João

O Consolo de Maria Madalena – João 20:11-16

O Consolo de Maria Madalena – Pregação

Esboço de Pregação em João 20:11-16 – Maria, porém, estava em pé, diante do sepulcro, a chorar. Enquanto chorava, abaixou-se a olhar para dentro do sepulcro, e viu dois anjos vestidos de branco sentados onde jazera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. E perguntaram-lhe eles: Mulher, por que choras? Respondeu- lhes: Porque tiraram o meu Senhor, e não sei onde o puseram. Ao dizer isso, voltou-se para trás, e viu a Jesus ali em pé, mas não sabia que era Jesus. Perguntou-lhe Jesus: Mulher, por que choras? A quem procuras? Ela, julgando que fosse o jardineiro, respondeu-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei. Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, virando-se, disse-lhe em hebraico: Raboni! – que quer dizer, Mestre.

Introdução de João 20:11-16

É muito triste perder algo de muito valor em nossa vida, existem perdas que nos trazem uma profunda tristeza e angústia e em alguns casos a perda muda a trajetória da nossa vida. A morte de um parente ou de alguém que muito amamos certamente é uma grande perda que não tem volta e que causa uma grande dor.

Mas para aqueles que conhecem a Jesus sabem que a maior perda nesta vida é não ter o Senhor ao nosso lado, pois Ele mesmo é a própria vida e razão do nosso viver. Conhecer os nossos valores e saber em que posição eles estão em nossa vida é o que vai determinar o que iremos encontrar no fim da caminhada.

Desenvolvimento

O Senhor Jesus muito falou aos discípulos acerca de sua partida, e a finalidade de tudo aquilo (João 14:2), e que seria um momento muito difícil (Marcos 9:31).

Maria Madalena estava em uma grande luta na sua vida, ela achava que tinha perdido aquilo que ela mais amava. Em meio ao sentimento de dor e angústia ela esqueceu tudo o que o Mestre tinha falado, que ao terceiro dia iria ressurgir.

Maria Madalena tipifica cada um de nós, há momentos em nossa vida que achamos que tudo está perdido e assim nos entregamos ao sentimento de angústia e tristeza, colocamos os nossos problemas à nossa frente e por consequência o Senhor fica atrás onde o certo seria na frente no controle de tudo.

A maravilha de servir ao Senhor e saber que Ele não se esquece de nós, e em meio a nossa tribulação envia o seu Espírito Santo para nos consolar e abrir os nossos olhos. Maria estava tão envolvida com sua luta que não conseguiu conhecer a Jesus quando lhe perguntou por que chorava. A resposta de Maria foi: ..”Porque tiraram o meu Senhor, e não sei onde o puseram. Senhor, se tu o levaste, diga-me onde o puseste, e eu o levarei”. Eis uma grande verdade, pois quando Jesus está ausente na nossa vida é certeza de choro e tristeza sem consolo, mas Maria queria o Corpo (a obra) do Senhor, queria a sua presença.

Como é importante ter o Senhor e sentir que o seu cuidado e consolo do seu Espírito, o Senhor chamou Maria pelo nome e foi assim que ela identificou Jesus, não pela aparência, mas em saber que sua necessidade foi revelada.

Conclusão de João 20:11-16

Hoje a nossa maior necessidade é nunca perder Jesus, nunca se esquecer do que ele tem nos falado: ”ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. ”Ele é o nosso Mestre e maior exemplo e nos ensina a vencer o mundo (João 16:33) ”Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”

Este é o nosso grande consolo, Jesus sempre está ao nosso lado.



Mais Esboço de Pregação

A FORMAÇÃO DA IGREJA – GÊNESIS 2:24

João 5:6-7 – Queres ficar são?

JESUS, O CAJADO (Gênesis 32:10)

As fontes da Salvação – Culto das Senhoras

João 3.16 – O seu nome é Jesus

A PAZ QUE JESUS DÁ – João 14:27

JESUS É A ALEGRIA DA SALVAÇÃO ‬ – João 16:22