Pular para o conteúdo

Não sou profeta, sou lavrador da terra – Zacarias 13:5


NÃO SOU PROFETA – Pregação

Esboço de Pregação em Zacarias 13:5 – “Mas dirão: Não sou profeta, sou lavrador da terra; porque certo homem ensinou-me a guardar o gado desde a minha mocidade.”

Introdução de Zacarias 13:5

Deus ao longo da sua palavra utiliza de símbolos, tipos, figuras para nos ensinar acerca da eternidade.
É interessante observarmos as duas figuras que o profeta Zacarias utiliza deste texto que lemos: o profeta e o lavrador.

O capítulo 13 de Zacarias enfatiza no seu início o combate por parte de Deus, a idolatria e os falsos profetas.

Desenvolvimento

O homem que não quer compromisso com a profecia (aquilo que é profético) ou seja, com Deus.

A FIGURA DO PROFETA

A -PROFETA- é aquele que fala da parte do Senhor.

O que é necessário para falarmos da parte do Senhor: Ouvir a voz do Senhor – essa voz que consola, anima, fortalece, nos dá vida eterna.

O grande problema é quando se levanta o falso profeta. Este, sendo usado pela sua própria razão ou usado pelo adversário, faz com que muitos tropecem. A falsa profecia corrompe a fé verdadeira e gera uma série de dificuldades na vida do povo de Deus.

Deus abomina o falso profeta

“Mas dirão: Não sou profeta, sou lavrador da terra; porque certo homem ensinou-me a guardar o gado desde a minha mocidade.”

A falsa profecia por muitas vezes levou o povo de Israel a idolatria, afastando-o do caminho do Deus vivo. Hoje não é diferente, muitos falsos profetas têm se levantado no meio do povo, corrompendo muito do verdadeiro caminho e verdade.

O capítulo 13 de Zacarias, exatamente no verso 2, mostra o juízo de Deus sobre a idolatria no meio do seu povo. Tudo aquilo que estava substituindo o projeto de deus na vida do seu povo seria aniquilado. E dentro deste contexto o senhor Deus faz menção do juízo sobre o falso profeta, onde podemos ver no versículo 3.

E, se alguém ainda profetizar, seu próprio pai e sua mãe lhe dirão: ‘Vo­cê deve morrer porque disse mentiras em nome do Senhor’. Quando ele profetizar, os seus próprios pais o esfaquearão.

O texto que lemos acima é muito forte, e vamos o quanto o Senhor Deus abomina o falso profeta.

Como saberemos se uma mensagem não vem do Senhor?

Mas o profeta que ousar falar em meu nome alguma coisa que não lhe ordenei, ou que falar em nome de outros deuses, terá que ser morto’. “Mas talvez vocês se perguntem: ‘Como saberemos se uma mensagem não vem do Senhor?’ Se o que o profeta proclamar em nome do Senhor não acontecer nem se cumprir, essa mensagem não vem do Senhor. Aquele profeta falou com presunção. Não tenham medo dele.
Deuteronômio 18:20-22
Tweet

O texto acima é muito claro. Não devemos dar crédito àqueles que se intitulam profetas e que suas profecias não se cumpriram, é falso profeta e receberá o juízo por sua mentira.

A vergonha do falso profeta

“Mas dirão: Não sou profeta, sou lavrador da terra; porque certo homem ensinou-me a guardar o gado desde a minha mocidade.”

O texto acima enfatiza o momento vergonhoso do falso profeta, ao afirmar que não é profeta e não tem compromisso com a Palavra de Deus, com a profecia verdadeira. Vivemos tempos difíceis onde muitos falsos profetas têm se levantado, devemos observar a palavra de Deus atentamente para não erramos.

Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão sinais e maravilhas para, se possível, enganar os eleitos. Por isso, fiquem atentos: avisei-os de tudo antecipadamente.
Marcos 13:22-23

Não tratem com desprezo as profecias, mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom.
1 Tessalonicenses 5:20-21

Conclusão de Zacarias 13:5

Amados, em toda a história do povo de Deus, muitos obstáculos se levantaram para fazerem o povo errar o caminho, Deus tem se preocupado com seu povo e nos dados a direção por sua palavra e enviado os verdadeiros profetas que falam de sua parte.


botaodownload

Mais Esboço de Pregação



Alguma dúvida?