Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :
img

Jeremias 9:17-20 – O choro das Carpideiras

O CHORO DAS CARPIDEIRAS

“Assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai, e chamai carpideiras que venham; e mandai procurar mulheres hábeis, para que venham.
E se apressem, e levantem o seu lamento sobre nós; e desfaçam-se em lágrimas os nossos olhos, e as nossas pálpebras destilem águas.
Porque uma voz de pranto se ouviu de Sião: Como estamos arruinados! Estamos mui envergonhados, porque deixamos a terra, e por terem eles lançado fora as nossas moradas.
Ouvi, pois, vós, mulheres, a palavra do Senhor, e os vossos ouvidos recebam a palavra da sua boca; e ensinai o pranto a vossas filhas, e cada uma à sua vizinha a lamentação;” Jeremias 9:17-20

INTRODUÇÃO

Jeremias neste capítulo mostra-se semelhante a Jesus em sua compaixão pelo povo, com a lamentação profética sobre a destruição de Jerusalém (Lc 19.41).

Ele sente o drama de o povo ter se lançado tão profundamente no pecado a ponto de se esquecer de completamente do Senhor. Ele chega a desejar uma oportunidade de se livrar do povo, de se apartar dele por causa das suas escolhas e preferências, mas, negando-se a si mesmo, resiste a isso e o tolera numa esperança bem remota de salvar quem sabe os remanescentes dele.

Na Palavra encontramos momentos de luto, lamento, dor e muitas lágrimas, pois assim, eram marcados os cortejos, além de ter a presença de muitas pessoas, havia casos que o pranto durava dias.

As carpideiras que eram contratadas vestiam-se de preto e não tinham o habito de usar perfume, é possível vê tais características no livro de 2 Samuel 14.2 é citado o caso de uma mulher que teria sido contratada por Joabe de forma astuta para simular um luto perante o rei Davi.

Define-se carpideira a mulher a quem se pagava, para ir prantear os mortos (Jr 9.17). A Palavra menciona os prateadores em algumas passagens, como Jeremias 9.18, 20; 22.18, Ec 12.5, Amos 5.16 e Miqueias 5.38.

Este era o que chamamos de TEMPO DA ANGÚSTIA.
No tempo da angústia a alegria é transformada em lamento, a festa em luto e o prazer em pranto.

DESENVOLVIMENTO

A palavra “carpideira” é apenas mencionada no livro do profeta Jeremias 9.17, pois era uma forma do Senhor fazer o povo refletir ou uma forma de repreender de forma enérgica sobre a morte espiritual de Judá e, usando de uma metáfora requeria a lamentação sobre os acontecimentos preliminares e anunciados para os próximos 70 anos.
Ainda assim, o povo se mostrava indiferente e mesmo assim, o Senhor reiterava que as mães ensinassem suas filhas a prantearem.

A destruição iminente de Jerusalém era de tamanha proporção, multiplicando o número de mortos de tal maneira que seria necessário treinar mais carpideiras.

Deus iria punir ou visitar Judá, juntamente com o incircunciso, ou seja, com as nações vizinhas. A circuncisão, o sinal da aliança de Deus com Abraão, não tinha significado se o coração não fosse inteiramente do Senhor.
O coração daquele povo havia se afastado do Senhor de tal maneira, que se fez necessário convocar carpideiras, pois eram incapazes de produzir um arrependimento sincero.

É importante mencionar, que os problemas da cidade de Jerusalém têm uma relação profética com os nossos dias trabalhosos.

O cristianismo da atualidade, dos cultos antropocêntricos, tem dado lugar a todo tipo de animação, teatro, show, dispensando a ação do Espírito Santo que convence o homem do pecado, da justiça e do juízo, produzindo o choro sincero do arrependimento que o livra do cativeiro, do afastamento, exílio de Jerusalém, projeto de Deus.

O Amor tem esfriado, a Fé se tornou rara, aponto de profeticamente se dizer: “Quando vier o Filho do homem, achará Fé na terra”?

“A Fé cresce no caminho da espera” e muitos têm vivido apartados desta esperança.

Nesta hora profética há um povo atento á promessa:
“Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus”. Salmos 51:17

Um coração contrito é um coração humilde, quebrantado, arrependido, obediente, manso, significa que você está disposto a seguir o que o Senhor o que ELE REVELA, e tem satisfação em realizar Sua vontade e seguir Suas orientações, Doutrina, perseverando na Comunhão.

De uma certeza temos: Todos que obedecem ao Senhor, trazem a certeza de que um dia, não teremos mais motivos para lágrimas ou lamentações, pois a morte não terá mais domínio, não subirá aos nosso palácios: Ap. 21:4 “ E lhes enxugará dos olhos toda a lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.”

Hoje vivemos satisfeitos com o Senhor Jesus com a obra, felizes mesmo quando enfrentamos intempéries, quando choramos somos consolados, recebemos garantia de que o Senhor está cuidado de nós. Muito mais maravilhoso será no novo céu e nova terra porque Deus limpará toda a lágrima definitivamente, e não haverá mais morte, nem pranto, nem dor porque tudo o que é material já passou, para a igreja tudo se fará novo. Isto nos conforta.

CONCLUSÃO

Estamos vivendo TEMPOS DE RECONSTRUÇÃO e que nosso choro, seja como o de Neemias, no exercício dos RECURSOS DA GRAÇA, para novamente erguermos o que foi destruído pelo inimigo das nossas almas e podermos dizer de todo coração e ainda estimularmos aos que estiverem a nossa volta:

… porque a alegria do SENHOR é a vossa força. (Neemias 8:10)

O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. (Sl 30:5)

Só Ele pode mudar completar o ciclo entre a semeadura e a colheita trazer de volta a alegria da salvação (Salmos 51:12 …torna a dar-me a alegria da salvação)

Tornaste o meu pranto em folguedo; desataste o meu pano de saco, e me cingiste de alegria, Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. SENHOR, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Sl 30:11-12)

Davi disse que o rosto de Jesus era como uma manhã sem nuvens.
Ele resplandecerá e todas as lágrimas cessarão…e a noite não mais existirá.

Ele vem! MARANATA!


Gostou? Então compartilhe

  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • Pinterest
  • Buffer

1 Comments

  1. A paz do Senhor, boa é esta palavra não tenho duvida no nosso tempo há muita carpideira, ou seja a muitas igrejas que vive de enganar os outros com suas heresias, mais também tem muitas igreja serias que em cina a palavra de Deus como ela é.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar