Pular para o conteúdo

A profanação do altar do Senhor – 2 Reis 16:14


A profanação do altar do Senhor

Culto das Senhoras – 2 Reis 16:14

Introdução

Estamos aguardando o momento da nossa partida, e a nossa bagagem precisa estar na mão, porque quando nosso transporte chegar não vai dar tempo de fazer as malas. Assim será a volta de Jesus … E se … o noivo chegar e minha candeia estiver vazia?

Desenvolvimento

Uma grande batalha estava para vir sobre Judá, e o rei Acaz não foi orar, buscar ao Senhor, nem organizar seu exército, mas o rei foi buscar socorro da Assíria, lhe enviando como presente, a prata e o ouro da casa do Senhor. E o rei Acaz viu um altar diferente em Damasco, e copiou todo o modelo e enviou ao sacerdote Urias, que não rejeitou, mas fez conforme tudo quanto o rei Acaz lhe ordenara (2 Re 16:16). E neste altar fizeram cultos, atribuindo a vitória de Judá a este deus. Pondo assim, o altar do Senhor de lado.

Aplicação

Nós somos o templo do Espírito Santo, e como no passado o sacerdote era responsável pelo culto, nós também temos o sacerdócio universal, somos os responsáveis para fazer da nossa vida um culto ao Deus vivo. Isso só vai acontecer quando seguimos o projeto traçado por Deus, sem nada alterarmos.

O altar no templo, aponta para o calvário, onde o cordeiro de Deus foi sacrificado para nos dar o livramento da morte eterna, o perdão dos nossos pecados. Jesus é o único mediador entre Deus e homem (1 Timóteo 2:5), o único caminho (João 14:6), o único salvador (Atos 4:12/Efésios 2:8). Trocar o altar é profanar, desrespeitar, afrontar a Deus. É alterar o projeto feito por Deus. Substitui o altar é desprezar o sacrifício de Jesus, a agir do Espírito Santo, o Seu perdão… é desviar da doutrina.

Diante de tanta coisa que havia no templo, o altar do Senhor, era só uma “coisinha”, mas que, ao ser tirado inviabilizou todo o culto. Se não passarmos pelo altar do sacrifício de Jesus, não chegará à Deus a nossa oração, nosso louvor … não entraremos na presença de Deus. Houve interferências no templo porque faltou temor, discernimento e o entendimento de que esta Obra pertence ao Senhor, o comando vem de Deus.

Temos o Espírito Santo a nossa disposição para nos dar o recurso do temor e o discernimento, para que, seja rejeitado o que não agrada ao Senhor, porque o projeto não pode ser alterado. O Senhor não mudou, a Palavra não mudou… o que Deus queria da igreja primitiva é o que Ele quer de nós hoje.

DINÂMICA PARA SENHORAS

Lendo o livro de II Reis, capítulo 16 versos de um a vinte, e comparando ao ensino da restauração dos muros de Jerusalém, faça um paralelo entre o comportamento de Neemias e o Sacerdote Eliasibe e o rei Acaz e o Sacerdote Urias?

RESPOSTA

Profanadores do altar = II Reis 16:14 “Porém o altar de cobre, que estava perante o Senhor, tirou de diante da casa, de entre o seu altar e a casa do Senhor, e pô-lo ao lado do seu altar, da banda do norte.”

Conclusão

No governo de Acaz, ele deu uma ordem errada e o sacerdote aceitou. Por isso, temor e discernimento tem que ser uma experiência de todos os servos, a salvação é individual, e se alguém mudar a cabeça, não podemos segui-lo.

Quando no governo de Neemias, o sacerdote Eliasibe agiu errado trazendo Tobias para dentro do templo, Neemias agiu de forma radical e trouxe de volta o que já estava no templo, sem mudar nada. Com o Espírito Santo, as falhas são corrigidas, não há mais tempo, Jesus breve vem!


botaodownload
Link de DOWNLOAD para Usuários Premium

Mais Esboço de Pregação

…Se me fizeres um altar de pedras… Êxodo 20:25

O sacerdócio universal do crente – Efésios 2:18-21

A Obra de restauração na vida do homem – I Reis 18:21, 30 – 39

Características do Sacerdócio – Levítico 21:10-23

Mateus 16:13 – Quem diz o povo ser o Filho do Homem?

OS DOIS CERCOS – 2 Reis 6:15-17



Alguma dúvida?