Mateus

Um será levado, outro deixado – Mateus 24:40

Um será levado, outro deixado – Pregação

Esboço de pregação em Mateus 24:40 – Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro;

Introdução de Mateus 24:40

Jesus usou o exemplo daqueles que desprezaram o aviso do juízo de Deus através de Noé, como exemplo daqueles que, nesta última hora profética, também desprezariam os avisos acerca da vinda do Senhor Jesus.

Desenvolvimento

Naquele dia será tarde demais para se preparar. Haverá apenas dois grupos: os que vão desfrutar das bem-aventuranças eternas e os que vão ficar para o juízo. Dois estarão no campo, um será levado e o outro deixado. Duas estarão trabalhando no moinho, uma será tomada e a outra deixada.

Tomados para Deus, deixados para o juízo eterno. A lição aqui é a mesma. Os anjos tomarão uns para viverem com o Senhor para sempre e os outros serão deixados para o juízo de condenação eterna.
A segunda vinda de Cristo põe fim a todas as esperanças. Não tem segunda chamada. Não tem mais chance de salvação.

Naquela a porta da oportunidade estará fechada. Em vão as virgens néscias baterão. Em vez os homens clamarão por clemência. A vinda de Cristo é única e logo em seguida ele se assentará no trono da sua glória para o grande julgamento.

Nesse sentido, Jesus observou que as pessoas da sociedade pré-diluviana viveram suas vidas normalmente, como se não tivessem de prestar contas a ninguém.

Jesus diz que aquelas pessoas não perceberam nada, até que Noé entrou na arca e as águas do dilúvio precipitaram sobre elas. Nesse ponto o Senhor Jesus diz: “eles nada perceberam, até que veio o dilúvio e os levou a todos” (Mateus 24:39).

Jesus diz que o dilúvio “levou” ou “tomou” todas aquelas pessoas que tamparam seus ouvidos às profecias anunciadas por Noé.

Então, a Palavra do Senhor afirma que no fim dos tempos as pessoas estarão envolvidas em seus compromissos, quer trabalhando (dois estarão no campo e duas no moinho) quer descansando (dois estarão numa cama), o juízo de Deus virá e um será levado, e outro deixado.

(Tem aqueles que te estão “no campo”, ou seja, para alguns o campo são seus próprios interesses, tudo ligado a essa vida, mas para outros, o campo é a Obra do Senhor e não perdem a oportunidade de evangelizar, levar a semente (links) da Palavra de Deus).

Mas se “um será tomado ou levado, e outro deixado” está diretamente ligada ao que aconteceu nos dias de Noé, os justos é que serão tomados ou levados.

(Justo: como Noé que foi justificado pela Fé, pelo Sangue de Jesus. Os céticos, os que não tem Fé, certamente serão deixados. )

A Palavra de Deus afirma que o servo precisa estar em constante vigilância. O mundo está despercebido, as pessoas estão sem rumo, pois não tem consciência de um futuro, um porvir com Deus, mas aquele que serve ao Deus vivo tem esperança!

Nós, tomando consciência do valor da nossa herança e oportunidade de Salvação, VIGIAMOS, pois reconhecemos essa oportunidade como um tesouro inestimável, pois Jesus, o Filho de Deus, deu Sua vida por nós.

É preciso vigiar. É preciso estar preparado. Não sabemos nem o dia, nem a hora. Precisamos viver apercebidos. Aqueles que andam em trevas serão surpreendidos. Nós, porém, somos filhos da luz. Devemos viver em santa expectativa da segunda vinda de Cristo, orando sempre, “Maranata, ora vem, Senhor Jesus”.

Conclusão de Mateus 24:40

Os Anjos receberão ordem naquele dia de recolher nos quatro cantos da Terra os escolhidos, aqueles que estão em ativa vigilância.

Daquela hora, que só o Pai sabe, nós, na verdade, atentamos, pois observamos os sinais e avisos proféticos para sermos levados ou tomados para a eternidade, ao contrário daqueles que serão deixados, pois não atentaram para o momento profético.

Hoje é dia de dizer: “Eu quero ir, quero ser contado com o povo que será tirado ou tomado” desse mundo vil, de sofrimento para um Reino de Esperança e Paz!

Esboço de pregação em Mateus 24:40 – Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro;



Mais Esboços de Pregação

Isaías 53:7 – O Sangue fala

As Carruagens de Deus – Estudo Bíblico

A vigilância de Noé – Gênesis 6:22