E Jacó não tinha sede
Isaías 48:21
E Jacó não tinha sede, quando o levava pelos desertos; fez-lhe correr água da rocha; fendendo ele as rochas, as águas manavam delas. Isaías 48:21
Introdução
O livro de Isaías apresenta a Salvação de Deus para o homem. O Senhor nosso Deus voltando-se para resgatar e conduzir alguém que sequer merece o seu favor. No deserto, sem direção, sem sentido para a vida, o grande segredo é: “… quando o levava…”. A salvação consiste em sermos levados por Deus.
Desenvolvimento
O texto fala de Jacó, uma pessoa que não tinha direito, mas que, por desejar a bênção de Deus na sua vida, alcançou misericórdia e tornou-se um grande povo. Assim, também nós que, não por direito, mas pela graça de Deus, somos abençoados.
O Senhor libertou aquele grande povo da escravidão do Egito e, como diz o texto: “levou-os pelos desertos”, para a terra que lhes prometera. Nada lhes faltou, quer fosse recurso material ou espiritual. O milagre os acompanhou em todos os anos que caminharam em terra seca.
Ele mesmo os levou à rocha que, ao ser fendida pelo Senhor, jorrou água para dessedentar a sua sede. A Bíblia nos fala que Moisés, homem de Deus, obedecendo ao Senhor, feriu a rocha com a sua vara e fez sair água d’ela. Vemos em tudo isso, a profecia da salvação em Jesus, a rocha ferida, fendida no calvário para que, do seu interior brotassem águas para saciar a sede da nossa alma. Sede de paz, de alegria, de vida.
O Pai nos aponta a pessoa do Filho que, do Seu interior, fez derramar o Espírito Santo, aquele que restaura a nossa comunhão com Deus, dá vida à nossa alma. Como diz: “todo o que o Pai me dá virá a mim”.
Depois de ferida uma vez no Calvário, agora o que nos resta é falar à rocha. Como depois o Senhor disse a Moisés: “falai a rocha e dela sairá água”, a água da rocha são as respostas de Deus para o necessitado, resposta essas que são consolo, conforto, paz, felicidade, alegria, libertação, saúde, salvação… Pois todo aquele que pede recebe, Deus quer ouvir o nosso clamor.
Conclusão
Da rocha ferida em Horebe fluiu pela primeira vez a torrente viva que refrigerou Israel no deserto. Durante todas as suas vagueações, onde quer que fosse necessário, eram supridos de água com um milagre da misericórdia de Deus. A água não continuou, entretanto, a brotar de Horebe. Onde quer que, em suas jornadas, necessitavam de água, esta jorrava ali das fendas da rocha, ao lado de seu acampamento.
A segurança que temos é saber que, em Jesus, o Senhor tem conduzido a nossa vida. Às vezes pelo deserto e não sabemos que nele há uma promessa de bênção para nós.

Faça login!
Mais conteúdo
Máscara destruída – Isaías 25:7-9
A Pedra Branca – Apocalipse 02:17
Isaías 38:17 – Abraçaste a minha alma
Serei para Israel como orvalho – Oséias 14:5
A parábola da semente – Marcos 4:26-29
Efésios 3:17-19 – Amor de Deus
Muitos são chamados mas poucos escolhidos – Mateus 22:14
Ela pediu fontes de águas – Josué 15:18-19
Eu tenho de tudo – Gênesis 33:09-11
Fugi do meio da Babilônia – Jeremias 51:6
A minha alma tem sede de Deus – Salmos 42:1-3
Deixe a capa antes – Marcos 10:46-52
A terra e os céus envelhecerão como roupas – Hebreus 1:10-12