Cantares de Salomão

Cantares de Salomão 6

Cantares 6 – Esboço de Pregação

Os diálogos existentes no livro de Cantares exigem muita atenção porque mudam de pessoa para pessoa com muita rapidez. Neste caso a edição atualizada é mais fácil, pelas divisões que faz para ajudar a entender.

Neste capítulo deve-se observar que o diálogo iniciante é da igreja que ficou com as filhas de Jerusalém. Ao ouvirem a descrição do amado que elas perderam (verso 6 do Cap. 5) a pergunta agora é feita.

Diga-nos para onde foi o teu amado, ó mais formosa entre as mulheres

Esboço de Pregação em Cantares 6:1 – Diga-nos para onde foi o teu amado…

– Neste elogio vemos a semelhança da igreja que caminha lado a lado com a Igreja Fiel o mundo não tem muito discernimento da diferença. O Senhor tem (veja-se mais adiante os versos 8 e 9).

As virgens loucas e prudentes – só se diferenciaram na hora da chegada do Esposo. 

O trigo e o joio. Ao perguntarem ao mestre se deviam tirar o joio do meio do trigo, a resposta foi: não, para que não se cometa o erro de ceifar o trigo junto com o joio. Esperai crescerem juntos e na hora do fruto haverá discernimento. O mundo até se oferece para ajudar aquela que desolada ficou; para onde virou o teu amado e o buscaremos contigo.

Ele desceu ao seu jardim

Esboço de Pregação em Cantares 6:2 – Ele desceu ao seu jardim…

– Neste verso ela dá as últimas informações e diz: Ele desceu ao seu jardim. Isto nos faz lembrar (Atos 1:2) a alusão à subida de Jesus para a glória com o Pai e no verso 11 a pergunta se faz aos galileus que contemplavam a cena gloriosa. Porque estais olhando para o céu? Há de vir assim como para o céu o vistes ir.

Exatamente disto fala-nos Cantares de muitas maneiras. Exemplo: Cap. 5:6 – Busquei-o, mas não o achei; Ele se tinha ido. Chamei-o e não me respondeu. 

Verso 2 – então ela dá conta da situação. Ele desceu para o seu jardim, aos canteiros de bálsamo, para se alimentar, para pastorear nos jardins e para colher os santos – os lírios – os que cuidaram diariamente de suas vidas espirituais, clamando pelo sangue para que sua comunhão fosse mantida. Vigiando: conforme as orientações do Senhor, a fim de que aquele dia não vos pegue de sobreaviso. Nenhuma divisão se vê agora, mas o diálogo entre as filhas de Jerusalém e a igreja que ficou, dá lugar a outra cena. O seu falar é muitíssimo suave.

Eu sou do meu amado…

Esboço de Pregação em Cantares 6:3 – Eu sou do meu amado…

– A declaração da Igreja fiel nos braços do Senhor eu sou do meu amado e Ele veio colher os lírios e agora deles se alimenta. O trabalho penoso de sua alma descrito em Isaías 53:11 é agora entendido, na afirmação: Ele verá e ficará satisfeito.

João 14:2 – Vou preparar-vos lugar e quando estiver pronto virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver, estejais vós também. Gozo de quem espera e vê suas esperanças realizadas.

A Igreja do Senhor nestas horas de sombras aguarda o Senhor na obediência às suas orientações contidas em Apocalipse 22:11; Quem é santo seja santificado ainda.

Mais importa obedecer a Deus que aos homens. Atos 5:29. Disto entende a Igreja fiel e não ouve as insinuações dos guardas que espancam os feridos (Cantares. 4:7).

Agora todo mundo diz à Igreja; isto não faz mal, vícios só é ruim para a pessoa que o pratica e isto também é mentira. Não preciso levar tão a sério o que diz a Bíblia. Até parece que você (individualização) está de luto. Nos dias de Malaquias era a mesma coisa (Ler agora Malaquias. 3:14-17).

No dia final nenhum deles vai abrir a porta que se fechou para ninguém; só Cristo tem a chave que abre e ninguém fecha. É bom ouvir a voz de Cristo e não dos irresponsáveis que agora concordam com seu pensamento carnal e não tem coragem de chamar pecado ao pecado.

Formosa és, amiga minha, como Tirza, aprazível como Jerusalém…

Esboço de Pregação em Cantares 6:4 – Formosa és, amiga minha, como Tirza…

– É o esposo que se dirige à esposa e a contempla com a beleza de Tirza.

Essa cidade foi conquistada por Josué e incorporada a Israel. Jesus, nosso Josué, também tem tirado sua Igreja e a conquistado para si.

Aprazível como Jerusalém – Nunca o coração do Senhor esqueceu Jerusalém. Ele chorou sobre Jerusalém, devido a sua indiferença para com Ele, mas Ele voltará e reinará ainda sobre Jerusalém terrestre.

