Pular para o conteúdo

A igreja e seus mistérios – Cantares 1:1-3


Livros Digitais por R$15,00 - Loja do Portal Revelação

A igreja e seus mistérios, profetizados no livro de Cantares

Cantares 1:1-3 – Cântico dos cânticos, que é de Salomão.
Beije-me ele com os beijos da sua boca; porque melhor é o teu amor do que o vinho.
Suave é o aroma dos teus unguentos; como o unguento derramado é o teu nome; por isso as virgens te amam.

Pergunta 3: Depois dos estudos feitos anteriormente, na Escola Bíblica Dominical, a respeito de Salomão, qual a maior expressão profética da figura de Salomão, como figura do Espírito Santo, na relação existente entre Jesus e a igreja?

Resposta: A palavra amor – figura do Espírito Santo. Salomão, como tipo do Espírito Santo, descreve a história do maior amor: o amor de Jesus à sua igreja. Como o esposo dá prova de amor à esposa, o Espírito Santo é a prova desse amor, entre a igreja e o Senhor Jesus. O Espírito Santo é o agente desse amor. Por isso Jesus derramou o seu sangue puro, inocente a favor da sua noiva.

Desenvolvimento

A maior expressão profética é o amor, conforme Cantares 1:2 “porque melhor é o seu amor do que o vinho.” Essa relação de amor está dentro do coração da esposa (igreja fiel) pelo seu esposo (Jesus). Todo esse amor é uma operação do Espírito Santo na vida da igreja levando-a a amar ainda mais o seu esposo e desejar ardentemente o dia do encontro do noivo com a noiva que se dará na Eternidade. O casamento da igreja fiel com o Senhor Jesus, o noivo. 

O amor da noiva pelo noivo é fruto dessa ação do Espírito Santo, um amor espiritual. Salomão profeticamente também significa paz e é pelo Espírito Santo que a paz de Jesus é derramada em nossos corações. Ct. 2:10 “O meu amado fala e me diz: Levanta-te, amiga minha, formosa minha, e vem.” Jesus, o Rei dos reis, está voltando para buscar sua igreja fiel.

Gálatas 5:22″Mas o fruto do Espírito é: AMOR, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança”.

O amor do Espírito Santo é espiritual, que transcende para a eternidade, profético. É algo interior, e não exterior. O amor humano é carnal voltado para a razão (quarta medida), mas o amor do Espírito está

voltado para o Senhor Jesus (quinta medida), onde a alma sente esse amor vivo, como um fogo que não se apaga. Assim é o amor da Igreja fiel pelo Senhor Jesus. Por isso, o amor humano não leva o homem ao entendimento do profético do livro de Cantares, pois está voltado às emoções humanas, ao racional, presos a letra, mas o Espírito Santo nos revelou esse amor verdadeiro e puro que vem da Eternidade, onde a revelação nos faz amar ainda mais o Senhor Jesus.

O amor do Espírito Santo é um amor genuíno, fraternal/paternal

Além disso, a profundidade espiritual existente no livro de Cantares é muito grande e não há espaço para quaisquer pensamentos da carne, da razão quanto aos mistérios revelados pelo Espírito Santo. Em l Cor. 2:14,15 afirma que “o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus e não pode entendê-las porque elas se discernem espiritualmente.

“Mas o que é espiritual discerne bem tudo”

O amor descrito em Cantares excede todo entendimento, o amor genuíno de Deus, é o amor que o homem não entende, mas àquele que tem a Cristo sente e pode viver isso.

É viver na quinta medida. Enquanto que o amor que o homem tanto fala nos nossos dias procura suprir somente as necessidades físicas, emocionais, sentimentos para essa vida.

Conclusão

O amor humano é um sentimento de aprovação e afirmação do outro, busca um sentido e desejo de estar junto. O amor de Deus é incomparável, ilimitado, puro e perfeito.

O amor de Deus transforma e muda um coração endurecido e amargurado. A suprema e total manifestação do amor de Deus por nós é Jesus, conforme João 3:16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” O amor de Deus tem propósito, não muda e permanece para todo o sempre.


botaodownload
Link de DOWNLOAD para Usuários Premium

Mais Esboço de Pregação

Aí vem o esposo – Culto das Senhoras

AÍ VEM O ESPOSO – Mateus 25:6-7

O Vinho novo – Marcos 2:18-22

A comunhão com o Rei da Glória – Cantares 1:12

Deus preparou para os que o amam – 1 Coríntios 2:9

As Parábolas do Reino – Mateus 13


???? Vale um click

Não largue seu emprego até que você

Como guardar Dinheiro ganhando pouco

Em que fase financeira você está?

O que te motiva a ganhar dinheiro?

Comprei na internet e não recebi o produto


Alguma dúvida?