SEREI PARA ISRAEL COMO ORVALHO – Oséias 14:5

SEREI PARA ISRAEL COMO ORVALHO – Oséias 14:5

SEREI PARA ISRAEL COMO ORVALHO

Oséias 14:5 “Eu serei para Israel como o orvalho;…”

INTRODUÇÃO:

Deus nunca deixou o homem a mercê da sua própria sorte. O povo de Israel é uma prova como Deus ama e cuida do seu povo. Apesar que muitas das vezes o homem queira andar em seus próprios caminhos. Isso aconteceu com Israel por inúmeras vezes e acontece também em nossos dias.

O povo de Israel estava distante de Deus, devido aos seus pecados. Através do profeta Oséias é feito um convite maravilhoso, Os. 14:1- “ volta, ó Israel para o Senhor, teu Deus, porque pelos teus pecados, estás caído.

Além disso, no verso que lemos há  uma promessa de vida para o povo de Israel.

Qual foi a promessa feito por Deus para Israel? Foi a seguinte  diz o texto que lemos, “ Serei para Israel como orvalho…”

DESENVOLVIMENTO:

O que é o orvalho? 

Também chamado de sereno ou rocio, é um fenômeno físico no qual a umidade do ar precipita por condensação na forma de gotas, pela diminuição da temperatura ou em contato com superfícies frias.

Orvalho só cai durante a noite. Vivemos este momento profético que é a noite e precisamos do orvalho espiritual e de seus  benefícios.

O orvalho cai diariamente, as bênçãos de Deus são constante sobre o seu povo. A cada dia somos alvos da operação do Senhor.

Podemos destacar três benefícios do orvalho:

1-    FONTE DE VIDA

Sem o orvalho  a vegetação morreria. O homem só tem vida eterna quando tem uma experiência pessoal com o Senhor Jesus  de Salvação.

IJo.5:11-12- “ e o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho. Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida.”

2-    REFRIGÉRIO.

A sequidão da alma, traz ao homem angústias, incertezas e medo da morte. Mas ao servo fiel não falta o refrigério para a sua alma e a certeza que em breve estaremos com o Senhor na sua eternidade.

Sl. 23:3-“ Refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.”

3-    RENOVO

Podemos dizer que o orvalho é a provisão da natureza para a renovação da face da terra. Não tem faltado na caminhada daqueles que servem a Deus o renovo espiritual. Por isso a igreja fiel não desface diante das lutas e provas que enfrentamos.

O Senhor tem renovado constante o seu povo porque a salvação é uma experiência nova com Deus a cada dia.

 Lamentações de Jeremias 3:22-23- “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as misericórdias não têm fim;renovam-se  cada manhã. Grande é a tua fidelidade.”

Como receber este  orvalho de Deus ?

Há condições para a vegetação receber o orvalho. Da mesma forma acontece na vida espiritual,  para o homem receber o orvalho de Deus, ou seja, as suas bênçãos.

Quais são elas?

1-    O orvalho só cai durante a noite, enquanto a vegetação repousa;

Ø  Descansar aos  pés do Senhor, vem o orvalho celestial sobre o servo de Deus.

2-    Os poros das plantas se abrem para receber o orvalho;

Ø  Abrir o coração para o Senhor fazer morada e ter lberdade para operar em nossas vidas.

3-    Uma completa quietude, ou seja, a temperatura precisa baixar e o vento cessar, e o ar precisa estar fresco e calmo.

Ø  Confiar e esperar no Senhor, porque no momento certo vem as bênçãos.

             

CONCLUSÃO:

Essa mesma promessa, “ Serei para com Israel como Orvalho…” (Os. 14:5a) que Deus fez a Israel é feita a toda a sua igreja. Deus  tem mais prazer em abençoar o homem, mais no que o homem de ser abençoado.


Gostou? Então compartilhe

Deixe um comentário

Novidades do site

Assine e confirme no seu email