Conhecer a revelação – Atos 8:26-30 / 34-38

 

Conhecer a revelação

Atos 8:26-30 / 34-38

 

Texto selecionado: Atos 8:26-30 / 34-38 “Um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Dispõe-te e vai para o lado do Sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza; este se acha deserto. Ele se levantou e foi.   Eis que um etíope, eunuco, alto oficial de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todo o seu tesouro, que viera adorar em Jerusalém,   estava de volta e, assentado no seu carro, vinha lendo o profeta Isaías.   Então, disse o Espírito a Filipe: Aproxima-te desse carro e acompanha -o.   Correndo Filipe, ouviu -o ler o profeta Isaías e perguntou: Compreendes o que vens lendo?)

 

Introdução: O homem precisa ter um encontro com Jesus ( Jesus vivo ), precisa ver a luz ( palavra revelada ) e se aprofundar na água da vida.

 

Desenvolvimento:

E o anjo do Senhor falou a Filipe a ministração dos anjos é algo significante no meio da igreja, pois são ordenados pelo Senhor para operar em favor daqueles que hão de herdar a salvação.

Levanta-te – O Senhor tem requerido uma posição dos seus servos para a evangelização, para o serviço. ( estar de pé ).

Caminho que desce de Jerusalém – que desce de Jerusalém quer dizer fora de Jerusalém ( fora do templo / da igreja )

Para gaza, que esta deserta – deserto é tipo do mundo, que não tem as doces consolações do Espírito Santo.

E levantou-se e foi – O servo diante da ordem do Senhor não questiona, imediatamente atende a revelação, imediatamente atende o que o Espírito lhe diz.

Eunuco, superintendente de tesouros – quando se tem uma revelação, uma orientação da parte do Senhor, não importa a posição social do homem.

Assentado no seu carro – acomodado / movido pela sua razão

E disse o Espírito a Filipe: chega-te, e ajunta-te a este carro – é a ação de assistir, de receber a pessoa que se achega.

E correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías e disse: entendes o que lês: como poderei entender se alguém não me ensinar? O eunuco pergunta, de quem diz o profeta? De si mesmo ou de outro? – no texto de Isaías não estava escrito o nome de Jesus, ele não alcançou porque estava limitado à letra, Jesus estava revelado atrás da letra ( palavra revelada )

Como poderei entender se alguém não me ensinar? – para alcançar a revelação é preciso estar em comunhão, no corpo.

Rogou que Filipe subisse no carro e com ele assentasse – reconheceu que precisava de ajuda. É necessário que o homem reconheça que precisa de ajuda.

Filipe abrindo a sua boca e começando nessa escritura anunciou a Jesus – Filipe estava cumprindo uma profecia, bastava-lhe abrir a boca, pois o Espírito é quem a encheu, revelou Jesus além da letra.

E indo eles a caminho chegaram ao pé de alguma água …que impede que eu seja batizado – só diante da revelação o homem pode se transformar ( novo homem / nova forma de vida )

É lícito se crês de todo o coração – entregar-se totalmente a Jesus.

O eunuco mandou parar o carro – saiu da sua razão.

Continuou seu caminho – não o mesmo, mas um novo e vivo caminho.

 

Conclusão: O Espírito enviou a Filipe, retirou o homem da sua angústia, falou diretamente ao seu coração, tirou-lhe de um caminho de morte e deu-lhe vida, aquele homem entendeu o projeto ( Jesus vivo ), nada o impediu, ele conheceu o que estava além da letra, teve um encontro com Jesus, deixou para trás sua bagagem, sua razão, seu entendimento humano. Ele não entendia o projeto para sua vida mas buscou e encontrou. Creu que Jesus é o filho de Deus. E o senhor, a senhora, você? Está diante da água ( Jesus ) o que lhe falta? Crês de todo o coração.

Gostou? Então compartilhe

Deixe um comentário

Novidades do site

Assine e confirme no seu email