O CARCEREIRO
Atos 16:27 – O carcereiro acordou e, vendo abertas as portas da prisão, desembainhou sua espada para se matar, porque pensava que os presos tivessem fugido.
Desenvolvimento
Geralmente um preso de bom comportamento. O carcereiro era então um homem aprisionado que cuidava de presos como ele. Sua família era presa, pelo fato de certa forma ser incriminada também caso algum preso fugisse.
Não é citado seu nome, somente é dito “O carcereiro”.
Representa o homem preso às garras do adversário, em que tudo e todos a sua volta também estão aprisionados (sua família, seu trabalho, seus amigos, etc.).
Sente-se falsamente seguro em meio a situações materiais favoráveis, mas está preso devido aos pecados do passado. Não tem nome na família de Deus, é um estranho.
É alguém que precisa de socorro desesperadamente (“Passa à Macedônia e ajuda-nos” At 16:9).
Na hora em que ele se sente mais seguro, o chão lhe foge dos pés; um desastre, uma doença, um problema financeiro, a morte de um familiar é o terremoto que o leva para Jesus que o liberta (“… e se abriram todas a portas…” At 16:26).
Conclusão
A promessa de vida é para o presente e para o futuro (“Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e tua casa”. At 16:31).

Mais conteúdo
O Evangelho Transformando o Homem
Salmo 91:1 – Jesus, o abrigo seguro
Israel, pois, habitará só, seguro – Deuteronômio 33:28
Encontrareis preso um jumentinho
E RESPLANDECEU UMA LUZ NA PRISÃO – Atos 12:5-12
Oração que agrada a Deus – Daniel 6:10
João 10:10 – O relacionamento com Deus em abundância
Ilustrações Bíblicas – Voz do Pastor Ovelha