Hebreus

Sacerdote eterno – Hebreus 7:1-3

Sacerdote eterno – Pregação

Esboço de Pregação em Hebreus 7:1-3 – Porque este Melquisedeque, que era rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou; a quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça e depois também rei de Salém, que é rei de paz; sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas, sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre.

Desenvolvimento

Melquisedeque – Tipo do Senhor Jesus.
Abraão – Tipo do crente na revelação.
Pão – Vida.
Vinho – O sacrifício de Jesus, seu Espírito derramado.
Imediatamente após ser abençoado, Abraão recebe a investida do rei de Sodoma.

Verso 21 – E o rei de Sodoma disse a Abraão: Dá-me a mim as almas, e a fazenda toma para ti.
O rei de Sodoma – Tipo do inimigo. Veio para roubar, matar e destruir.
As almas – Ele queria os homens de Abraão em troca de bens materiais (Se prostrado me adorares, tudo te darei…). Tempos depois veio o juízo sobre este rei e todo o povo de Sodoma. Mas o Senhor livrou Abraão e seus homens.
Verso 22 – Abraão, porém, disse ao rei de Sodoma. Levantei minha mão ao Senhor, o Deus Altíssimo, o possuidor dos céus e da terra.
Foi Melquisedeque (tipo de Jesus) quem revelou o Deus Altíssimo a Abraão, e com esta experiência ele pôde resistir ao inimigo, dizendo que agora ele conhecia o Senhor, o Deus Altíssimo.

Verso 23 – Que desde um fio até a correia de um sapato, não tomaria coisa alguma de tudo o que é teu, para que não digas: Eu enriqueci a Abraão.
Correia do sapato – A correia prende a sandália ao pé, para o caminhar seguro. Nosso caminhar precisa estar seguro, e no sacrifício de Jesus, na doutrina, no clamor.

Jesus Cristo sobrepuja em muito a Arão na qualidade de sacerdote, reproduzindo o mais antigo e mais nobre sacerdócio do rei-sacerdote Melquisedeque.

A nova economia, de que Jesus é a Cabeça, invalida e ab-roga a antiga, provando-se isso com o próprio Antigo Testamento..

Não traz a genealogia porque Jesus, O Filho de Deus, não tem genealogia humana – ele é eterno – Ele é Deus (Hebreus 7:1-3).

Finalidade: Mostrar o projeto de salvação estabelecido desde o princípio (João 1:1-4).
Apresenta O Filho de Deus que veio para cumprir um pacto feito com O Pai na Eternidade – “Eis-me aqui, envia-me a mim” (Isaías 6:8).

A presença de Melquisedeque, tipo do Senhor Jesus, que foi ao encontro de Abraão para consolidar a presença de Deus na vitória concedida, outorgando a “Abraão do Deus Altíssimo, o possuidor dos céus e da terra”, um domínio pacífico e reconhecido sobre a terra prometida, dizendo: “Bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos!”.

Jesus disse em João 8:56 – “…Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se…”.

O sacrifício de Jesus, o verdadeiro sumo sacerdote cordeiro perfeito, opera nessas duas situações:

  • Primeiro, porque sendo o sacrifício perfeito, o preço do pecado foi pago e não há necessidade de ser pago novamente (Hebreus 10:17-18).
  • Segundo porque Jesus ao morrer entrou no lugar santíssimo e apresentou seu sangue diante do Pai, que se agradou e rasgou o véu, mostrando que agora não existe mais separação entre O Senhor e o homem (Hebreus 9:11-14).

O véu se rasgou de alto a baixo. Não há mais separação e o homem pode ver a glória de Deus sem morrer. Porque o sacrifício do Senhor Jesus atendeu toda a exigência da lei que falava da morte e estabeleceu uma nova lei, que fala a respeito da vida.

Jesus – Nosso Sumo Sacerdote

Quem restaurou todas as coisas, dá nova vida ao homem através do Seu próprio sangue. Foi o próprio Senhor Jesus quem se ofertou por nós.
O ponto de início foi a cruz.
Jesus disse várias vezes: Eu sou a porta das ovelhas.
Essa é a porta pela qual Ele chama o homem: Vinde a mim.
É a porta do chamado para a salvação.
Era a única porta pela qual as ovelhas entravam na cidade.
O homem só consegue entrar para o projeto de Salvação através da porta das ovelhas – Jesus.

Esboço de Pregação em Hebreus 7:1-3 – Porque este Melquisedeque, que era rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou; a quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça e depois também rei de Salém, que é rei de paz; sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas, sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre.



Mais Esboços de Pregação

Gênesis 14:18-23 – O Senhor reina em nossas vidas

Vinho e Pão, recursos Eternos – Gênesis 14:18

Salmo 91:1 – Jesus, o abrigo seguro

Sacrifício do Cordeiro – Gênesis 22:1