O Cordeiro da Graça – Pregação
Esboço de Pregação em João 8:10-11 – “E, endireitando-se Jesus e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te e não peques mais.”
Introdução de João 8:10-11
A mulher que os escribas e fariseus trouxeram a Jesus, estava sendo cobrada por um pecado que estava previsto na lei.
Na época da lei, Deus providenciou um escape para o homem que pecasse, quando esse espontaneamente levasse um cordeiro, sem defeito e se apresentasse diante do sacerdote, impunha as mãos sobre o animal, confessava o seu pecado e o animal morria por ele.
Mas havia alguns pecados que não tinham essa chance, era morte sumária ( apedrejamento ).
Desenvolvimento
O caso dessa mulher era exatamente esse. Ela não podia contar nem com o cordeiro da lei.
Mas estava diante dela o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo – aquele apontado por João Batista no Jordão – e esse cordeiro ( o cordeiro do tempo da graça ) pode perdoar, não só alguns pecados, mas todos.
Aleluia! “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça”. “Se andarmos na luz … e o sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado.” 1 Jo 1:7 e 9; ver também Hb 9:22.
Alguns durante o ministério do Senhor Jesus questionaram sua autoridade para perdoar pecados quando ele disse ao paralítico de cafarnaum: os teus pecados estão perdoados, logo depois para mostrar que ele não era o cordeiro da lei, ele disse: “levanta-te, toma o teu leito e anda.”
No passado, qualquer um que fosse com o cordeiro da lei para remissão de pecados e fosse aleijado ou cego, com a mão mirrada ou leproso, voltaria perdoado, mas com a enfermidade (voltaria carregando o leito), mas aquele que vai ao cordeiro de Deus (o cordeiro do tempo da graça) volta com os pecados perdoados, curado, liberto, e não há restrição de pecados para ele. “ ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão brancos como a branca lã.”
A lei estava dificultando que aquela mulher fosse perdoada, mas Jesus ( o cordeiro ) estava ali para salvá-la pela sua palavra de sabedoria. E ficaram apenas ele e o Senhor ( o Salvador e o pecador ) e quando acontece esse encontro com o cordeiro da graça não há condenação, mas salvação.
Ele é o cordeiro da cura, da libertação, da salvação, da ressurreição.
Conclusão de João 8:10-11
O cordeiro da lei em alguns casos redimia, mas Jesus, o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, foi escolhido por Deus e não por homens, perdoa todo o pecado – e não há pecado difícil para ele perdoar e quem se encontra com ele tem a salvação confirmada e uma nova vida ( “não peques mais” ) e a cura que precisa, a libertação, etc.
“Ninguém te condenou? Nem eu também te condeno.”
Esboço de Pregação em João 8:10-11 – “E, endireitando-se Jesus e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te e não peques mais.”