Zacarias 13:7 – Ó espada ergue-te contra o meu Pastor

Zacarias 13:7 – Ó espada ergue-te contra o meu Pastor

Ó espada ergue-te contra o meu Pastor.

Zacarias 13:7 – Desperta, ó espada, contra o meu pastor e contra o homem que é o meu companheiro, diz o SENHOR dos Exércitos; fere o pastor, e as ovelhas ficarão dispersas; mas volverei a mão para os pequeninos.

Introdução

A vida do Senhor Jesus foi totalmente revelada no antigo Testamento, ali encontramos profecias sobre onde nasceria, como seria sua mãe, sua fuga para o Egito, seu antecessor João Batista, seu ministério, sua morte e ressurreição.

Zacarias neste texto profetiza sobre a morte do Senhor. Fala da espada que feriria ao Senhor e como seus discípulos ficariam dispersos após este acontecimento e como o Senhor ressuscitaria para os pequenos.

Desenvolvimento

Em Gênesis 3:24 a Palavra nos diz: “E, expulsou o homem, colocou querubins ao oriente do jardim do Éden e o refulgir de uma espada que se revolvia, para guardar o caminho da árvore da vida”. O homem perdeu a vida eterna e não tinha mais como voltar à presença do Pai, havia uma espada guardando a árvore da vida.

O Senhor realiza todo um projeto para resgatar a vida do homem. Para que o homem tivesse o direito à vida eterna seria necessário se purificar no sangue do cordeiro. Apocalipse 22:14 “Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas”.

O próprio Senhor diz: Mateus 26:31. Então, Jesus lhes disse: Esta noite, todos vós vos escandalizareis comigo; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho ficarão dispersas. A profecia de Zacarias se cumpre quando o Senhor Jesus se vê sozinho na cruz do Calvário. E todo o pecado dos homens estava sobre si, agora ele se sentiu fraco, fraco como o homem pecador, e abandonado porque o Pai não pode estar com aquele que tem o pecado. Mateus 27:46

Por volta da hora nona, clamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni? O que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?

Era necessário todo aquele sofrimento para que a espada que guarda a árvore da vida fosse retirada e o caminho fosse aberto de volta à eternidade. Para termos acesso a este caminho é necessário sermos pequenos porque o caminho é estreito, devemos aprender com Saulo (Grande) que se fez Paulo (pequeno) após ter um encontro com o Senhor.

Conclusão

A árvore da vida só é citada em dois livros: Gênesis e Apocalipse. O princípio e o fim da Bíblia. A árvore da vida é o Senhor Jesus que deu a sua vida para estabelecer um caminho entre o Pai e o homem.


botaodownload

Mais conteúdo

Lembra-te de mim quando entrares no teu reino – Lucas 23:39-42

Ajude teu irmão, não te escondas – Deuteronômio 22:1-4

Ministério de Pastor – Hebreus 13:17-18

Fica comigo, não temas – I Samuel 22: 18-23

Calebe toma Hebrom – Josué 14:6-12

Um povo abençoado – Números 23:8 e 23

A necessidade do novo nascimento – Efésios 4:17–24

Gênesis 3:24 – O caminho de Retorno ao Jardim

Um lugar para a Arca – I Crônicas 13:3

As características da Ovelha – João 10:1-18

Jesus, o altar – Hebreus 13:10


Gostou? Então compartilhe

Este post tem 3 comentários

Deixe uma resposta