A Igreja amada é assim comparada, àquela que tanto o Senhor amou e assim ela é chamada Jerusalém celestial. A Igreja vê o Senhor de maneira recíproca. Ambos fazem alusão ao exército de bandeiras. Quando a Igreja procura o Senhor e Ele já tem se retirado e perguntam-lhe como Ele é, ela responde (Conf. Cap. 5:10) – Ele traz a bandeira entre 10 mil. É o mesmo que dizer; Ele é o porta-bandeira, Ele é a pessoa de mais destaque.

Agora é a vez do Senhor dizer que sua noiva é tão bela quanto o garbo e a graça do exército com bandeiras, da qual Ele é o que vai à frente, Ele é o principal, o porta bandeira.

Como é maravilhoso tudo isto visto pelo Espírito comparando-se texto com texto.

Verso 5 – O Senhor atraído pelo olhar de sua Igreja. Quando ela olha para Ele, quando ela chama por Ele, há no seu coração o desejo imediato de responder-lhe. Todos que no passado levantaram seus olhos para o Mestre conseguiram as bênçãos de toda sorte.

O Senhor se perturba e se apressa quando a Igreja olha para Ele. Como o noivo repara em sua amada, em cada detalhe, contemplando nela a obra que Ele próprio realizou, Como lhe é querido, precioso relembrar tudo comentado já no capítulo 4. Os cabelos, as tranças, os dentes, a multiplicação do seu rebento através dos anos, feita pela mesma e única obra redentora. Ver o seu sangue no rosto de sua amada, ela é parte Dele porque Ele se deu em resgate por ela.

…desvia de mim os teus olhos…

Esboço de Pregação em Cantares 6:5-6 – …desvia de mim os teus olhos…

– Estão agora juntos de mãos dadas a contemplarem junto o amor que os uniu. Grande é este mistério; digo-o, Cristo e a Igreja, comentava o apóstolo Paulo. Haverá um tempo sem fim para a contemplação tão gloriosa deste amor.

Sessenta são as rainhas, e oitenta as concubinas…

Esboço de Pregação em Cantares 6:8 – …e oitenta as concubinas…

– Declara o noivo que muitos deles se aproximavam, se enamoravam dele, o buscaram com apreciação; Igrejas sem fim, comunidades religiosas, grupos, movimentos, mas o Senhor conhece sua amada, ela é inconfundível. Veja-se o Verso 9. Pomba minha, ela é aquela que tem o Espírito e anda no Espírito, sem mancha sem pecado.

Quem é esta que aparece

Esboço de Pregação em Cantares 6:1 – Quem é esta que aparece…

– Quem é esta que aparece como a alva do dia. É a Igreja glorificada, a Igreja que aparece com as flores a enfeitá-la os frutos do vale. É qual lua, porque recebe do Senhor a luz, a orientação. É como o sol que brilha e alumia os que estão nas trevas. É a Igreja santa, remida do Senhor como um exército no dia da vitória, todo cheio de bandeiras, cada um tem uma bandeira em sua mão. Cristo à frente é o grande capitão segurando a bandeira principal. Sua bandeira sobre mim é o amor. (Cantares. 2:4).

antes de eu o sentir, me pôs a minha alma nos carros o meu povo excelente..-.Volta, volta oh sulamita…

Esboço de Pregação em Cantares 6:12-13 – Volta, volta oh sulamita…

– Antes de eu o sentir aqui fala à Igreja de como foi tão depressa tudo isto!

Antes de eu o sentir. Diz a Palavra que como aquela que aguarda a chegada do filho com ansiedade, sente surpresa na hora da chegada do neném, assim a Igreja que aguardar a chegada do noivo sentirá a mesma sensação. Jacó amou Raquel e o trabalho para ganhá-la o texto bíblico relata: E estes anos lhe pareceram como poucos dias pelo muito que a amava (Gênesis. 29:20).

Não sei como. É o mesmo que Antes de eu o sentir. Estava eu nos carros do meu povo – estava eu sendo arrebatada. Glórias a Jesus. Andava Enoque com Deus e foi transladado de repente para não ver a morte.

Elias levado no carro de fogo. São as lembranças de fatos que nos dizem como será o arrebatamento. É num abrir e fechar de olhos, diz Paulo aos Coríntios. Como o relâmpago que sai do oriente e se mostra no ocidente, assim será o arrebatamento.

Volta, volta, ó Sunamita para que te contemplemos. Ela vai voltar assim, com o Noivo e reinar no milênio. Israel vai contemplá-la e sente forças nela para estar com o Senhor durante o milênio nas fileiras ou em companhia diferentes de dois exércitos.

Na versão atualizada este exército de duas companhias é visto como na dança do Maanaim.. Certo, porque Maanaim significa um exército de dançarinos, de anjos.

Mahaneh – significa, acampamento de viajantes, ou de tropas, portanto, um exército, quer literalmente soldados, quer figurativamente dançarinos, anjos, gado.

Mahanayin – significa o dual, isto é, dois acampamentos – dois exércitos etc. Israel e a Igreja lado a lado no milênio.



Mais Esboço de Pregação

Anunciar e fazer Ouvir – Grupo de Senhoras

O arrebatamento – Cantares 5

A volta da Sulamita – Cantares 6:12-13

Gênesis 18:12 – Volte a ter prazer na sua Salvação

Cantares de Salomão capítulo 2