Pular para o conteúdo

As últimas palavras – 2 Samuel 23:1


As últimas palavras daquele que foi escolhido por Deus

Esboço de Pregação em 2 Samuel 23:1 – “… Estas são as últimas palavras de Davi: Diz Davi, filho de Jessé, e diz o homem que foi levantado em altura, o ungido do Deus de Jacó, e o suave em salmos de Israel…”

Introdução de 2 Samuel 23:1

Sempre que se fala em as “últimas palavras”, já sobe ao nosso coração certa tristeza, a perda ou separação, diferentemente das “primeiras palavras” últimas palavras não são aguardadas com ansiedade por ninguém. 

Certamente, se fossemos dizer para alguém proferir as suas últimas palavras; eles diriam “não quero morrer”, ou seja, as últimas palavras, podem ser pedido desculpas ou perdão. 

As últimas palavras de Davi, portanto, destoar de tudo aquilo que normalmente acontece com aqueles que estão prestes a morrer.

Há duas coisas que aprendemos com Davi: 

*A primeira delas é que Davi tinha uma experiência com Deus e quem tem Experiência com Deus não tem o porquê lamentar… Se viveu 20, 50 ou 100 anos; o que importa é cumprimento da vontade do Senhor na sua vida, a outra coisa é que Davi era um homem grato a Deus. 

Desenvolvimento 

E estas são as últimas palavras de Davi

As últimas palavras de Davi foram palavras proféticas, ou seja, tudo aquilo que os seus lábios proferiram com aquelas que seriam as suas últimas palavras, estavam relacionadas ao Profético mencionando que Senhor Jesus como a Rocha, como o justo, sobre o Reino e o governo do Senhor, ao afirmar que haveria um justo que iria dominar sobre os homens e menciona sobre o arrebatamento, como sendo um dia em que o sol sairá em sua maior força, um dia sem sombras ou variações. Conclui-se, portanto, que, a profecia estava em seus lábios, como também em seu coração e na sua mente. 

Filho de Jessé

Davi lembra as suas raízes ao mencionar aquele que o gerou. Saber as nossas origens é importante; de onde viemos? Onde estamos? E para onde vamos? Davi foi gerado por Jessé, Davi viveu uma vida de experiências com Deus e agora era chegada a hora do seu recolhimento (a sua partida). 

Quantas coisas naquela hora não passará na mente de Davi? O seu chamado, fruto de uma escolha que não fora humana, mas divina, pois, foi o Senhor que fizera, as batalhas travadas, as vitórias alcançadas no Senhor, entre tantas outras coisas. 

“… E diz o homem que foi levantado em altura…”  Levantado ou honrado por quem? Pelo Senhor, Deus o honrou, sendo com Davi ao longo da sua vida, Davi não se fez Rei, mas o Senhor foi quem o fez, prometeu a ele Reino. 

Vemos hoje no mundo os homens proclamam a si mesmos como rei, senhores.

“… O ungido do Deus de Jacó…” O segredo da vida de Davi era a unção que estava sobre a sua vida, ou seja, o Espírito Santo a governá-lo e capacitá-lo para cumprir os propósitos do Senhor em relação ao seu povo.

“… E o suave em salmos de Israel…” O louvor a Deus era outra marca na vida de Davi. A alma que anela a cada instante adorar o seu criador. 

Conclusão de 2 Samuel 23:1

Davi traz a memória a sua origem (filho de Jessé), o que Deus fizera em sua vida (o homem levantado em altura), a benção recebida (o ungido do Deus de Jacó) e o sentimento que havia em sua alma e o movia, ou seja, o seu louvor ao seu Senhor (suave em salmos). Mas o que mais importava para Davi era o que dizia respeito ao seu Senhor e em suas últimas palavras o profético o objetivo não era falar de si mesmo, mas anunciar a pessoa maravilhosa do Senhor Jesus, como a Rocha, o justo, o que tem domínio e que voltará em breve para arrebatar a sua Igreja fiel.

Esboço de Pregação em 2 Samuel 23:1 – “… Estas são as últimas palavras de Davi: Diz Davi, filho de Jessé, e diz o homem que foi levantado em altura, o ungido do Deus de Jacó, e o suave em salmos de Israel…”


botaodownload

Mais Esboço de Pregação

O Senhor te ouça no dia da angústia – Salmo 20

Mensagem para Família – I Samuel 17:17-18

Caiu da Graça de Deus – Atos 20:9-12

Efésios 3:17-19 – Amor de Deus


Alguma dúvida?