Lucas

Com muitos açoites – Lucas 12:47

Com muitos açoites – Pregação

Esboço de Pregação em Lucas 12: 47 – “E o servo que soube a vontade do seu senhor, e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites;”

Introdução de Lucas 12:47

“Acharam-me os guardas que rondavam pela cidade: espancaram-me, feriram-me; tiraram-me o meu manto os guardas dos muros.” Cantares 5:7.

Em Cantares 5, vimos sobre os juízos estabelecidos para a igreja infiel que não ouviu nem atendeu a voz do Espírito Santo, e por isso não foi arrebatada. E hoje a igreja fiel tem sido dirigida pelo Espírito Santo e vigilante, está preparada para o arrebatamento, o retorno do seu Senhor.

Desenvolvimento

A igreja infiel não valorizou a sã doutrina que um dia conheceu, não permaneceu naquilo que um dia lhe foi ensinado. Ela pregou, mas não viveu o Evangelho Eterno, negou o sacrifício do Senhor Jesus, conhecia a profecia da volta do Senhor Jesus, mas não valorizou, pregou sobre O Amado, mas não viveu para Ele, abandonou a fé verdadeira.

Os infiéis estavam no meio da igreja fiel, conheceram as operações do Senhor e o projeto de Salvação, mas não deram crédito à voz do Espírito Santo, não viveram as suas orientações, não creram nos dons espirituais, apostataram da sã doutrina que um dia viveram, ficando sem a autoridade do Espírito Santo.
A igreja infiel sofrerá os juízos estabelecidos para os que ficarem após o arrebatamento. Ela será espancada e escarnecida pelos religiosos por não ter vivido a verdadeira mensagem de salvação.

Assim se cumpre o que está escrito no texto bíblico em Lucas 12:47 que nos diz: “E o servo que soube a vontade do seu senhor, e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites;”.

O castigo

O castigo será severo, para aqueles que conheceram e não praticaram, negligenciaram a profecia, a voz do que o Espírito Santo diz às Igrejas. O Senhor estava às portas, mas ele não se aprontou. Não cuidou daquilo que lhe foi confiado, que custou o sacrifício do Filho de Deus a cruz. Não se aprontou. Não vigiou, não orou, não velou às portas. O sábio vigia, sob a ação do Espírito de Temor: “O temor do Senhor é o princípio da Sabedoria…” Provérbios 9:10

Salmos 130:4-5 “Contigo, porém, está o perdão, para que te temam. Aguardo o SENHOR, a minha alma o aguarda; eu espero na sua Palavra.”

E hoje a igreja fiel tem vivido em santificação do Espírito Santo, não se contaminando com as impurezas. Ela está no mundo, mas não se mistura, pois está de passagem, se preparando a cada instante e aguardando ansiosa a vinda do Seu Amado Senhor Jesus para o grande encontro. Ela permanece vivendo a sã doutrina para guardar o seu bem maior que é a salvação, pois é preciso saber, reconhecer e estar atento à vontade do Espírito Santo.

Estamos de pé

O servo fiel neste momento está de pé, em vigilância, na posição, pronto para o arrebatamento. A palavra de Deus nos fala que é preciso andar no caminho, em comunhão com O Senhor Jesus, pois a salvação é ato e processo. E O Senhor Jesus quer ver a sua igreja fiel andando na luz da revelação do Espírito Santo, que dá a direção para a eternidade de Deus.

Conclusão de Lucas 12:47

O despertamento é necessário nesta última hora para sair do comodismo e buscar o Senhor Jesus enquanto se pode achá-lo, pois O Espírito Santo tem gotejado a sã doutrina sobre a igreja fiel e revelado O Senhor Jesus aos corações, dando a direção segura através da Sua palavra e Seus mistérios, para que ela viva e se alimente da sã doutrina e fale da riqueza que é anunciar o Evangelho Eterno.

Isaías 55:6 – “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.”.

Esboço de Pregação em Lucas 12: 47 – “E o servo que soube a vontade do seu senhor, e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites;”



Mais Esboços e Pregação

Oração que agrada a Deus – Daniel 6:10

O Fiel e o infiel – Mateus 21:28-30

Uma fiel e a outra infiel – I Reis 3:17-27

Igreja fiel e infiel – Provérbios 5:1-6