João

O JARDIM AO LADO DO CALVÁRIO – João 19:41

O JARDIM AO LADO DO CALVÁRIO

João 19:41 – E havia um horto naquele lugar onde fora crucificado e, no horto, um sepulcro novo, em que ainda ninguém havia sido posto.

Tema: Oportunidade de salvação

E havia um horto naquele lugar onde fora crucificado, e no horto um sepulcro novo, em que ainda ninguém havia sido posto.

INTRODUÇÃO

No livro de Gênesis está escrito que Deus plantou um jardim no Éden e colocou o homem ali.  Podemos ter uma tênue ideia de quão belo e agradável era este lugar, que o Senhor destinou para ser o lar do homem que Ele criara.

Esta atitude de Deus revela o seu propósito para com o homem.  Ele desejava que o homem tivesse uma vida repleta de alegrias e felicidade, e o jardim preparado por Deus oferecia um ambiente ideal para que isso acontecesse.  A beleza das flores, a sombra das árvores, o canto dos pássaros e tantas outras coisas, preparadas pela mão de Deus, deveriam ser realmente  maravilhosas.

O PECADO – O SACRIFÍCIO

No entanto, o homem perdeu tudo isso por causa do pecado e da desobediência. Ele foi expulso do jardim do Éden, e sua vida tornou-se cheia de amargura e tristezas sem fim.  Desde aquele tempo a vida do homem tem sido assim, pois ele perdeu a comunhão com o Pai e foi destituído da sua Glória. 

A consequência de tudo foi a morte e a perdição.

Mas Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Jesus foi enviado para morrer numa amarga cruz, rodeado de zombadores que o desprezavam, cercado de dor e humilhações, por amor a cada um de nós.  Aquela cena foi realmente chocante, revestida de violência e de crueldade, por parte dos soldados romanos e do povo de Jerusalém.  Jesus foi visto por todos que ali estavam, com uma coroa de espinhos na cabeça e o corpo todo ensanguentado.  Quando teve sede deram-lhe vinagre para beber e, depois, o seu lado foi perfurado pela lança do soldado que queria comprovar se Ele estava morto ou não.

O JARDIM AO LADO DO CALVÁRIO

Quando o apóstolo João descreveu os fatos que envolveram a morte e o sepultamento do Senhor Jesus, ele escreveu que, ali perto do local onde tudo aconteceu de forma tão brutal, havia um jardim (horto em algumas traduções). 

Isso foi observado por João, e parece ser um paradoxo; a morte e o sofrimento acontecendo junto a um jardim, um lugar que transmite um sentimento tão diferente, de paz e alegria.

Por que aquilo aconteceu e foi observado por João?

O Senhor foi crucificado junto a um jardim, para lembrar ao homem o lugar onde ele um dia viveu, e de onde foi banido por causa do seu pecado. Mas ele quis mostrar também que através da morte de Jesus, o caminho de retorno à vida que Deus planejou para ele estava aberto novamente. A porta do jardim para uma vida de alegria, paz e felicidade estava se abrindo para todos aqueles que, através do arrependimento e da fé, abrissem o coração para o Senhor Jesus, desejando uma vida nova de comunhão com Deus. 

O novo jardim nascia regado pelo sangue de Jesus.  A nova oportunidade, a nova aliança foi estabelecida com a vitória do Senhor Jesus na cruz.

O SEPULCRO NOVO

Havia naquele jardim um sepulcro novo, onde ninguém havia sido posto. 

Nenhum homem poderia morrer para dar salvação ao homem (ninguém havia sido posto).   Deus não aceitaria sacrifício vindo da terra para o céu.  Era necessário que o sacrifício viesse do céu para a terra.  Jesus desceu da eternidade para morrer pelo homem.  Somente o Filho de Deus poderia ocupar aquele sepulcro.

CONCLUSÃO

Esta porta hoje se encontra aberta e este caminho está diante de todos nós.

Basta crer e tomar posse de tudo aquilo que Deus preparou através do sacrifício de seu Filho Amado.  A vida no jardim preparado por Deus está esperando todos aqueles que estão cansados dos espinhos e do sofrimento que este mundo lhes impõe.


Link de DOWNLOAD para Usuários Premium

Mais Esboço de Pregação

A quem você pertence? – Rute 2:5

Conhecer Jesus – Marcos 16:5-6

A Mirra na vida do Senhor Jesus

E, entrando no sepulcro – Marcos 16:5-6

Quatro segredos importantes – Marcos 16:5-6