Pular para o conteúdo

O banquete de Assuero – Ester 1:1-8


Livros Digitais por R$15,00 - Loja do Portal Revelação

O banquete de Assuero – Pregação

Esboço de Pregação em Ester 1:1-8 – “E dava-se de beber em vasos de ouro, e os vasos eram diferentes uns dos outros; e havia muito vinho real, segundo o estado do rei. E o beber era por lei, que ninguém forçasse a outro; porque assim o tinha ordenado o rei expressamente a todos os grandes de sua casa, que fizessem conforme a vontade de cada um.” (Ester 1:7-8)

Desenvolvimento de Ester 1:1-8

O livro de Ester, que (na minha opinião) ao lado de Rute e Cantares compõe os mais bonitos da Bíblia, fala a respeito do projeto de salvação, da queda da igreja infiel e da escolha da igreja fiel.
Fala das perseguições contra a igreja; do bom conselho e cuidado do Espírito Santo e da vitória final da igreja.

Para situar os irmãos: O outro nome de Assuero é Xerxes. Xerxes I, filho de Dario Histaspes, o Grande.

Assuero reinou entre 486 e 465 a.C.
Seu avô chamava-se Ciro (Esdras 1:1-11) – quem decretou fosse reedificado o templo em Jerusalém. E seu filho Artaxerxes (Neemias 2:1) – quem permite a Neemias ir à Jerusalém reedificar os muros.

O capítulo 1 começa falando sobre o banquete do rei Assuero.

Veremos alguns paralelos proféticos:

Ester 1:3 – No terceiro ano – a presença do número três frequentemente aponta para a ressurreição de Jesus.
A história narrada em Ester inicia no terceiro ano, assim como a história da igreja, ou a era cristã, ou ainda, o período da graça, inicia-se no terceiro dia, tendo Jesus sido morto no primeiro.

Ester 1:3-4 – Convite para mostrar aos príncipes as riquezas da glória do seu reino.
Esse primeiro período da festa – cento e oitenta dias – simboliza a primeira aliança – o chamado do Velho Testamento, onde O Senhor convidou apenas os príncipes (Abraão, Isaque, Jacó, Davi etc.).
O Senhor convidou Israel – um povo escolhido por Deus.

Ester 1:5 – Acabados aqueles dias, outro convite é feito, mas agora é para todo o povo. Agora não há mais exclusividade de Israel, mas o convite para a salvação é para todos.

Fez um convite durante sete dias – O convite para a salvação. Período profético da igreja. As sete cartas do Apocalipse (Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia).

A festa é no pátio, não é dentro do palácio – Porque a igreja só entrará no palácio (Eternidade) no arrebatamento.

Ester 1:7 – O banquete do vinho

É o banquete do Espírito Santo. É o banquete do Sangue de Jesus derramado. Sangue que dá vida ao corpo, que embriaga e tira o homem da quarta medida (limite da razão) e o leva à quinta medida (revelação – luz), que pertence a Deus.

Dava-se a beber em vasos de ouro e os vasos eram diferentes uns dos outros – O vaso de ouro é o homem a quem O Senhor deseja encher do seu Espírito Santo.
Não havia vaso igual, porém todos eram de ouro – uma pessoa é diferente da outra – cada uma tem uma experiência pessoal e diferente com o Espírito Santo.
Alguns comportam mais, outros menos, porém todos são de ouro, porque todos, individualmente, cada um tem valor para O Senhor.

Conclusão de Ester 1:1-8

Ester 1:8 – Ninguém é obrigado a beber, mas o vinho é dado sem medida a quem quiser – O vinho real (Espírito Santo) é dado a quem quer.
Ninguém é obrigado a aceitar a salvação.
Também ninguém consegue impor que outrem a aceite.
De outra sorte, o bom vinho (Espírito Santo) é dado a cada um na medida em que ele deseja receber. Quem deseja muito, ser-lhe-á dado muito, quem deseja pouco, pouco e quem nada deseja, nada receberá.
“Pedi e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei e abrir-se-vos-á.” (Lucas 11:9)


botaodownload

Mais Esboços de Pregação

A rejeição de Vastí – Ester 1:9-22

A posição do Servo – Ester 6:12

A ascensão de Ester ao trono – Ester 2:1-18

O Deus que revoga o mal – Ester 8:3-4

A lei não será revogada – Ester 8


Alguma dúvida?