O sacerdote – Êxodo 19:5-6



Contribuição: Êxodo 19:5-6 – “… sereis a minha propriedade peculiar… … e vós me sereis um reino sacerdotal.”

O sacerdócio Levítico

O sacerdote era, no Velho Testamento, um homem que pertencia à tribo de Levi, que ministrava no tabernáculo, sacrificando a Deus pelo povo e, posteriormente, no templo edificado primeiramente por Salomão.

O sacerdócio era chamado Levítico, porque O Senhor escolheu a família de Arão e sua descendência para cuidar das coisas do Senhor (Números 1:50).

O sacerdote tinha uma característica peculiar, que era se compadecer pelo pecador.
O povo de Israel era implacável quando alguém quebrava a lei, porém quando o pecador se arrependia e levava um animal para ser sacrificado ao Senhor, pedindo perdão, o sacerdote se enchia de compaixão por ele e intercedia a Deus e O Senhor o perdoava.

Isso era a ação do Espírito Santo sobre ele, fazendo-o sentir isso e servindo de mediador entre Deus e o homem.

O Senhor disse que Israel seria um reino sacerdotal, porque foi escolhido entre todas as nações da terra, recebeu tudo de bom e de melhor, com o objetivo de ser um caminho para o homem ter uma experiência com Deus. Era a promessa feita a Abrão em Gênesis 12:3.

Conclusão

Enquanto Israel estava na posição, muitos receberam a benção.

Já falamos sobre isso em outras ocasiões: Israel era a figueira plantada à beira do caminho para que seus frutos trouxessem os outros povos até o Senhor.

Israel não entendeu e perdeu essa peculiaridade. Quando O Senhor Jesus esteve exercendo seu ministério, ele disse que Israel era uma figueira sem frutos e por isso seria cortada (Lucas 13:7).

O sacerdócio, com a nova aliança, passou a ser independente – ou seja, cada um pode se chegar a Deus sem necessidade de um intermediário, somente você e Cristo é suficiente para chegar a Deus.

Isso é um dos fundamentos da Reforma Religiosa: Sacerdócio universal do crente. Poder buscar a Deus, em qualquer lugar, sem necessidade de outro intermediário além de Cristo.


Link de DOWNLOAD para Usuários Premium

Mais conteúdo

O sacerdócio universal do crente – Efésios 2:18-21

Características do Sacerdócio – Levítico 21:10-23

A rejeição de ELIASIBE – Neemias 13:29

16a Aula – Israel – GÊNESIS 32:28

Sacerdócio do Senhor Jesus, Ele advoga nossa causa – I João 2:1

…Se me fizeres um altar de pedras… Êxodo 20:25

Simbologia do Tabernáculo – A ordem das tribos no

O Tabernáculo e a Igreja – Livro Bíblico


Êxodo 19:5-6pregação no livro de êxodosacerdotesermão bíblico no livro de êxodo