Pular para o conteúdo

A experiência de Tomé – João 20:24-28


Livros Digitais por R$15,00 - Loja do Portal Revelação

A experiência de Tomé – Pregação

Esboço de pregação em João 20:24-28 – Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Disseram-lhe pois os outros discípulos: Vimos o Senhor.  Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos e não meter o dedo no lugar dos cravos, e não meter a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei.

Introdução de João 20:24-28

Nós conhecemos muito bem a história narrada aqui no evangelho de João, que é a experiência de Tomé.

Desenvolvimento

O interessante é que Tomé esteve com o Senhor Jesus, ele o amava, mas agora, nesse exato momento de que fala o texto, Jesus já tinha morrido e para Tomé isso já era fato consumado, Jesus estava morto e pronto.  Mas isso não tirava dele a consideração e a admiração que ele tinha por Jesus, certamente Tomé tinha o desejo de falar aquilo que Jesus falou, de pregar tudo aquilo que Jesus pregou, de ensinar tudo aquilo que Jesus ensinou.

Para Tomé, entretanto, Jesus estava morto e não poderia falar com ele novamente e foi por isso que quando os discípulos disseram que Jesus estava vivo, ele não creu, ele não acreditou porque em sua mente Jesus estava morto.

Há muitas pessoas que gostam de Jesus, falam de Jesus, citam Jesus, até amam Jesus, mas vivem como se Ele estivesse morto.

Jesus aparece novamente aos seus discípulos.

20:26 – E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé.  Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco.

Oito dias depois, conforme diz o texto, os discípulos estavam reunidos e então Jesus apareceu a eles.

Jesus não apareceu para o mundo lá fora, Ele não apareceu para os soldados romanos, nem para os religiosos, mas apareceu tão somente para os seus discípulos.

O TOQUE

20:27 – Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos;…

Tomé havia dito que se não visse o sinal dos cravos nas mãos do Senhor Jesus, e se não metesse o dedo no lugar daqueles cravos e se não metesse a sua mão no lado do Senhor, onde ele havia sido ferido, de maneira nenhuma ele creria tratar-se do Senhor Jesus, aquele que ele acreditava estar morto.

Para Tomé não era suficiente ver Jesus, ele era diferente dos outros, todos viram e creram, mas ele precisava tocar, era uma necessidade dele e o Senhor Jesus atendeu: Tomé, põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos.

Por que Tomé precisava colocar o seu dedo nas mãos de Jesus?

O dedo tem uma característica muito importante porque é através dele que sentimos o tato, sentido pelo qual temos conhecimento da forma, temperatura, consistência, pressão, estado da superfície e peso dos objetos, ou seja, uma função altamente especializada. O médico é capaz de fazer um diagnóstico somente pelo tato, ele é capaz de pegar um gânglio, palpar e dizer a sua natureza. O tato são os olhos do cego, através dele o deficiente visual é capaz de ler, perceber e conhecer.

Tomé precisava sentir as mãos de Jesus, tocar aquelas marcas, para acreditar que Jesus estava vivo.

Hoje, para crer, o homem precisa ver a mão de Jesus operando, do contrário, ele será um homem igual a Tomé antes dessa experiência com o Senhor Jesus.

Existem muitos cristãos que nunca tiveram uma experiência com Jesus vivo.  Eles falam de Jesus, mas é Jesus morto e quando você diz que Jesus está vivo, eles não aceitam e dizem: Você está doido.  Isso é um caso psiquiátrico.

Quantas vezes o homem entra na igreja como cristão sem nunca ter tido uma experiência real com Deus, mas naquele momento ele sente a mão de Jesus e percebe que Ele está vivo?

Experiência

Eu lembro da experiência que uma senhora teve.  Ela era uma boa cristã, professora universitária, dava um bom testemunho, mas não cria que Deus falava, ela citava Jesus, mas para ela Jesus estava morto.

Num domingo à noite ela estava a caminho da sua igreja quando, de repente, ouviu uma voz que dizia: Pára aqui.  Ela parou o seu carro e saiu dele.  Então a voz disse: Entra naquele templo ali.  Era um dos nossos templos.  Ela entrou e sentou-se no último banco.  Quando terminou o culto, o pastor disse: Está aqui uma mulher que quando dirigia o seu carro, o Senhor mandou que ela entrasse aqui. E o Senhor diz para ela: aqui é o seu lugar.

Ela começou a chorar e, depois do atendimento, ela disse: Eu não pensei que Deus falava, mas eu ouvi a sua voz hoje e agora sei que Ele está vivo, presente neste lugar, eu não posso vê-lo, mas pude sentir a sua mão aqui, hoje.

…o nome dele seria Tomé

Eu tenho três filhas, três Anas, se eu tivesse um filho, o nome dele seria Tomé.  Eu gosto de certos personagens da Bíblia e eu gosto de Tomé porque eu fui igualzinho a ele.

Tomé esperou oito dias para ter essa experiência e eu esperei dois anos.

Um colega meu dizia para mim: Deus fala..

Eu respondia: Você é doido.

Ele dizia: Fui a uma reunião e a irmã viu um anjo e ele falou com ela.

Eu respondia: Essa irmã é maluca, ela não viu anjo nenhum.

Ele dizia: Isso é porque você não é salvo, você não tem Jesus no seu coração.

Eu respondia: Mas é claro que eu tenho.

Eu era igualzinho a Tomé, mas um dia eu entrei num culto e Deus falou comigo, eu me lembro que fiquei todo arrepiado e, naquele momento, eu disse: Deus está aqui.

O homem precisa disso, dessa experiência com Deus, dessa experiência que o Senhor concede porque, depois que ele vê, que ele sente a mão do Senhor, ele se define, ele crê.

… e chega a tua mão, e mete-a no meu lado;…

É a mão de Jesus e o seu corpo, só assim o homem entende.

… e não sejas incrédulo, mas crente.

Jesus morreu, mas ressuscitou, Ele está vivo e se revela ao homem.   Essa é uma experiência que o crente precisa ter, do contrário ele terá apenas o rótulo de cristão.

20:28 – Tomé respondeu e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!

Conclusão de João 20:24-28

A grande experiência do homem, hoje, é saber que Jesus está vivo, é a experiência no corpo, na Igreja, essa operação que o Senhor faz na vida da Igreja e é isso que nós precisamos sentir todos os dias e que aquele que entra precisa sentir também.


botaodownload

Mais Esboço de Pregação

A Rainha do Norte – I Reis 10:1-13

Lucas 15:11-12 – Certo homem tinha dois filhos

A necessidade do novo nascimento – Efésios 4:17–24

Onde Está o Corpo? – Lucas 24:5

O caminho por onde vinhas – Atos 9:17


Alguma dúvida?