O SACERDÓCIO UNIVERSAL DO CRENTE – Efésios 2 : 18 -21

 

TEMA: O SACERDÓCIO UNIVERSAL DO CRENTE

Efésios  2 : 18 -21

“porque, por ele, ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito.

Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos Santos e da família de Deus; edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor”,

Introdução

Queremos nesta mensagem tratar de um assunto que é muito importante e um grande benefício que todo o homem alcança no momento do encontro do Senhor Jesus com o homem.

Desenvolvimento

O verso que lemos fala: “Porque por ele (Jesus) ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito”  Efesios. 2: 18.

O grande benefício do encontro do Senhor Jesus com o homem è  É o acesso direto ao Pai. (Jesus garante ao homem o acesso ao Pai; 

Paulo fala aos irmãos da Igreja que estava em Éfeso,  e lembra de um tempo em que:

– viviam distante do Senhor,

– viviam sem Cristo,

– viviam separados da comunhão,

– Eram estranhos aos concertos da promessa,

– Viviam sem esperança, e

– Estavam sem Deus no mundo.

 

Paulo lhes escreve, não simplesmente para falar de um tempo em que viveram sem o Senhor, mais para mostrar que agora através da Salvação em Cristo Jesus, eles poderiam desfrutar desta grande benção que estavam vivendo, que era o privilegio de em Cristo Jesus, por seu sangue, estarem perto, ou seja, poderem estar na presença do Pai, em comunhão com o Pai, vivendo as bênçãos do Pai em suas vidas.

Quando Paulo fala do acesso ao Pai, está falando do direito que aqueles irmãos agora em Jesus tinham, como crentes em Jesus, de irem diretamente ao Pai, através da intermediação de Jesus, que é o único mediador entre Deus e os homens.

SACERDÓCIO UNIVERSAL DO CRENTE è É na doutrina Bíblica o direito de ir diretamente ao Pai em nome de Jesus.     .

E  palavra do Senhor vai confirmar isto na expressão em Atos 2:12

“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”. Atos 4:12

Portanto esse sacerdócio do crente consiste no direto do homem ir diretamente a Deus, tendo como único mediador o Senhor Jesus Cristo.

“Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem,”.

 I Timóteo 2: 5.

“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”. Atos 4:12

A expressão bíblica “nenhum outro nome há” confirma que ninguém chegará ao Pai através da interposição de pessoas que se colocam entre Deus e o homem, na condição de abençoadores humanos, muitas vezes até sob a apresentação de objetos que são oferecidos, vendidos, como se fossem recursos capazes de levá-las a Deus. 

Mesmo porque, na sua necessidade pessoal de se dirigir a Deus, o homem não precisa de outro homem, porque pode estar longe em uma viagem, ou até na sua ocupação diária, ou quem sabe, até impedido de dar um atendimento naquele momento.

Mas a grande maravilha do sacerdócio do crente é que Jesus aquele que em cujo nome podemos chegar a presença do Pai, Ele nos dá esse acesso ao Pai; pois o nome do Senhor Jesus é o nome que está à disposição de todos onde quer que estejam, basta fechar os olhos, abrir seu coração e orar ao Pai em nome de Jesus, que Ele estará sempre a disposição para atender a oração do necessitado e levá-lo à presença do Pai..

É esta Salvação que foi, e é oferecida a todos os homens

Esse recurso da graça de Deus está disponível a todo aquele que crê em Jesus e o usa.

No evangelho de – João 3:16 – a palavra do Senhor diz“

…para que todo aquele que nEle crer, não pereça, mas tenha a vida eterna”. 

Então aquele que crer em Jesus, aquele que vai ao Pai em nome de Jesus, não perece, mas tem a Vida Eterna, porque Jesus Disse:

“(…) a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.

João 15:16b  –  O ÚNICO MEIO DE IR AO PAI

Também Jesus disse do meio a respeito do qual o homem alcança Deus quando Ele expressou:

 “(…) Eu sou o caminho e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim” .

