreja de Esmirna – Apocalipse 2:8-11

Estudo Jovens – A Coroa da vida

Na ira lembra-te da misericórdia – Habacuque 3:1-2


Alguma dúvida?