1 Reis

O reino de Salomão – I Reis 10:1-13

O reino de Salomão – Pregação

Esboço de Pregação em I Reis 10:1-13 – ¹ E, ouvindo a rainha de Sabá, a fama de Salomão, acerca do nome do Senhor, veio prová-lo por enigmas.  

Desenvolvimento de I Reis 10:1-13

A rainha de Sabá foi um dia à Jerusalém para conhecer a Salomão e prová-lo com perguntas e enigmas que guardava no coração. Ela havia ouvido falar da fama e das riquezas do rei Salomão e não acreditava totalmente no que lhe disseram. Ela não conhecia nada igual, por isso duvidou e no seu coração desejou constatar pessoalmente aquelas palavras. Na sua incredulidade ela partiu para Jerusalém, levando consigo os seus valores pessoais como quem quer impressionar e competir com quem vai se encontrar.

Obra do Espírito

A pessoa que ouve falar da Obra do Espírito, geralmente dúvida de que haja algo semelhante.  Duvidando também de que a sabedoria e o reino do Senhor sejam um fato concreto. Mas quando ele vem à casa do Senhor para conhecê-Lo, sempre traz consigo toda a sua bagagem de dúvidas, medos, traumas, insegurança. Além dos seus valores materiais, culturais, religiosos, etc.

Salomão, disse-lhe tudo que havia no seu coração, nada deixou em oculto que não revelasse. A sabedoria de Salomão não era algo natural, mas ele a recebeu do Senhor, por isso a Palavra diz que não houve outro semelhante a ele em sabedoria.

O homem é um ser cheio de dúvidas e questionamentos e por mais que estude não consegue resposta para tudo que precisa saber, além disso, existem coisas do profundo de sua alma que não podem ser respondidas através dos livros ou pesquisas. 

Somente o Senhor pelo seu Espírito pode dar ao homem as respostas satisfatórias para todas as suas dúvidas, e quando o homem vai ao Senhor, Ele revela o profundo e o escondido de sua alma, pois somente o Espírito sonda os corações e sabe o que se passa no seu íntimo. 

Outros detalhes que chamaram a atenção da rainha de Sabá:

Abaixo podemos relacionar as virtudes do reino de Salomão com a Obra que realiza no meio do seu povo.

Sabedoria de Salomão

Quando o homem dá lugar ao Senhor recebe toda sorte de bençãos, a sabedoria coloca cada coisa no seu devido lugar para funcionarem de forma correta. A sabedoria de Salomão estava ligada à sua fidelidade ao Senhor.

Casa que edificara

A obra que Deus tem edificado dentro de nós, é extraordinária, tem feito tudo novo em nossas vidas. O Senhor Jesus tem edificado um altar de adoração em nosso coração, fruto da bênção da Salvação em nossa vida.

A comida de sua mesa

A Palavra Revelada pelo Senhor, a qual sacia a fome do necessitado sem o cansar. A graça do Senhor manifestada na Palavra sem aquelas coisas que são típicas da religião (discursos longos e enfadonhos).

O assentar de seus servos

A reverência dos servos na Casa do Senhor, e onde o servo de Deus vai leva consigo o brilho do Espírito Santo. “Vós sois o sal da terra”

O estar de seus criados e os vestidos deles

Podemos comprar os criados de salomão e suas vestimentas com o testemunho dos servos do Senhor, servimos ao Senhor com vestes de Salvação e com a alegria do Espírito Santo.

Os copeiros

Os copeiros serviam as mesas, e isso nos lembra muito a postura dos obreiros de Deus na realização da obra, dos pastores que sempre cuidam das ovelhas do Senhor, as senhoras que oram, cuidam e ensinam.

Como subiam à Casa do Senhor

A satisfação e a alegria de ir à igreja para adorar ao Senhor na sua casa (Sl 122: 1). A maneira como o culto se processa.

Não houve mais espírito nela….

A rainha de Sabá reconhece a sabedoria e a glória de Salomão e elogia os seus servos. Após sua experiência com Salomão, a rainha lhe dá seus tesouros e valores, os quais foram colocados na Casa do Senhor.

Conclusão de I Reis 10:1-13

Quando o homem reconhece o Senhorio do Espírito sobre sua vida, ele entrega toda a sua vida nas Suas mãos, bem como os seus valores e recursos materiais, tudo é colocado à disposição do Senhor para que realize sua Obra.

No final, Salomão deu à rainha de Sabá tudo quanto desejou seu coração, além do que recebeu dela, conforme a sua largueza.

Deus sempre dá ao homem, segundo a sua misericórdia, muito mais além do que lhe pede, segundo a sua graça infinita (Mt 19: 28 e 29).

Esboço de Pregação em I Reis 10:1-13 – ¹ E, ouvindo a rainha de Sabá, a fama de Salomão, acerca do nome do Senhor, veio prová-lo por enigmas.  



Mais Esboço de Pregação