O CORPO DE CRISTO I Coríntios 12: 12

O CORPO DE CRISTO

I Coríntios 12: 12

INTRODUÇÃO

Na sua infinita sabedoria, Deus escolheu o CORPO como ilustração para designar a IGREJA – O CORPO DE CRISTO. Esta é a comparação mais perfeita que o Espírito Santo revelou para nos fazer entender o funcionamento harmonioso da Igreja, e a ação interdependente dos seus membros.

 

DESENVOLVIMENTO

O homem foi feito segundo a imagem e semelhança de Deus. A Igreja como Corpo de Jesus, é a expressão mais clara da sua perfeição e formosura. Ela só é identificada como Corpo de Cristo se manifestar em todos os seus membros a natureza do Senhor Jesus. O próprio Senhor Jesus é a cabeça do Corpo, pois Ele é o Ungido de Deus, e a unção é feita sobre a cabeça.

Salmo 133 – Oh quão BOM e quão SUAVE é que os irmãos vivam em UNIÃO…

  • BOM – o Pai (não há Bom, senão Deus)

  • SUAVE – o Filho (meu jugo é suave)

  • UNIÃO – o Espírito Santo (o vínculo da paz) 

O cérebro, que é o Comando Central, está na cabeça. É dela que partem as ordens que vão dirigir e governar o corpo. Os membros não agem por conta própria nem são independentes, eles estão ligados à cabeça e obedecem às suas ordens.

O corpo possui um Sistema Nervoso autônomo, que atua independentemente da vontade humana. Sua função é levar e transmitir todos os comandos que partem da cabeça (cérebro) para os membros do corpo, ou conduzir as impressões sentidas por estes até o cérebro.

A vida do corpo está no Sangue, pois o sangue é vida. O sangue é o Espírito Santo que circula por todo o corpo. Ele leva aquilo que produz vida, aquilo que é bom e útil (oxigênio e alimento) à manutenção da vida a cada parte do corpo, e retira aquilo que é prejudicial e danoso ao corpo (CO2, toxinas, organismos causadores de enfermidades, etc.).

Existe um tipo de célula no sangue que é responsável pela detecção de organismos estranhos ao corpo (toxinas, vírus e bactérias). Quando isso acontece, estas células mandam uma mensagem ao cérebro, através do sistema nervoso, acionando o Sistema Imunológico do corpo para que venha em defesa da área afetada, lutando contra a invasão dos corpos estranhos – pecado e dificuldades.

 

CONCLUSÃO

Todo pecado que o homem comete, é fora do corpo, mas o que peca contra o Corpo afeta a Justiça e o Juízo.

Gostou? Então compartilhe

Deixe um comentário