UM CORAÇÃO SINCERO E GENEROSO – II Reis 10: 15-16

UM CORAÇÃO SINCERO E GENEROSO

 II Reis 10: 15-16

“E, partindo dali, encontrou a Jonadabe, filho de Recabe, que lhe vinha ao encontro, o qual o saudou e lhe disse: Reto é o teu coração, como o meu coração é com o teu coração? E disse Jonadabe:É. Então, se é, dá-me a mão. E deu-lhe a mão, e fê-lo subir consigo ao carro. E disse: Vai comigo, e verás o meu zelo para com o Senhor. E o puseram no seu carro.”

INTRODUÇÃO:

Naquela época, havia uma separação entre as 12 tribos que compunhamo povo de Deus. O povo ficou dividido em 2 reinos, assim chamados: Reino do Sul formado pelas tribos de Judá e Benjamim; e o reino do Norte, compostos pelas outras 10 tribos. Jeú, filho de Jeosafá, foi ungido pelo profeta Elizeu, e reinava na capital de Samaria.

Os fatos transcorridos no passado e descritos nas sagradas escrituras, retratam, não só um momento histórico vivido por um povo, mas –porque são profecias – apontam também para fatos futuros, haja vista as operações e maravilhas que acontecem ainda hoje diante dos olhos da Sua igreja que permanece fiel.

DESENVOLVIMENTO:

Jeú, que, em hebraico, significa “Ele é o Senhor”, era filho do rei Jeosafá, reinava sobre o reino do Norte, cuja capital era chamada de Samaria. Saindo ele de Samaria,capital do reino do Norte, encontrou-se com Jonadabe, que vinha ao seu encontro. Jonadade não era um judeu, mas gentílico. A partir daquele encontro, haveria uma transformação radical em sua vida. Igualmente a cada um de nós, quando nos dispusemos a ir ao encontro do Senhor Jesus.

A saudação é uma expressão de amor, de carinho e de afeto. Sabemos seu significado, pois foiassim que fomos e somos tratados pelo Senhor através do Seu amor maior, na pessoa do seu filho Jesus. O rei Jeú saudou a Jonadabe e falou-lhe de uma forma profunda, sabia das suas necessidades, suas carências, do propósito que havia no seu coração, pois o amor de Deus é o maior bem que o homem pode possuir e todas as suas necessidades serão atendidas quando se dispuser a viver sob os cuidados do rei.

A pergunta de rei Jeú a Jonadabe foi: Reto é o teu coração? O rei queria que Jonadabe fosse sincero, fosse verdadeiro, pois ele conhecia quem era aquele que veio ao seu encontro. Sabia e conhecia as necessidades e anseios dos homens. Ninguém se aproxima de um rei, senão para pedir ajuda, socorro para seus problemas. Jonadabe não foi uma exceção da regra, como nós também não somos.

Retos e verdadeiros para com Deus, é quando o homem reconhece que é um miserável pecador e que só o Senhor Jesus – o Rei dos reis – poderá perdoar os seus pecados e lhe assegurar um vida eterna nos céus. Seremos verdadeiros ao entender que Ele é o Senhor absoluto de todas as coisas e que não precisa de nós para coisa alguma. Nós é que precisamos desesperadamente da sua ajuda. Entrar no seu carro -que é a obra do seu Santo Espírito – é o que mais necessitamos nesta vida.

O rei Jeú disse a Jonadabe: Dá-me a mão. A salvação na vida do homem não é apenas um ato, mas, sobretudo, um processo. Em sendo assim, há uma dinâmica, e ela vai acontecendo à medida que caminhamos ao Seu lado. Ao estender a sua mão,Jonadabe demonstrou que aquilo que estava no seu coração não era apenas um sentimentomovido por uma circunstância, porém uma definição de vida. Estava,com aquele gesto, dizendo claramente que a partir daquele instante a direção da sua vida seria ditada pelo rei, não mais pertencia a si, suas vontades deixariam de existir e que tudo seria governado pelo seu Senhor. Nós, como igreja, sabemos e entendemos que só estaremos seguros e felizes se Ele nos conduzir.

CONCLUSÃO:

Foi aquele momento para Jonadabe uma experiência individual. A salvação consiste em uma experiência individual da criatura com o seu Criador. Poderá ter você também, nesta noite, a mesma possibilidade que foi concedida a Jonadabe. O significado em hebraico de Jonadabe é “o Senhor é generoso”. O nosso Rei está passando agora por aqui, está diante de cada um de nós e o seu destino é era o seu palácio – A morada celestial. Seja você também generoso para com Ele e estenda a sua mão.

Amém.

Gostou? Então compartilhe

Deixe um comentário

Novidades do site

Assine e confirme no seu email