Rute

…Ditosa eu parti… – Rute 1:21-22

“…DITOSA EU PARTI…”

Rute 1:21-22 “ Ditosa eu parti, porém o Senhor me fez voltar pobre; por que, pois me chamareis Noemi, visto que o Senhor se manifestou contra mim e o Todo Poderoso me tem afligido? Assim, voltou Noemi da terra de Moabe, com Rute, a sua nora, a moabita;e chegaram a Belém no princípio da sega da cevada.”

INTRODUÇÃO

Noemi tinha uma vida estruturada em Belém de Judá (casa do pão), tinha um lar completo (esposo e filhos) a palavra registra um fato que foi a fome na terra.  Esse fato que levou seu esposo Elimeleque a tomar uma decisão sair de Belém de Judá e ir para uma terra fora dos limites de Judá que foi a terra de Moabe.

DESENVOLVIMENTO

“Ditosa eu parti…”

O homem autossuficiente vai embora, porque no seu entendimento não precisa de ninguém. Dessa forma o homem pensa que pode viver longe da presença de deus.

O homem quando sai de Belém (casa do pão) e vai para a terra de Moabe (mundo), passa a experimentar as experiências mais amargas e dolorosas da sua vida.

As perdas:

•      a morte do esposo (desamparo);

•      a morte dos dois filhos que tinha (solidão).

Mediante essa situação Noemi empreende uma caminhada de volta a Belém de Judá.

“…porém o senhor me fez…”

Mostra ação de deus na vida do homem. Deus sempre estar pronto para restaurar a vida do homem,  seja  qual  for  a  sua  situação  em  que  ele  se  encontre,  triste,  abatido,  amargurado, desenganado. O senhor é poderoso para mudar o estado da vida do homem e alegrar novamente a sua vida.

“…voltar pobre.”

Aquele que é dependente do senhor. Esse é carente da bênção do senhor. É isso um dos motivos que nos faz permanecer na presença do senhor (abençoador).

CONCLUSÃO

O desejo de Deus é que o homem permaneça na sua presença desfrutando dessa tão grande salvação.


Link de DOWNLOAD para Usuários Premium

Mais Esboço de Pregação

Casa de Pão – Rute 1:1-6

Eliseu sara as águas – II Reis 2:19-22

A última Igreja Fiel no Livro de Rute – Rute 1:1-5

Cisterna de Belém – 2 Samuel 23:15

A Importância das Servas na Realização da Obra