Êxodo

NOVO CAMINHAR – Êxodo 3:1-9

NOVO CAMINHAR – Pregação

Esboço de Pregação em Êxodo 3:1-9 – E apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto, e chegou ao monte de Deus, a Horebe.

E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia.

Moisés disse: Agora me virarei para lá, e verei esta grande visão, porque a sarça não se queima.

E vendo o Senhor que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui.

E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa.

Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus.

E disse o Senhor: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores.

Portanto, desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do perizeu, e do heveu, e do jebuseu.

E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem.

Desenvolvimento de Êxodo 3:1-9

Moisés havia sido educado para suceder ao trono do Egito, ser o sucessor de Faraó.  Seu nome estava escrito nas colunas do palácio e, quando ele fugiu, Faraó mandou riscar.

Estava debaixo de um juízo de morte

Nós também nascemos debaixo de um juízo de morte.  Era um homem comum como nós.  O Senhor trata com cada um de nós em particular, porque, para Ele, nós somos muito importantes, mas para o mundo não somos nada (sarça no deserto);

Midiã

Pequeno povo que não tinha compromisso com o Senhor.  Tipo da religião.  Tinha vários deuses e o sogro de Moisés era sacerdote de lá;

Moisés não tinha nenhum bem, o rebanho que ele apascentava não era seu, era de seu sogro.  Já pensava estar no final da vida (80 anos) e não ter mais nada para alcançar.

Viu uma sarça ardendo em fogo (era comum a sarça pegar fogo no deserto.  O fogo a consumia e não sobrava nada – tipo do homem sem o Senhor, morre e ninguém mais se lembra dele – foi citado o Salmo 90 escrito por Moisés);

Moisés desejou ser como aquela sarça, ter aquele fogo que queimava e não consumia (o Espírito Santo).

Moisés trouxera do Egito as sandálias (só os senhores usavam sandálias, os servos não):  Não mudou o caminhar, continuava da mesma forma, os mesmo pensamentos, etc.

Tira as sandálias e falarei contigo

É preciso se desfazer das coisas do mundo, ter uma nova forma de vida para termos acesso a Deus;

Trouxe-o para perto

Falou com Ele:  Mostrou o projeto, falou de Seus planos na vida de Moisés;

Precisamos mudar o nosso caminhar;

Saiu do Egito?   Mudou o caminhar?

Não? Então há juízo de morte.

Sim?  Então Deus falará contigo.

Esboço de Pregação em Êxodo 3:1-9 – E apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto, e chegou ao monte de Deus, a Horebe.



Mais Esboço de Pregação

“Tira a sandália dos pés” – Êxodo 3:1-5

REVERÊNCIA NO TEMPLO – Êxodo 3:5

O Pastor busca o seu rebanho – Ezequiel 34:12

Importa, porém, caminhar hoje – Lucas 13:32-33

Sobe poço, sobe poço – Números 21:16-19