Ofertas de Manjares – Levítico 2: 4-8

 

Ofertas de Manjares

Levítico 2: 4-8

INTRODUÇÃO – Existiam três tipos de Ofertas de Manjares que eram preparadas com flor de farinha, azeite e incenso, sem fermento ou mel, as quais eram orientadas pelo Senhor ao povo de Israel. Estas ofertas poderiam ser preparadas das seguintes formas:

Na sertã ou frigideira;

Na caçoula ou panela; e

No forno.

A Oferta na Sertã ou Frigideira era vista por todos, e tipifica as coisas que colocamos diante do Senhor e que são do conhecimento de todos na igreja – enfermidades, perda de familiares, desemprego, etc. – estas coisas representam lutas da nossa vida e que de alguma forma os irmãos tomam conhecimento e participam com suas orações.

A Oferta da Panela era vista somente pelos sacerdotes, representando aquele tipo de coisas  ou problemas que somente o Pastor ou o diácono conhecem – problemas conjugais, lutas no trabalho ou na família, problemas financeiros e outros – estes não são do conhecimento da igreja, pois são particulares e tratamos deles com o pastor ou o diácono responsável.

A Oferta no Forno era preparada na intimidade do lar e ninguém via. Depois de pronto o bolo, era levado ao templo, ofertado e comido com alegria ao final. Ela representa as coisas que só o Senhor conhece, são os nossos segredos e intimidades que só contamos ao Senhor, em quem esperamos a solução. Quando a solução vem, aí testemunhamos da bênção para todos, a fim de que todos se alegrem conosco e participem da nossa experiência.

CONCLUSÃO – As ofertas eram preparadas com os seguintes ingredientes:

Flor de Farinha – A Palavra Revelada.

Azeite e Incenso – Unção do Espírito Santo e Orações sinceras.

Sem fermento ou mel – Sem aparência ou emotividade humana.

 

Gostou? Então compartilhe

Deixe um comentário

Novidades do site

Assine e confirme no seu email