Pular para o conteúdo

O cego de Jericó com ênfase para a igreja – Marcos 10:49


ã100 Esboços de Pregaç~o em Salmos

O cego de Jericó – Pregação

Esboço de Pregação em Marcos 10:49“E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, Ele te chama”.

Introdução de Marcos 10:49

O cego de Jericó estava à beira do caminho em meio as trevas, numa vida sem direção. Jesus ia passando acompanhado de uma grande multidão e seus discípulos, dois grupos que assumem posições totalmente diferentes diante desse homem necessitado.

Desenvolvimento

A multidão que acompanhava Jesus, tinha seus interesses pessoais e terrenos, não se importando com as almas perdidas, tal como muitos hoje em dia, sem uma experiência verdadeira de salvação: “E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericórdia de mim”. Marcos 10:48

A outro grupo, que certamente tinha uma mensagem para levar Jesus, manda enviar um convite maravilhoso; “Tem bom ânimo; levanta-te, Ele te chama”.

Esses que foram levar essa palavra, certamente como discípulos, vinham de experiências pessoais e de presenciar na vida de outros as bênçãos do Senhor naquela caminhada.

A igreja fiel, é esse segundo grupo que tem uma mensagem não de si própria, mas vindo da parte do Senhor, fruto de algo que já fez outrora e faz em suas vidas a todo instante.

Tem bom ânimo

É a ação do Espírito Santo e foi o que recebemos, quando aceitamos a Salvação, um ânimo novo, razão de viver, esperança de uma vida eterna, fomos cheios do Espírito Santo e da confiança do Senhor, não, mas uma vida de lamúria e reclamações, mas de glorificação a Deus.

Levanta-te

É a ação do Filho, que veio para erguer e resgatar o homem caído, e foi assim que um dia ele nos encontrou, mas sua Palavra nos levantou para uma caminhada, assim temos como dizer que o Senhor Jesus pode Levantar o caído. “Ele ergue do pó o desvalido e do monturo, o necessitado; para o assentar ao lado dos príncipes… do seu povo” (113:7-8).

Ele te chama

É o chamado do Pai, para conhecer o projeto de salvação. Deus um dia nos chamou, para um encontro com Jesus e nossos olhos foram abertos quando vimos a sua luz. Com isso anunciamos esse chamado de Deus para o homem pecador, tal como um dia também fomos chamados.

Conclusão de Marcos 10:49

Deus tem chamado, levantado e animado vidas para que também possam levar a mesma mensagem que um dia encontraram em Jesus, e nesse caminho devemos praticar essa instrumentalidade. Quem vai fazer enxergar é o Senhor, mas chamar e levar diante dele é uma ação da Igreja, se contrapondo com a mensagem derrotista quem muitos trazem ao coração do homem sem Deus, quando falam, para não incomodar e que não há mais solução. O Senhor que capacita, por isso não devemos temer, pois ele glorificará o seu Santo nome.

Esboço de Pregação em Marcos 10:49“E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, Ele te chama”.


botaodownload

Mais Esboço de Pregação

Obediência – Êxodo 39:43

A capa do cego de Jericó – Marcos 10:50

O cego de Jericó (Mc 10: 46-52)

À quarta vigília da noite – Mateus 14:26-27

A Cura dos Três Cegos – Mateus 4:16



Alguma dúvida?