Pular para o conteúdo

No princípio, era o verbo – João 1:1


No princípio, era o verbo – Pregação

Esboço de Pregação em João 1:1 “No princípio, era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus.”

Introdução de João 1:1

Quando lemos a bíblia nos primeiros capítulos do livro de Gênesis, que nos fala do poder criador de Deus através da sua palavra. Criando os céus, a terra, o mar e tudo o que existe, tanto nos céus, como na terra.

E Isaías aproximadamente 700 anos antes de Jesus nascer profetizou a salvação que viria através do Senhor Jesus. Em Isaías 61.1 e 2 ele nos diz: “O Espírito do Senhor JEOVÁ está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar a liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos; a apregoar o ano aceitável do Senhor…”

Quando o Senhor Jesus estava na sinagoga foi lhe dado o livro de Isaías, onde leu a profecia de Isaías 61.1 e 2 e disse: “Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos.” – Lucas 4.18 

Desenvolvimento

Jesus veio a este mundo enviado por seu Pai por amor às nossas vidas, nos trazendo a salvação, cumprindo as profecias a seu respeito.

O evangelho de João nos fala que “No princípio, era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus.” – João 1.1

Quando Deus criou o mundo, o Senhor Jesus estava presente em toda a criação. O verbo é a Palavra que exprime uma ação, que age, é dinâmica.

Podemos ver o poder criador dando vida. Trazendo a luz tudo o que era oculto. “Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez.” – João 1.3

Quando Jesus iniciou o seu ministério, logo após o seu batismo, cheio da autoridade do Espírito Santo, ensinava o povo que o Reino de Deus estava próximo. O povo se maravilhava com as suas palavras de autoridade.

Certa vez atravessando o mar, Jesus, cansado, adormeceu. Sobreveio uma tempestade, e as ondas subiam por cima do barco e os discípulos amedrontados acordaram o Senhor Jesus dizendo-lhe: “Mestre, não se te dá que pereçamos?’’ Eles sabiam que pereceriam.

Jesus repreendeu o vento e disse ao mar: “Cala-te, aquieta-te”. E o vento se aquietou, e houve grande bonança. – Marcos 4.39 (Palavra de livramento e segurança)

À mulher que tinha fluxo de sangue Jesus disse-lhe: “Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal.’’ – Marcos 5.34 (Palavra que traz a paz e saúde)

Ao paralítico, que estava junto ao tanque de Betesda, Jesus disse-lhe: “Levanta-te, toma tua cama, e anda.”  – João 5.8 (Palavra que nos põe de pé)

Ao cego de Jericó Jesus disse-lhe: “Vê; a tua fé te salvou.” – Lucas 18.42 (Palavra que nos acrescenta a fé)

Na ressurreição de Lázaro Jesus disse-lhe: “Lázaro, vem para fora.’’ – João 11.43 (Palavra que transforma a morte em vida)

Ao paralítico de Cafarnaum, Jesus disse-lhe: “Filho, tem bom ânimo; perdoados te são os teus pecados.” – Mateus 9.2 (Palavra que perdoa o pecado e renova as forças)

Ao malfeitor na crucificação Jesus disse-lhe: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.” – Lucas 23.43 (Palavra de descanso e de vida eterna)

João escreveu que se todas as maravilhas que Jesus operou fossem escritas, o mundo todo não poderia conter nos livros que se escrevessem. João 21.25

Conclusão de João 1:1

Na Palavra do Senhor Jesus há poder para fazer muito mais, além do que pedimos ou pensamos. Efésios 3.20

A palavra do Senhor Jesus tem poder para mudar qualquer situação.

Ninguém falou como Este homem: O Senhor Jesus tem todo poder e autoridade para operar tanto o querer como o efetuar. Filipenses 2.13

Somos testemunhas da operação da palavra do Senhor Jesus em nossas vidas e de nossos familiares. Por este poder da palavra do Senhor temos alcançado livramentos, libertações, saúde, paz, alegria, a nossa fé é renovada, novo ânimo na caminhada e o mais importante, a salvação, a vida eterna que a sua palavra nos garante.

“As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará das minhas mãos” João 10.27 e 28.

Esboço de Pregação em João 1:1 “No princípio, era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus.”


botaodownload

Mais Esboço de Pregação



Don`t copy text!
Alguma dúvida?