img

Tesouro – Mateus 13:44

Tesouro

CULTO DE SENHORAS

UM MISTÉRIO NO CAMPO

📖 “Também o Reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem e compra aquele campo.”
Mateus 13:44

INTRODUÇÃO

Um homem, diz a parábola, passou por um campo e encontrou um tesouro escondido. Não podendo simplesmente leva-lo consigo, pois pertencia ao dono do campo, ele vende tudo quanto tem e compra o campo para poder ficar com o tesouro.

DESENVOLVIMENTO

O homem representa a cada um de nós, viajantes nessa vida, em busca de conquistas e riquezas cada vez maiores. O campo, nessa abordagem, representa a igreja. Nesse contexto temos dois grupos de crentes:

Crentes superficiais
Um grupo são os que passam pela igreja, encontram o tesouro escondido nela, a princípio, invisível, que é Espirito Santo, colhem algumas riquezas superficiais, como curas, prosperidade, libertações, e seguem seu caminho, sem, contudo, usufruírem do tesouro na sua integralidade, pois para tal, é necessário comprar o campo.

Esses entram e saem da igreja, de tempos em tempos, a medida que os recursos superficiais extraídos do tesouro se esgotam.

Crentes cheios do Espírito Santo
Outro grupo são os que passam pela igreja, encontram o mesmo tesouro, porém buscam algo além das riquezas superficiais, algo mais profundo, mais completo, o que os faz com alegria abrirem mão de seus valores e adquirirem aquele campo, pois não querem parte do tesouro, querem o tesouro completo.

O tesouro completo é o batismo com Espirito Santo, que dá ao homem a profundidade, a completude de todas as riquezas do Espirito, a salvação, a transformação, dons, poder, sinais, porém, para isso é necessário pagar o preço e adquirir o campo.

O preço do campo é a entrega pessoal, a entrega da vida ao dono do campo, que é Jesus. O tesouro completo é para quem tem posse do campo, vive nos limites do campo, isso é, na comunhão do corpo, na comunhão da igreja, pois o Espirito opera somente no corpo. Quem despreza a comunhão da igreja, despreza o próprio tesouro, lhe restando apenas se contentar com algum benefício superficial, temporal e pontual, dado pelo Espirito aos viajantes sem compromisso com Deus e seu igreja.

CONCLUSÃO

O campo, junto com o seu tesouro, só permaneceria com o comprador por 50 anos, conforme a lei:

“E santificareis o ano quinquagésimo, e apregoareis liberdade na terra a todos os seus moradores; ano de jubileu vos será, e tornareis, cada um à sua possessão, e cada um à sua família.”
Levítico 25:10

Logo após, todo campo e seu tesouro voltaria ao herdeiro original. Jesus voltará e nesse dia o campo será resgatado para si, o tesouro não estará mais a disposição dos viajantes, portanto, ainda é tempo de fazermos com Deus esse vantajoso negócio, ofertando a Deus nossas vidas cheias de problemas e recebendo dele esse tesouro maravilhoso, que é o Espirito Santo.

Pr. Raimundo Artini
Manaus/AM

Gostou? Então compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

It is main inner container footer text