Pular para o conteúdo

A parábola da grande Ceia – Culto de Senhoras


A PARÁBOLA DA GRANDE CEIA

E outro disse: Comprei cinco juntas de bois e vou experimentá-los; rogo-te que me hajas por escusado.” Lucas 14:19

Atividade para o Culto de Senhoras: Lendo o texto no Evangelho de Lucas 14:15-24, identifique historicamente quais as desculpas da rejeição ao projeto de salvação na vida do homem?

RESPOSTA: Lucas 14:19. “E outro disse: Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-los; rogo-te que me hajas por escusado.” Poder dobrado para esta vida (econômico, religioso, político, cultural e social). Como o assunto é amplo, hoje vamos abordar apenas o poder econômico.

Introdução

Nesta primeira palavra do ano, o Senhor nos leva a meditar sobre a parábola da grande ceia.Vivemos o momento que antecede a volta de Jesus. Neste dia glorioso iremos participar da grande ceia que Deus preparou para Seus escolhidos. Aleluia!

Desenvolvimento

Na parábola Jesus disse: “Um certo homem fez uma grande ceia e convidou a muitos. E, à hora da ceia, mandou o seu servo dizer aos convidados: Vinde, que já tudo está preparado.”. Mas, infelizmente,muitos convidados deram desculpas para não irem à festa.

A primeira desculpa foi

“Comprei um campo, e importa ir vê-lo; rogo-te que me hajas por escusado”.A segunda foi: “Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-los; rogo-te que me hajas por escusado.

”E outro disse: “Casei,e portanto não posso ir.”

O homem que fez a grande ceia nos fala de Deus Pai, o dono de todas as coisas. O nosso Deus já preparou a grande festa e o convite está sendo feito. O momento é agora, pois Jesus voltará num MOMENTO, num abrir e fechar de olhos, e Deus quer que sejamos participantes desta festa gloriosa.

Qual tem sido a nossa atitude diante desse convite?

Hoje vamos meditar sobre a nossa vida. Não vamos pensar no irmão, no nosso familiar, mas vamos meditar tão somente em nós.Temos visto o crescente envolvimento das pessoas com as coisas desta vida, deixando em segundo plano as coisas espirituais.

Interessante que todos que deram desculpas para não ir à festa foram educados: “Rogo-te que me hajas por escusado.”. Muitas vezes agimos da mesma forma. Como na parábola, não damos ouvidos à voz do Espírito Santo, e educadamente damos nossas desculpas para colocarmos as coisas materiais em primeiro plano nas nossas vidas.

Nos nossos dias, mais do que nunca, temos muitos “motivos” para não irmos à igreja, para não participarmos de seminários… Podemos dizer que nos falta tempo para orar, para ler a Bíblia, para servir a Deus de forma mais dedicada como já fizemos no passado. Muitas são os afazeres, e o tempo está cada vez mais corrido. O Senhor Jesus contou essa parábola pois sabia como seriam as pessoas nos últimos dias.

Hoje vamos falar da segunda desculpa dada para não participar da grande ceia: “Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-los”. Essas cinco juntas de boi nos fala dos 5 poderes que governam sobre o mundo (o poder econômico, o religioso, o político, o social e o cultural) e que prendem o homem às coisas desta vida, desviando seu coração e sua mente daquilo que é eterno, que vem do alto, de Deus Pai.
Hoje vamos falar de um desses poderes e meditarmos no quanto ele tem influenciado nossas vidas e nos afastado do Senhor.

PODER ECONÔMICO

Sabemos que precisamos do nosso sustento, de buscar a cada dia uma vida melhor para nossos filhos, nossa família, mas não podemos conduzir nossas vidas de forma que isso seja a coisa mais importante pra nós.

Muitos acham que o dinheiro compra tudo: compra a paz, a felicidade. Com isso, passam a achar que são autossuficientes, pois não precisam nem mesmo de Deus nas vidas. Querem é experimentar, desfrutar dos prazeres que o dinheiro pode dar. Outros até acham que o dinheiro pode comprar a benção do Senhor.

Então, não é necessário ter compromisso com Deus, basta pagar que tudo está resolvido. Diante deste cenário, precisamos meditar como está a nossa vida. Estamos sendo participantes deste círculo vicioso que a cada dia faz com que as pessoas corram de um lado para o outro e deixem as coisas espirituais em segundo plano nas suas vidas?

Vamos lembrar que o dinheiro pode comprar muitas coisas, mas ele não compra a vida eterna. Quando Jesus foi ao templo e viu as pessoas depositando suas ofertas, é interessante destacarmos que foi a oferta da viúva pobre que foi aceita, pois o Senhor vê o coração sincero e não o exterior, as aparências (Lc 21:3). Precisamos reconhecer que somos pobres e necessitados.

As riquezas do Reino de Deus sempre serão dos “pequeninos” e dos que reconhecem como dependentes do Senhor, que é aquele que, verdadeiramente, supre todas as nossas necessidades.

Na Bíblia vemos o exemplo de Jó, que foi um homem rico, mas ele não colocava a sua confiança nos bens materiais. Ao perder tudo ele reconheceu: “Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor.” Jó 1:21. A confiança de Jó estava no Senhor.

Vamos nos lembrar ainda que Jesus conhecendo os corações dos discípulos e da multidão que O ouvia, falou da preocupação das pessoas acerca do que iam vestir, do que iam comer. Jesus nos mandou olhar para os lírios do campo, pois nem o rei Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles (Mt 6:29).

Conclusão

Então, como devemos agir diante do poder econômico deste mundo? Vamos buscar em primeiro lugar o Reino dos céus, e as demais coisas nos serão acrescentadas. Vamos viver a cada momento, em comunhão com Deus. O momento de buscá-Lo é agora.

Neste ano, vamos caminhar com nossos olhos e nossas mentes voltados para o alto, pois é de lá que vem a nossa vitória, a nossa redenção. “Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima.” Lc 21:28.


botaodownload
Link de DOWNLOAD para Usuários Premium
Faça login!

Mais Esboço de Pregação

9 Sermões Bíblicos em WORD – Premium

Eclesiastes 4:9-12 – Melhor é serem dois do que um

Escolha de LÓ | Escolha do homem – Gênesis 13:10

A última trombeta para a Igreja – Culto das Senhoras

Culto das Senhoras – O toque de Trombetas

O tempo da Criação – Gênesis 3 e 4

O Vinho e o Espírito Santo – João 3:5

A salvação – João 8:11

A Quarta Trombeta – Culto das Senhoras

O Senhor é nossa Fortaleza – Salmos 46:1

Louco! Esta noite te pedirão a tua alma – Lucas 12:20

Quem é esta que aparece como a alva do dia? – Cantares 6:10



Alguma dúvida?