Serei para Israel como orvalho – Pregação
Esboço de Pregação em Oséias 14:5 – Eu serei, para Israel, como orvalho; ele florescerá como o lírio e espalhará as suas raízes como o Líbano.
Introdução de Oséias 14:5
Deus nunca deixou o homem a mercê da sua própria sorte. O povo de Israel é uma prova como Deus ama e cuida do seu povo. Apesar que muitas das vezes o homem queira andar em seus próprios caminhos. Isso aconteceu com Israel por inúmeras vezes e acontece também em nossos dias.
O povo de Israel estava distante de Deus, devido aos seus pecados. Através do profeta Oséias é feito um convite maravilhoso, Os. 14:1- “ volta, ó Israel para o Senhor, teu Deus, porque pelos teus pecados, estás caído.
Além disso, no verso que lemos há uma promessa de vida para o povo de Israel.
Qual foi a promessa feito por Deus para Israel? Foi a seguinte diz o texto que lemos, “Serei para Israel como orvalho…”
Desenvolvimento
O que é o orvalho?
Também chamado de sereno ou rocio, é um fenômeno físico no qual a umidade do ar precipita por condensação na forma de gotas, pela diminuição da temperatura ou em contato com superfícies frias.
Orvalho só cai durante a noite. Vivemos este momento profético que é a noite e precisamos do orvalho espiritual e de seus benefícios.
O orvalho cai diariamente, as bênçãos de Deus são constantes sobre o seu povo. A cada dia somos alvos da operação do Senhor.
Podemos destacar três benefícios do orvalho:
1- FONTE DE VIDA
Sem o orvalho a vegetação morreria. O homem só tem vida eterna quando tem uma experiência pessoal com o Senhor Jesus de Salvação.
I Jo 5:11-12- “e o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho. Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida.”
2- REFRIGÉRIO
A sequidão da alma, traz ao homem angústias, incertezas e medo da morte. Mas ao servo fiel não falta o refrigério para a sua alma e a certeza que em breve estaremos com o Senhor na sua eternidade.
Sl. 23:3-“ Refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.”
3- RENOVO
Podemos dizer que o orvalho é a provisão da natureza para a renovação da face da terra. Não tem faltado na caminhada daqueles que servem a Deus o renovo espiritual. Por isso a igreja fiel não desface diante das lutas e provas que enfrentamos.
O Senhor tem renovado constante o seu povo porque a salvação é uma experiência nova com Deus a cada dia.
Lamentações de Jeremias 3:22-23- “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.”
Como receber este orvalho de Deus?
Há condições para a vegetação receber o orvalho. Da mesma forma acontece na vida espiritual, para o homem receber o orvalho de Deus, ou seja, as suas bênçãos.
Quais são elas?
1- O orvalho só cai durante a noite, enquanto a vegetação repousa;
Ø Descansar aos pés do Senhor, vem o orvalho celestial sobre o servo de Deus.
2- Os poros das plantas se abrem para receber o orvalho;
Ø Abrir o coração para o Senhor fazer morada e ter liberdade para operar em nossas vidas.
3- Uma completa quietude, ou seja, a temperatura precisa baixar e o vento cessar, e o ar precisa estar fresco e calmo.
Ø Confiar e esperar no Senhor, porque no momento certo vem as bênçãos.
Conclusão de Oséias 14:5
Essa mesma promessa, “Serei para com Israel como Orvalho…” (Os 14:5a) que Deus fez a Israel é feita a toda a sua igreja. Deus tem mais prazer em abençoar o homem, mais no que o homem de ser abençoado.
Esboço de Pregação em Oséias 14:5 – Eu serei, para Israel, como orvalho; ele florescerá como o lírio e espalhará as suas raízes como o Líbano.