A última Igreja Fiel no Livro de Rute – Rute 1:1-5

A última Igreja Fiel no Livro de Rute

Introdução

A última Igreja fiel vive na terra durante o período profético que começa com a volta dos judeus a Israel representado no livro de Rute pela volta de Noemi a Israel, e termina com o arrebatamento da Igreja, e suas bodas com o Cordeiro representado pelo casamento de Rute com Boaz.

Noemi – Israel

“E era o nome deste homem Elimeleque, e o de sua mulher Noemi, e os de seus dois filhos Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; e chegaram aos campos de Moabe, e ficaram ali. E morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com os seus dois filhos. Os quais tomaram para si mulheres moabitas; e era o nome de uma Orfa, e o da outra Rute; e ficaram ali quase dez anos. E morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando assim a mulher desamparada dos seus dois filhos e de seu marido”. Rute 1:1-5

Noemi, que representa Israel, foi para a terra de Moabe onde morreu seu marido Elimeleque, que significa “Deus do rei” e seus dois filhos. Isso aconteceu quando Israel rejeitou a Jesus como Messias. Ao ser dispersa pelas nações, Israel perdeu tudo que tinha. Elimeleque morreu em Israel – Isto é – o “Deus do rei” – Jesus, o conhecimento do verdadeiro Deus perece em Israel.

Grande sofrimento os judeus padeceram desde a destruição de Jerusalém. A própria Noemi profetizou a respeito quando diz: “Não me chameis Noemi, chamai-me “Mara” (amarga) porque grande amargura me tem dado o Todo-poderoso. Cheia parti, porém vazia o Senhor me fez tornar. Por que pois, me chamareis Noemi (agradável)? Pois o Senhor testifica contra mim, e o Todo-poderoso me tem afligido tanto. (Rute 1:20-21)”. Durante estes últimos dois mil anos os judeus sofreram grandes perseguições incluindo o holocausto na Europa.

Rute e Orfa – A Igreja Fiel e Infiel

Então levantaram a sua voz, e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra, porém Rute se apegou a ela. Por isso disse Noemi: Eis que voltou tua cunhada ao seu povo e aos seus deuses; volta tu também após tua cunhada. Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Rute 1:14-16

Rute e Orfa eram gentias e representam as igrejas gentílicas na época de Laodicéia. Uma é fiel e a outra é a infiel. Ambas choram e agem como se fossem seguir a Noemi. Orfa age como se tivesse intimidade com as coisas que recebeu do Senhor através de Israel (Orfa beija Noemi v. 14). No entanto, essa igreja rejeita ao Senhor e segue seus próprios interesses voltando para Moabe e seus deuses. Porém a Igreja fiel, abandona seus interesses e se apega ao Senhor como Rute se apegou a Noemi. Esta direção que vem de Noemi representa o que a Igreja recebeu do Senhor através de Israel – A Bíblia, a doutrina dos apóstolos, a revelação de Jesus Cristo tudo isso é caminho que leva a terra prometida. A volta de Noemi para Israel é uma jornada espiritual e eventualmente física também.

O Período profético da volta de Noemi com Rute

a)  A Sega da Cevada e a do Trigo

“Assim Noemi voltou, e com ela Rute a moabita, sua nora, que veio dos campos de Moabe; e chegaram a Belém no princípio da colheita das cevadas”. Rute 1:22

“Assim, ajuntou-se com as moças de Boaz, para colher até que a sega das cevadas e dos trigos se acabou; e ficou com a sua sogra”. Rute 2:23

Rute e Noemi chegam a Israel na época da sega, que representa o tempo profético mencionado por Jesus na parábola do trigo e do joio no livro de  Mateus 13:24-43. “…a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos.”

O livro de Rute menciona duas ceifas – a sega da cevada e a sega do trigo. Elas chegam no começo da sega da cevada. A sega das cevadas eram marcadas pelas chuvas serôdias (últimas chuvas). As chuvas serôdias são também um indicador profético desse período que representa a última grande chuva do batismo com o Espírito Santo sobre a Igreja.

Na multiplicação dos pães, Jesus usou cinco pães de cevada e dois peixes. A cevada então representa a Palavra Revelada pelo Espírito. O trigo representa as vidas que são salvas como Jesus explicou na parábola do trigo e do joio.

b)  A Doutrina da Obra e o Trabalho da Igreja Fiel

A Palavra Revelada

“Disse-me ela: Deixa-me colher espigas, e ajuntá-las entre as gavelas após os segadores. Assim ela veio, e desde pela manhã está aqui até agora, a não ser um pouco que esteve sentada em casa”. Rute 2:7

Durante o período da sega da cevada o ministério dos anjos representado pelos segadores se manifesta para trazer a Palavra Revelada a Igreja. Todavia, a Igreja fiel não recebe a revelação de braços cruzados. Ela trabalha, busca, para colher as espigas que caem . A Igreja fiel trabalha nos campos de Jesus representado por Boaz e ouve diretamente dele (v. 8) por que tem a revelação.

O Corpo

“Então disse Boaz a Rute: Ouves, filha minha; não vás colher em outro campo, nem tampouco passes daqui; porém aqui ficarás com as minhas moças. Os teus olhos estarão atentos no campo que segarem, e irás após elas; não dei ordem aos moços, que não te molestem? Tendo tu sede, vai aos vasos, e bebe do que os moços tirarem”. Rute 2:8-9

“Assim, ajuntou-se com as moças de Boaz, para colher até que a sega das cevadas e dos trigos se acabou; e ficou com a sua sogra”. Rute 2:23

A Igreja fiel tem a recomendação de Jesus para escutar e obedecer (v. 8). Boaz manda que Rute se junte as moças que conhecem o seu campo. Isto representa a direção do Espírito no corpo. A última Igreja fiel persevera no corpo recebendo a direção do Espírito até o fim (v. 23). Ela trabalha até o final da sega do trigo colhendo as vidas para a salvação que são adicionadas ao corpo.

O Sangue de Jesus

“E, sendo já hora de comer, disse-lhe Boaz: Achega-te aqui, e come do pão, e molha o teu bocado no vinagre. E ela se assentou ao lado dos segadores, e ele lhe deu do trigo tostado, e comeu, e se fartou, e ainda lhe sobejou”. Rute 2:14

Conclusão

A Igreja só pode ser saciada com o sangue de Jesus. Na hora de comer ela come do pão molhado em vinagre que é um produto da uva.


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