Pular para o conteúdo

CULTO DE SENHORAS – “A Parábola do Fermento”


CULTO DE SENHORAS – “A PARÁBOLA DO FERMENTO”
“Outra parábola lhes disse: O reino dos céus é semelhante ao fermento, que uma mulher toma e introduz em três medidas de farinha, até que tudo esteja levedado.” Mateus 13:33

Abordagem para o Culto de Senhoras orientada no Quadro “Lâmpada para os meus Pés” da Rádio Maanaim: 6. Leia os textos de Apocalipse 17:4 e Apocalipse 19:8, e responda:

A igreja fiel se veste igual ou parecido com a infiel? Resposta: A resposta será abordada no decorrer da palavra.

Introdução

Estamos estudando as Parábolas do Reino contadas pelo Senhor Jesus em Mateus 13.

Hoje vamos ver sobre a parábola do fermento, e em especial sobre o que representa a mulher mencionada nessa parábola.

Desenvolvimento

A mistura

Jesus disse que o reino dos céus é semelhante ao fermento que uma mulher misturou em três medidas de farinha até que toda a massa cresceu. A atitude da mulher, de colocar fermento nas três medidas de farinha, não foi algo bom.
Naquela época as pessoas tinham o costume de fazer o pão asmo, isto é, pão sem fermento. Esse pão não ficava tão bonito quanto o pão com fermento, mas era um alimento forte, que sustentava. O fermento fazia o pão ficar bonito, grande, mas era só aparência, não trazia o mesmo sustento do pão asmo.

Pão sem fermento

O pão sem fermento é a figura do Senhor Jesus: “… não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.” Is 53:2b. Jesus disse “Eu sou o pão da vida.” Jo 6:48. Ele é a Palavra de Deus, que alimenta a nossa alma.
A massa pura, apenas com as três medidas de farinha representa a Obra perfeita da Trindade. O que recebemos de Deus Pai, do Senhor Jesus e do Espírito Santo é o que faz bem e fortalece o nosso coração e toda a nossa vida.
Não precisamos do fermento, que é a vontade do homem, a mentira, o engano, o pecado e tudo aquilo que se opõe à Obra perfeita de Deus.

Pão com fermento

Muitos hoje falam de Jesus, mas não têm salvação. Muitos até se dizem crentes, até possuem Bíblia, mas tudo é só aparência, só movimento, não há novo nascimento, não há vida transformada pelo poder de Deus. É necessário vigiar, pois há muitos mudando a Palavra de Deus para atrair as multidões, as pessoas. Mas tudo isso é pão com fermento.
Vamos ver alguns exemplos de “fermento” (falsas doutrinas) que o mundo tenta colocar dentro da “massa” (Obra perfeita de Deus): salvo uma vez, salvo para sempre; há muitos caminhos que nos levam à eternidade; se fizermos caridade alcançaremos salvação; Deus é amor, por isso o homem pode viver no pecado e mesmo assim ele será salvo pela graça de Deus…

A Obra do Espírito Santo não tem aparência (não possui fermento), não atrai multidões, pois nela, não fazemos a nossa vontade, mas a vontade de Deus. “E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.” Mt 7:14.

Igreja infiel

Mas quem acrescentou o fermento à massa? A mulher. Esta mulher tipifica a igreja infiel descrita em Ap 17:3-4 – “E levou-me em espírito a um deserto, e vi uma mulher assentada sobre uma besta de cor de escarlata, que estava cheia de nomes de blasfêmia, e tinha sete cabeças e dez chifres. E a mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada com ouro, e pedras preciosas e pérolas; e tinha na sua mão um cálice de ouro cheio das abominações e da imundícia da sua fornicação;”.

Ela se veste e se adorna de nobreza, de grandeza, mas é só aparência, como o fermento dito por Jesus. O interior de seu cálice é cheio de pecado e de tudo que desagrada a Deus.

Igreja fiel

A noiva do Senhor Jesus, a igreja fiel é diferente: “E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos.” Ap 19:8.
A igreja fiel se veste do que foi dado a ela. O Senhor é quem nos deu vestes de salvação, vestes de santificação. A igreja fiel é pura e santificada pela Palavra de Deus. “…Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.” Ef 5:25-27.

Como igreja fiel devemos vigiar para que nenhum fermento venha contaminar a nossa vida.

Conclusão

Somente Jesus, o Pão da vida, pode nos alimentar e fortalecer para prosseguirmos na caminhada rumo à eternidade. Não vamos permitir que nenhum fermento seja acrescentado à Obra perfeita realizada por Deus em nossas vidas. “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.” I Tm 4:16.


botaodownload
Link de DOWNLOAD para Usuários Premium

Mais Esboço de Pregação

Parábola do Fermento – Culto das Senhoras

Esboço – Parábola do Fermento

Carta à Igreja de Tiatira – Apocalipse 2:18-29

As ofertas de manjares – Levítico 2:4-8

Ofertas de Manjares – Levítico 2: 4-8



Alguma dúvida?