Pular para o conteúdo

Eu sou o pão da vida – João 6:48


Eu sou o Pão da vida – João 6:48

Esboço de Pregação em João 6:48 – Eu sou o pão da vida. Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram. Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra. Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo. 

INTRODUÇÃO

Jesus havia realizado o milagre da multiplicação dos pães, saciando a fome de milhares de pessoas, no entanto, estas mesmas pessoas não entenderam que o Senhor Jesus tem algo muito mais superior para a vida do homem, do que lhe dar comida. Aquela multidão estava entendendo que ele era a solução para os problemas materiais, e estavam empolgados com isso, e o seguiam.

Num momento posterior, Jesus deu uma palavra para aquela mesma multidão, mas ele foi incisivo e os admoestou sobre este fato. Disse Jesus: “…vós me buscais […]porque comestes do pão e vos saciastes.” 

O interesse deles era pão da padaria, era um interesse por algo desta vida aqui. Foi por isso que o Senhor os admoestou a que se empenhassem e se esforçassem pela comida que permanece para a vida eterna e não pela comida que perece.

A partir daquele momento Jesus começou a falar de um outro pão, que não era o que eles foram procurar, ele disse: “Eu sou o pão da vida.”

DESENVOLVIMENTO de João 6:48

Esta expressão foi muito didática para ensinar que Jesus é o alimento para a alma, pois a alma também necessita de alimento, e só existe um, Jesus.

A alma do homem necessita da vida eterna, Jesus é o único que pode gerar esta vida. Quando ele age na vida do homem, a salvação se manifesta gerando esta vida de qualidade superior.

Muitos “seguidores” de Cristo, o seguem somente pelos interesses materiais, curas, soluções, aquisição de bens desta terra, etc.

Jesus é o pão da vida porque ele é o Salvador, aquele que satisfaz a alma, e dá ao homem o direito à vida eterna.

Assim como o nosso corpo físico necessita diariamente de alimentação, da mesma maneira a nossa alma necessita ser alimentada, mas só existe um alimento, um Salvador, Jesus Cristo, o nosso Senhor. “Pois nós, embora muitos, somos um só pão, um só corpo; porque todos participamos de um mesmo pão.” 1 Coríntios 10:17

CONCLUSÃO de João 6:48

Precisamos comer deste pão todos os dias. O pão que desce do céu, o alimento que vem da eternidade. Jesus revelado pelo Espírito Santo.

Ao nos alimentarmos de Jesus nossas almas são fortalecidas, entramos na dimensão da eternidade e nos preparamos para nossa entrada na eternidade.

Jesus é o pão da vida, e, ao mesmo tempo, este pão é repartido na comunhão da igreja, que é o seu corpo espiritual.

“O pão que partimos não é porventura a comunhão no corpo de Cristo?” 1 Coríntios 10:16b.

Paulo, ao escrever aos coríntios, falou que pelo motivo de muitos não discernirem o corpo de Cristo, ou seja, por não entenderem o que é a igreja, o mistério que opera no corpo, o pão que se revela neste corpo, há muitos fracos, doentes e mortos espiritualmente.

Por isso faz-se necessário tomarmos deste pão a cada momento, pois ele tem descido do céu a cada dia, como o maná caia no arraial de Israel quando atravessaram o deserto.

A igreja, hoje, atravessa este grande deserto, e Jesus, o Pão da Vida, todos os dias nos é servido, como bênção dos céus, nos preparando para a vida eterna, alimentando-nos com as suas palavras de vida eterna.

É tempo de buscar a Jesus, é tempo de nos prepararmos, para o dia que se aproxima, o dia do arrebatamento da igreja.

Esboço de Pregação em João 6:48 – Eu sou o pão da vida. Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram. Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra. Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo. 


botaodownload

Mais Esboços de Pregação

O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAI HOJE – Mateus 6:11

O rebanho de Jesus – João 10:14-16

Gênesis 24:54 – Banquete do Espírito Santo

Longe ou perto de Deus – I Samuel 1:9-10


Alguma dúvida?