João 14:6

EXEMPLOS DE ACESSOS AO PAI EM NOME DE JESUS

O acesso ao Pai em nome de Jesus vamos ver na experiência  daquele momento no meio da igreja primitiva descrito no capitulo 12 de Atos. Foi nesse nome que, quando Pedro estava na prisão, a igreja fazia continua oração por ele a Deus e a oração foi respondida através do envio de um anjo de Deus para livrar Pedro. A igreja exerceu seu sacerdócio intercedendo por Pedro, mas intercedendo ao Pai em Nome de Jesus;

Foi também nesse nome que um homem ao lado de Jesus na cruz do Calvário, quando de repente aquele homem ouviu uma expressão de Jesus se dirigindo ao Pai “ Pai perdoa-lhes porque não sabem o que fazem” – naquele instante ele sentiu a necessidade de chegar a este Pai que perdoa, um Pai que não condena, e ele vai a este Pai através de Jesus chamando-o de Senhor “Senhor lembra-te de mim quando entrares no teu reino”; ele não disse no reino do Pai, mas ele disse “No teu reino” –  porque Jesus é aquele que nos conduz a presença do Pai, é o único mediador entre o Homem e o Pai. E a resposta de Jesus “na verdade te digo, hoje estarás comigo no paraíso”

Interessante meus irmãos que vai ser exatamente na cruz do Gólgota que quando Jesus vai ali render o seu Espírito ao Pai (“Pai em tuas mãos entrego meu espírito”) – e quando diz “TUDO ESTA CONSUMADO”, naquele momento se abre acesso ao lugar onde ali ate então as pessoas tentavam ter acesso através do Véu do Templo, mas quando Jesus entrega sua vida naquele momento o Véu se rasgou dentro de Jerusalém, porque agora o verdadeiro templo para a presença do Pai é através do Senhor Jesus.

Naquele instante se cumpre a expressão profética quando Davi diz:

Salmos 24 – “levantai-vos ó portais eternos, e entrara o Rei da Glória. Quem é este Rei da Glória? O Senhor dos exércitos, o Senhor poderoso nas batalhas, Ele é o Rei da Glória.

Naquele instante tivemos acesso à presença do Pai, e por isto agora podemos exercer o Sacerdócio Universal do Crente pelo Sangue de Jesus.

E todo aquele que usa este recurso da Graça de Deus, indo ao Pai em nome de Jesus; ele foi transformado por Jesus em Reis e Sacerdotes.

Apocalipse 1.5b-6: “Àquele que nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, e nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai…”;  Esta é a condição de exercemos no reino de Deus este sacerdócio em nome de Jesus.

Não é uma interpelação ou interposição humana, mas é Jesus que se coloca entre nos e o Pai, para conduzir ate o Pai em seu nome a nossa oração;

– Apocalipse 5:10: “E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra”.

Também a carta do Apostolo Pedro 

– I Pedro 2 : 9 – 10 – “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós que, em outro tempo, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia”.

Que coisa maravilhosa é podermos ter a alegria de ter esta experiência de acesso a presença do Senhor, este entendimento que o Senhor tem concedido nesta hora a sua igreja, que eu, você podemos chegar ao Pai em nome do Senhor Jesus, o nosso Salvador. Não através de objetos adquirido pelas mãos dos homens, não através de interposição humana, mas, em nome de Jesus, aquele que é poderoso para conduzir nossa oração ao Pai.

Assim então fica evidente o desejo do coração de Deus, é que você possa fechar seus olhos, abrir seu coração e orar, colocar sua vida diante de Deus, e orar a Ele em nome de Jesus, e sua oração será atendida.. O nome de Jesus está à disposição de todos, está a sua disposição para que você receba uma benção do Pai.


Gostou? Então compartilhe

Deixe um comentário

Novidades do site

Assine e confirme no seu email