Pular para o conteúdo

Que tipo de Obreiros nós somos? – 2 Timóteo 4:9-12


Que tipo de Obreiros nós somos?

Esboço de Pregação II Timóteo 4:9-12 – “Procura vir ter comigo depressa. Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica; Crescente, para a Galácia, Tito, para a Dalmácia. Só Lucas está comigo. Toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério. Também enviei Tíquico a Éfeso.”

João 6:68 – “Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.”

Introdução de 2 Timóteo 4:9-12

Meus irmãos, vemos neste relato de Paulo atitudes distintas de alguns companheiros. Eram companheiros que estavam ali para ajudá-lo. Cada um tinha uma instrumentalidade, cada um foi chamado para contribuir em algo, assim como nós. Mas com o tempo, vimos que cada um seguiu caminhos diferentes.

DESENVOLVIMENTO

Nós como obreiros também podemos agir de diversas maneiras acerca do nosso chamado. Como temos nos comportado como obreiros nesta última hora? Temos estado com o Espírito Santo realizando sua Obra e vivendo o Evangelho eterno? 

O chamado do Espírito Santo é para irmos até Ele depressa, pois estamos vivendo a última hora profética. Muitos têm mudado suas atitudes e tido outra postura diferente de quando aceitaram o chamado.

a) “…Demas me desamparou amando o presente século, e foi para Tessalônica”

É o obreiro que tem amado mais esta vida do que a presença do Senhor, do que a Obra, do que o culto. Este companheiro abandonou Paulo. Há alguns que já abandonaram o desejo de servir, de realizar.

A cidade de Tessalônica era uma cidade próspera, mas tinha um aspecto muito curioso daquela cidade: era uma cidade independente. Não tinha um governante. 

Quem governava a cidade era um grupo de cidadãos, os chamados poliarcas. Isso acabava causando muitos problemas ao rumo da cidade, inclusive estes homens se levantaram contra o ministério de Paulo. Quando o obreiro se afasta da Palavra, da Doutrina, ele passa a amar mais esta vida, seu destino é viver onde não há governo, viver sem direção. Vai viver uma vida independente, sujeito aos perigos deste mundo. Não há mais o compromisso com o ministério do Senhor Jesus.

b) “Crescente, para Galácia…”

A província da Galácia era uma mistura de vários povos. Havia então vários costumes que se misturaram. No início, o distrito da Galácia era muito pequeno e limitado, mas acabou surgindo outros povos e houve uma grande mistura de costumes, onde o império romano para se referir a região com todas aquelas cidades deu o nome da província de Galácia.

A bíblia não diz que Crescente abandonou a Paulo, mas ele mudou. Já não estava com Paulo. Foi para um lugar limitado e com mistura de costumes.

Há obreiros que não abandonaram o chamado, mas não são mais os mesmos. Se limitaram. Foram para o campo da limitação. Alguns costumes surgem. Não há mais tanta preocupação.

c) “…Tito para Dalmácia”

Tito era um servo. Um grande companheiro do ministério de Paulo. Um fato interessante é que se você procurar nos registros históricos, há uma grande probabilidade da carta a Tito ter sido escrita antes das 2 a Timóteo. Paulo envia Tito a Creta (Tito 1:5).

Então, o que Tito foi fazer em Dalmácia? Ainda que pressupormos que foi enviado por Paulo para lá, não é muito provável, pois em II Timóteo 4:12, Paulo faz questão de dizer que enviou Tíquico a Éfeso, também poderia ter dito que enviou Tito a Dalmácia. 

Portanto, entendemos que Paulo não enviou Tito a Dalmácia, talvez o lugar de Tito fosse em Creta. Há obreiros que são servos de Deus, valentes. Mas não querem ficar no lugar que o Senhor os colocou, querem estar numa posição diferente da que o Senhor os colocou.

d) “…Só Lucas está comigo…”

Conhecido como o médico amado. É o obreiro que nunca mudou no seu compromisso. O tempo passa, pessoas vêm e vão, mas ele é fiel à Doutrina que o formou. Ele ama o rebanho. Ama a Palavra. Ele está com o Senhor. Está numa posição agradável. É fiel aos marcos antigos, aquilo que ele aprendeu.

e) “…Toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério”

Marcos não estava ali ainda, mas Paulo manda chamá-lo. Paulo via a instrumentalidade de Marcos. Era o momento de Marcos trabalhar com Paulo no seu ministério. Há varões que talvez não sejam levantados obreiros, mas já funcionam como obreiros. 

Há obreiros que não foram levantados como diáconos, mas já funcionam como diáconos. Há ungidos que ainda não foram ordenados, mas a igreja já os vê como pastores. São úteis. E por sua utilidade, por estar nesta posição de ÚTIL para o trabalho (apesar de sermos servos inúteis), são chamados pelo Senhor.

f) “…Também enviei Tíquico a Éfeso”

O enviado. Obedeceu ao chamado. Não se opôs ao lugar para onde iria. O Senhor diz “vai”, e ele vai. Diz “volta”, e ele volta. Para onde o Senhor o mandar ele vai. Éfeso quer dizer DESEJÁVEL. Deus quer nos enviar para onde Ele deseja.

Conclusão de 2 Timóteo 4:9-12

Nós recebemos um chamado. Um chamado do nosso Deus. Qual tem sido nossa atitude para com o nosso chamado? O chamado do Senhor é para voltarmos ao Primeiro Amor depressa. Ao Evangelho eterno. A sã Doutrina que nos formou.

Se está havendo uma procura por outas coisas, se houve um afastamento, se houve um distanciamento, uma mudança, um desânimo, a mensagem do Espírito Santo é: “Procura vir ter comigo depressa!”. Volta depressa a Doutrina. Volta depressa a viver o que você aprendeu. Volta depressa ao primeiro amor. Volta depressa ao alvo da Salvação.

A nossa resposta é a mesma de Pedro. Não temos para onde ir senão aos pés Daquele que nos chamou. Não temos outra doutrina, outra postura, outra fé, não podemos mudar nessa última hora, pois só Ele tem o que queremos: Vida eterna.


botaodownload

Mais Esboço de Pregação

Onde está o seu tesouro? – Mateus: 13:44

A semente do Evangelho de Jesus Cristo – Gálatas 1:11-12

Quem é esta que aparece como a alva do dia? – Cantares 6:10

ESPERANÇA DE VIDA ETERNA – TITO 1:1-4

O Evangelho Transformando o Homem



Don`t copy text!
Alguma dúvida?