1 Samuel

O dia da Peleja – 1 Samuel 13:22

O dia da Peleja

1 Samuel 13:22 – “E sucedeu que, no dia da peleja, se não achou nem espada, nem lança na mão de todo o povo que estava com Saul e com Jônatas; porém acharam-se com Saul e com Jônatas, seu filho.”

Introdução

Havia uma constante guerra entre Israel e os filisteus e Israel despreza o reinado do Senhor e escolhe para si o seu rei.

Desenvolvimento

  • Reinado de Saul – Símbolo da religião, onde há um grande homem que comanda, não há corpo, o povo não participa e, quando vem a luta, não tem os recursos para a batalha.
  • No dia da peleja – Não sabemos o dia em que a luta vem, devemos estar preparados, prontos para o combate.
  • Não se achou espada nem lança – A religião não tem palavra revelada e nem faz uso da oração, que atinge à distância.
  • Na hora das grandes lutas – O reinado de Saul se mostrou incompetente nesta hora. Quando, mais tarde, Golias se levantou, Saul e seus comandados tiveram muito medo e o fim de Saul foi a morte na batalha.
  • Reinado de Davi – Após a morte de Saul, Davi dá uma ordem: “Ensinai o uso do arco.” Davi entendia que não se ganha uma guerra sozinho. A obra tem o mesmo entendimento, somos um corpo, temos um grande comandante que é o Senhor e estamos obedecendo à sua voz. Mas há necessidade de estarmos destros nos recursos que o Senhor tem colocado a nossa disposição. Davi tinha os seus valentes, a obra também tem os seus valentes.

Conclusão

Só realizaremos a obra se estivermos no corpo, obedecendo às orientações do Senhor, usando os meios  que o Senhor nos tem dado e assim seremos vitoriosos.


Link de DOWNLOAD para Usuários Premium

Mais Esboço de Pregação

Viva o Rei! – 1 Reis 1

Leis para Guerra – Deuteronômio 20:1

A peleja contra Ameleque – Êxodo 17: 8-13

As Leis de guerra – Deuteronômio 20:1-8

O Uso do Arco – II Samuel 1:17-18