Pular para o conteúdo

A partilha dos bens – Lucas 15:12a


ã100 Esboços de Pregaç~o em Salmos

A partilha dos bens

“E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda.” Lucas 15:12a 

INTRODUÇÃO 

Deus criou o homem. Deus deu tudo ao homem para ser feliz. O homem tinha tudo. Não havia falta de nada. Na Obra, temos tudo. Não nos falta nada. 

Deus colocou o homem dentro do seu jardim (o seu plano). Dentro daquele jardim havia vida eterna, paz, felicidade, obediência, compromisso, comunhão com Deus. 

O homem desprezou o Tudo que tinha e quis uma parte. Ele quis felicidade, vida eterna, mas não quis obedecer. Ele quis uma parte. Ele quis mais o plano do Pai. Ele particionou o plano de Deus para ele. Ao fazer isso, ele sai do plano de Deus. 

DESENVOLVIMENTO 

Nesta parábola, o Senhor Jesus mostra a atitude de um filho que tinha tudo e que decidiu não ter mais esse Tudo. Ele queria a parte. Só lhe interessava uma parte. 

1) Ele saiu do plano do pai

Segundo o costume da época, o filho tinha direito depois da morte do pai de ter uma parte da herança. Ao agir assim, ele estava dizendo, indiretamente, que o pai estava morto. 

Ele não queria mais se relacionar com o pai. Ele não queria mais o Tudo, ele queria uma parte. 

Quando o crente quer particionar a Obra, é porque ele não tem mais interesse em se relacionar com o Pai. Para ele, o Pai morreu. Neste aspecto, cabe aqui uma mensagem para a igreja: 

O mais moço: O crente sem experiência de salvação. 

2) O que aquele jovem absorveu no período em que viveu com o pai?

Tanto tempo com o pai e a única coisa que ele aprendeu, entendeu e absorveu foi sobre uma parte dos bens. “eu quero a parte dos bens.” 

O que nós temos aprendido neste tempo que estamos na presença do Senhor? Que valores nós temos guardado? O que temos valorizado na Obra? A igreja de Éfeso foi uma igreja que absorveu valores maravilhosos da Obra de Deus. Ela não escolheu como iria servir. 

“Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos. E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.” Apocalipse 2:2 e 3 

3) O particionamento

Uma parte

Ele não viu a maior riqueza que era estar com o pai. Ele não entendeu que tinha tudo. Ele não enxergou como era maravilhoso viver com a proteção do pai, com sua presença, seu amor, seu cuidado. Ele não queria a parte do trabalho na fazenda, a parte do amor do pai, do aprendizado com o pai. Não absorveu nada disso. Ele dividiu em duas partes tudo que tinha. Ele se achou no direito de dividir. 

Não podemos dividir a Salvação. Na presença do Senhor temos a vitória, mas temos a busca. Temos a presença do Espírito Santo, mas temos a santificação. Temos a providência de Deus nas nossa vida material, mas temos que ser fiéis no dízimo. Não é uma troca. É um ato de gratidão. 

-Temos a oportunidade de fazer parte desta obra, mas temos que trabalhar nela; 

-Temos a oportunidade que Deus nos deu de sermos usados no púlpito, mas também temos que ser usados no trabalho (limpeza, visitas, etc…); 

– Temos a misericórdia e o amor de Deus dado a nós, mas temos que ser fiéis a Ele. 

Não há divisão. Não podemos querer uma parte. Salvação não são “bens”, mas é um bem, não se divide. 

Há muitos crentes que querem uma parte dos bens, da herança. Não querem a parte da cruz, não querem a parte das lutas, não querem a parte de negar-se a si mesmo. Não querem a parte do serviço, a parte das visitas, a parte das intercessões, a parte das madrugadas. Ele quer dividir a Herança. Quer só uma parte. 

Ele só quer os milagres, as bênçãos, as respostas de oração, só quer ser usado, só quer a assistência, as vitórias…Ele quer *uma parte*. Ele quer dividir a relação dele com Deus em duas partes. Meus irmãos, não temos o direito de fazer isso. A Salvação é indissolúvel. Nada nos pertence. Tudo é de Deus. 

(Didaticamente, não é o objetivo desta mensagem falar do que aconteceu com o jovem depois que saiu, mas o contexto é o momento em que ele faz o pedido) 

4) A parte que me pertence

O filho achou que havia uma parte que lhe pertencia. 

Muitos acham que tem uma parte na Salvação que lhe pertence. Aquele filho achou que seu status de “filho” lhe dava o direito de se achar dono. 

Essa expressão no original é “…dá-me a parte da minha natureza…” . Ele se referiu a parte dos bens (ou herança, em algumas traduções) que lhe pertencia. O que nos pertence é só a nossa natureza, tudo é de Deus, nada nos pertence. A Obra é de Deus. As bênçãos são de Deus. Os milagres são de Deus. As vitórias são de Deus. 

Quando rejeitamos a parte do serviço, do trabalho, do compromisso, saímos da Obra, saímos do plano de Deus. Isso é um perigo! 

Ao querer dividir a Salvação, o homem está escolhendo voltar a sua velha natureza humana. Esta é o que de fato lhe pertence. É só o que lhe pertence. 

Muitos hoje querem ou pensam em fazer esse pedido. Estão pedindo com suas atitudes, com seu viver, estão querendo dividir a Salvação em duas, achando que as bênçãos lhe pertencem, os milagres lhe pertencem, as vitórias lhe pertencem, o amor de Deus lhe pertence. Mas a única coisa que nos pertence é nossa natureza. 

CONCLUSÃO

Você tem desejado uma parte da Obra? Ou tem entendido que a Obra é um único bem? 

Nós temos tudo. Não podemos dividir a Salvação. Somos mordomos de uma salvação eterna. Não queremos uma parte. Queremos a casa do Pai. Queremos a Obra como um todo. Queremos servir. Queremos fazer o que o Pai mandar. Queremos ser filho e servo. 

Se o Pai vai repartir a herança da fazenda, não vai nos sobrar nada, porque sem obediência e compromisso, não somos nada. 


botaodownload

Mais Esboço de Pregação

Lucas 15:11-20 – Um certo homem tinha dois filhos

A quem você pertence? – Rute 2:5

Gênesis 24:54 – Banquete

Uma palavra aos Pais – I Reis 3:18-22



Alguma dúvida?