A peleja contra Ameleque – Êxodo 17: 8-13

APELEJA CONTRA AMALEQUE

Êxodo 17: 8-13

INTRODUÇÃO

Quando o povo de Israel saía do Egito, os amalequitas vieram pelejar contra ele no Vale de Refidim. Moisés ordenou a Josué que escolhesse os homens e saísse à peleja contra os inimigos. Enquanto isso Moisés estaria no cume do monte com o Cajado de Deus na mão.

DESENVOLVIMENTO

Enquanto o povo lutava no vale, Moisés, Aarão e Hur subiram no outeiro para estar na presença do Senhor em intercessão.

Quando as mãos de Moisés eram levantadas segurando a vara, Israel prevalecia na batalha; mas quando ele as abaixava, Amaleque prevalecia (vs. 11).

A igreja do Senhor tem enfrentado cada dia muitas lutas na sua caminhada por este mundo, a exemplo de Israel na sua caminhada pelo deserto. Deus tem usado os ministérios (sua mão) para, através do seu Espírito Santo, orientar a igreja e conceder-lhe a vitória contra o adversário.

A vitória depende da posição do ministério, isto é, de um ministério ajustado e ordenado de acordo com a orientação do Espírito (o cajado, a vara), de um governo exercido na revelação (mãos erguidas). Nesta posição, a igreja será vitoriosa. Porém, se o ministério enfrenta dificuldades e vacila em erguer as mãos, a igreja será derrotada.

Havia momentos em que as mãos de Moisés se tornavam pesadas demais, e ele as abaixava, por isso Aarão e Hur tomaram uma pedra e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela, e em seguida seguraram suas mãos, firmando-as até o por do sol. Assim Josué desfez Amaleque ao fio da espada (vs. 12 e 13).

CONCLUSÃO

O ministério é composto de homens que são sujeitos a fraquezas e falhas. A posição dos grupos da igreja, principalmente o Grupo de Obreiros e o Grupo de Intercessão, é de ajudar o ministério (Pastor), clamando e intercedendo pela sua vida e colocando-o sobre a Pedra de Descanso (o Senhor Jesus). Ao invés de criticar o pastor por suas fraquezas humanas, a igreja deve orar por ele, segurando-lhe as mãos, pois sua vitória depende da vitória do pastor.

Enquanto as mãos do pastor estiverem erguidas a igreja será vitoriosa lá embaixo no vale (mundo), nas lutas do seu dia a dia.


botaodownload
Link de DOWNLOAD para Usuários Premium
Faça login!

Mais conteúdo

A vitória está no toque da Trombeta

Amós 8:11 – Eu tenho fome!

A parábola de Jotão – Juízes 9:7-15

À quarta vigília da noite – Mateus 14:26-27

Na dependência do Senhor – Salmos 55:22

Senaqueribe invade Judá – II Crônicas 32:1-8

A fornalha – Daniel 3:24 e 25

As minhas orelhas furaste – Salmos 40:6

A mudança de Mentalidade – Aos Obreiros

Obediência – Êxodo 39:43

I João 5:4-5 – Fé Inabalável

Trigo no Lagar – Mensagem para Jovens

Caminhar por fé – Oséias 2:14-15

De noite busquei em minha cama… – Cantares 3:1-4

Afinados como a prata – Salmos 66:10


Gostou? Então compartilhe

Deixe um comentário